Lar de Alvalade com 38 infetados após toma da primeira dose da vacina.
JOAQUIM BERNARDO
28/01/2021
O lar de idosos da Casa do Povo de Alvalade, em Santiago do Cacém, tem 38 pessoas infetadas com covid-19, entre utentes e profissionais. O surto surgiu já depois ter sido administrada a primeira dose da vacina.
Válter Guerreiro, vice-presidente da Casa do Povo de Alvalade, explicou que “na última sexta-feira todos os utentes e funcionários receberam a primeira dose da vacina. No sábado, dois funcionários tiveram sintomas e testaram positivo. Na segunda-feira, todos os utentes e os restantes funcionários foram testados e mais 8 funcionários e 28 utentes testaram positivo ao coronavírus”.
Os utentes estão a recuperar em casa, enquanto os utentes infetados estão a recuperar na instituição, separados dos restantes residentes.
“Alguns idosos apresentam sintomas ligeiros e estão a ser medicados, mas nenhum precisa de cuidados hospitalares” acrescentou Válter Guerreiro.
A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano disponibilizou um médico da UCSP de Santiago do Cacém que acompanhará in loco a situação clínica e a evolução de sintomatologia nos utentes e profissionais, em articulação com a Autoridade Local de Saúde Pública e com a equipa médica do Serviço de Medicina Interna do Hospital do Litoral Alentejano.
A ERPI - Estrutura Residencial para Pessoas Idosas de Alvalade, gerida pela Casa do Povo, conta com 55 idosos e 33 funcionários.
https://www.radiosines.pt/noticias/...pos-toma-da-primeira-dose-da-vacina-com-audio
Muito provavelmente já teriam sido infetados antes da toma da vacina, ou então é alguma espécie de "reacção" que faz com que testem positivo após a toma, sem contudo ser uma coisa grave, não sei,digo eu...
