Pandemia da COVID-19 2021

Ainda ontem aconteceu na Austrália um situação que mostra que muitos já aprenderam com isso, e na cidade de Perth, 1 único caso , levou ao confinamento de 2 milhões de pessoas durante 5 dias :palmas:

-> https://www.dn.pt/internacional/doi...detetado-um-so-caso-de-covid-19-13300383.html

Isso não faz sentido nenhum, é passar do 80 para o 8.

A verdade é que Portugal já está à frente de França, Brasil e Suécia em óbitos Covid-19 per capita e hoje, caso se repitam os números de ontem, ultrapassará a Espanha! E a manter-se o ritmo por mais 3 ou 4 dias (é inevitável, até é possível que o número de óbitos ainda cresça mais uma semana) ultrapassaremos os EUA na 5ª feira. Algo fizemos muito, muito mal, e não foi a abertura para o Natal nem o frio, pois o mesmo aconteceu em muito maior escala nos EUA e a situação por lá não é tão caótica como em Portugal.
É muito provável que Portugal chegue a meio de fevereiro no top-5 do número de óbitos per capita com Covid-19, com valores semelhantes ao UK e Itália. Há 3 meses estávamos longíssimo destes países, e a estirpe britânica não explica tudo, porque actualmente estamos muito pior que o país de origem da estirpe.

Quem faz as contas faz mal ou faz de propósito para que haja sempre sobras para distribuir pelos amigos?

Será uma mistura de incompetência/mau planeamento, com fraude/crime e favorecimentos pessoais.

Segundo outras notícias o administrador terá mesmo mentido sobre a profissão da mulher, portanto é algo intencional:

Administrador de hospital em Famalicão vacina filha e mulher contra Covid-19

Administrador inseriu a filha, médica noutro hospital, para ser vacinada e mentiu sobre profissão da mulher.

img_900x508$2021_01_31_23_34_09_1009848.jpg

https://www.cm-tv.pt/atualidade/det...ulher-contra-covid-19?ref=HP_DestaquesaRasgar

Associação de solidariedade social mandou vacinar toda a direção.

O presidente da Associação de Solidariedade Social de Farminhão, em Viseu, assume que os cinco elementos da direção, um deles responsável pela cozinha, foram todos vacinados, no passado dia 18 de janeiro, usando as vacinas que sobraram.

"Fui eu que tomei a decisão de sermos todos vacinados e assumo toda a responsabilidade", afirmou ao JN o presidente, Duarte Coelho.

A Ordem dos Enfermeiros anunciou, esta segunda-feira, ter recebido a denúncia sobre a vacinação dos dirigentes da Associação, no passado dia 18 de janeiro, altura em que foram vacinados cerca de 30 utentes e mais de 20 colaboradores da Unidade de Cuidados Continuados. No lar de idosos, onde existia um surto, as vacinas não foram administradas.

Duarte Coelho, de 74 anos, afirmou ao JN que é uma pessoa de risco, hipertenso e diabético, e que a sua atividade acarreta riscos. "Eu vou à instituição e trabalho no meu gabinete, mas contacto com a diretora técnica, com a nutricionista e a psicóloga e todos contactam com os utentes.

O dirigente alega ter receio de infetar estas profissionais, que, por sua vez, podem infetar os utentes. "Salvaguardar-me e salvaguardar os utentes não pode ser crime", afirmou, esperando, em breve, receber a segunda dose da vacina.

O presidente da Associação de Solidariedade Social de Farminhão, que mandou vacinar os cinco elementos da direção, realça que alguns contactam com utentes, nomeadamente um que é responsável pela cozinha.

"Se fosse hoje, tomaria a mesma decisão", afirmou, lamentando que a secção regional da Ordem dos Enfermeiros não o tenha contactado para esclarecer o que o levou a mandar vacinar toda a direção.

https://www.jn.pt/local/noticias/vi..._source=push&utm_medium=mas&utm_term=13301416

Um País sem lei ne roque, mau planeamento, favores, corrupção, e pronto, está o caos instalado.. :unsure:

O " Selfies" não diz nada? :unsure:

Vacinar pessoas que nao Sao prioritarias por amizade e nepotismo mostra uma coisa. O nosso funcionalismo esta cheio de chico-espertice que a primeira oportunidade deita as garras de fora. Se fazem isto com as vacinas, imagino com concurso publicos, contratacao de funcionarios, ajustes directos...

Nos ultimos Dias tenho ficado desiludido com Portugal e com uma certa Casta de portugueses. Parece que o Antigo Regime nao morreu. A Casta com mais direitos e sentimento de impunidade. Parece um Pais da America Latina, e nao da Europa.

Acho muita piada à malta que está muito surpreendida com isto como se isto não fosse exactamente o que somos como povo. Curiosamente são os mesmos que passam a vida a malhar nos políticos como se eles fossem uma casta à parte que tivesse degenerado e que não tem nada a ver com a sociedade a que pertencem. Sim, isto somos nós (genericamente falando). Welcome to reality!

• Gosto
Reactions: rozzo
Isso não faz sentido nenhum, é passar do 80 para o 8.

A verdade é que Portugal já está à frente de França, Brasil e Suécia em óbitos Covid-19 per capita e hoje, caso se repitam os números de ontem, ultrapassará a Espanha! E a manter-se o ritmo por mais 3 ou 4 dias (é inevitável, até é possível que o número de óbitos ainda cresça mais uma semana) ultrapassaremos os EUA na 5ª feira. Algo fizemos muito, muito mal, e não foi a abertura para o Natal nem o frio, pois o mesmo aconteceu em muito maior escala nos EUA e a situação por lá não é tão caótica como em Portugal.
É muito provável que Portugal chegue a meio de fevereiro no top-5 do número de óbitos per capita com Covid-19, com valores semelhantes ao UK e Itália. Há 3 meses estávamos longíssimo destes países, e a estirpe britânica não explica tudo, porque actualmente estamos muito pior que o país de origem da estirpe.

Existe uma causa efeito no relaxamento das regras vs desastre pandémico. Não é preciso arranjar outras desculpas, nem o frio, nem a estirpe, nem coisa nenhuma. O que aconteceu em Janeiro acaba por ser uma bofetada em todos aqueles que disseram que era possível mitigar a pandemia no nosso país relaxando as restrições. Acabamos Janeiro quase que a pedir socorro e potencialmente a ter que recorrer a intervenção estrangeira para salvar vidas. E daquilo que é reportado nas redes sociais, com o sistemas de pré-triagem e pré-pré-triagem que foram implementados nalguns hospitais, estejamos atentos à mortalidade Covid em casa nas próximas 3 semanas.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Algo fizemos muito, muito mal, e não foi a abertura para o Natal nem o frio, pois o mesmo aconteceu em muito maior escala nos EUA
Foi sim devido à abertura para o Natal, não tenho dúvidas disso. Óbvio que associado a más políticas ao longo do mês de janeiro de adiamento de medidas mais restritivas, mas foi devido ao Natal e os dados mostram-nos exatamente que o ritmo de transmissão explodiu exatamente no período de incubação do vírus, nos 5 a 10 dias após o Natal, e no início de janeiro já tínhamos mais de 7000 casos diários. :unsure:

Os EUA não ficaram como Portugal por uma simples razão: responsabilidade do povo. Enquanto que nos EUA, não só os estados implementaram regras como também o povo parece que teve os seus devidos cuidados, em Portugal as pessoas aproveitaram a inexistência de regras como uma maneira de juntar multidões que não viam há muito tempo. Conheço montes de histórias de grupos de 10, 20 ou mais pessoas, que se juntaram todos sem máscara e sem arejamento dos espaços - aliás, eu próprio fui convidado a participar numa dessas festas, só que me recusei.
E não foi só isto: muita gente fez estes grandes ajuntamentos em aldeias um pouco por todo o país, espalhando o vírus por todo o lado, literalmente. Há aldeias que ficaram totalmente infetadas após o Natal e eu próprio conheço gente infetada neste momento. :facepalm:

Os EUA não ficaram como Portugal por uma simples razão: responsabilidade do povo. Enquanto que nos EUA, não só os estados implementaram regras como também o povo parece que teve os seus devidos cuidados, em Portugal as pessoas aproveitaram a inexistência de regras como uma maneira de juntar multidões que não viam há muito tempo. Conheço montes de histórias de grupos de 10, 20 ou mais pessoas, que se juntaram todos sem máscara e sem arejamento dos espaços - aliás, eu próprio fui convidado a participar numa dessas festas, só que me recusei.

Nos EUA os aeroportos estiveram cheios por causa do Thanksgiving e do Natal. No dia 6 de janeiro houve manifestações, algumas violentas, em quase todas as capitais de Estado, onde os participantes não são conhecidos por gostar de usar máscara. Em Portugal houve festas clandestinas, nos EUA não foram clandestinas porque não estavam proibidas, mas não haja dúvidas que as houve e muito.

Foi sim devido à abertura para o Natal, não tenho dúvidas disso. Óbvio que associado a más políticas ao longo do mês de janeiro de adiamento de medidas mais restritivas, mas foi devido ao Natal e os dados mostram-nos exatamente que o ritmo de transmissão explodiu exatamente no período de incubação do vírus, nos 5 a 10 dias após o Natal, e no início de janeiro já tínhamos mais de 7000 casos diários. :unsure:

E não foi só isto: muita gente fez estes grandes ajuntamentos em aldeias um pouco por todo o país, espalhando o vírus por todo o lado, literalmente. Há aldeias que ficaram totalmente infetadas após o Natal e eu próprio conheço gente infetada neste momento. :facepalm:
Natal e Ano Novo. No natal foi com a família, na passagem de ano foi com amigos que, no caso dos mais velhos, grande parte está cada um para seu lado (por exemplo, um está em Lisboa, outro no Porto, outro no Algarve etc) e isso ainda é pior para a propagação do vírus. Tive de ir para Leiria no domingo a seguir à passagem de ano devido aos estudos, fim de semana em que supostamente havia proibição de circular entre concelhos e em 200km, não encontrei uma única força de segurança a fiscalizar. O trânsito na A1 no sentido Norte/Sul mais parecia de um dia de semana porque provavelmente havia muita gente a regressar a casa. Houve um grande alívio no natal é verdade, mas agora as pessoas criticam o governo por causa das medidas tomadas, mas se não o tivessem feito eram alvo de críticas na mesma porque não deixavam as pessoas ir passar o natal com a família. Somos um povo que nunca está satisfeito com nada, que só crítica, mas que pouco faz para tentar mudar as coisas. Está mais que comprovado que as pessoas estão a confinar muito menos agora do que março.
Entretanto, começam a surgir histórias de pessoas vacinadas indevidamente e pronto, é disto que é feito Portugal.

• Gosto
Nos EUA os aeroportos estiveram cheios por causa do Thanksgiving e do Natal. No dia 6 de janeiro houve manifestações, algumas violentas, em quase todas as capitais de Estado, onde os participantes não são conhecidos por gostar de usar máscara. Em Portugal houve festas clandestinas, nos EUA não foram clandestinas porque não estavam proibidas, mas não haja dúvidas que as houve e muito.
O Dia de Ação de Graças por lá originou uma explosão de casos em diversos estados que foi controlada exatamente por esses mesmos estados, com medidas incrivelmente restritivas. Ou seja, a situação é, mais uma vez, distinta da portuguesa. :hmm:

No natal foi com a família, na passagem de ano foi com amigos que, no caso dos mais velhos, grande parte está cada um para seu lado (por exemplo, um está em Lisboa, outro no Porto, outro no Algarve etc) e isso ainda é pior para a propagação do vírus.
O que é certo é que os casos já estavam a crescer brutalmente no Ano Novo. Pode ter sido mais um elemento que ajudou ao descontrolo, mas não foi o gatilho. O gatilho foi o Natal... :buh:

Não tenho dados para me fundamentar, mas para comparar Portugal aos EUA, seria melhor comparar Portugal com uma área equivalente em habitantes e superfície. Eu explico: em países grandes, vamos sempre encontrar maus exemplos de práticas, pelo que, o equivalente a Portugal seria ter festas em todos os bairros de Nova Iorque (claro que não é comparável em termos de densidade).

• Gosto
O Dia de Ação de Graças por lá originou uma explosão de casos em diversos estados que foi controlada exatamente por esses mesmos estados, com medidas incrivelmente restritivas. Ou seja, a situação é, mais uma vez, distinta da portuguesa. :hmm:

O pico que os EUA registaram foi de 260 000 casos diários, ou seja, 78 casos por 100k habitantes. O pico em Portugal foi próximo dos 13 000 casos diários, ou seja, 130 casos por 100k habitantes. Quase o dobro da prevalência nos EUA.
Quanto a medidas restritivas, alguns estados implementaram confinamentos soft, outros nem isso. Ainda agora apareceu uma reportagem da neve na costa leste dos EUA e nenhum dos entrevistados usava máscara...

Não tenho dados para me fundamentar, mas para comparar Portugal aos EUA, seria melhor comparar Portugal com uma área equivalente em habitantes e superfície. Eu explico: em países grandes, vamos sempre encontrar maus exemplos de práticas, pelo que, o equivalente a Portugal seria ter festas em todos os bairros de Nova Iorque (claro que não é comparável em termos de densidade).

Correcto. Estados mais similares que me vêm à cabeça, Ohio (12M de habitantes), Pennsylvania (13M), Washington (8M), Michigan (10M). Estados com algumas cidades muito densas e com uma área rural muito relevante. Exceptuando o estado de Washington que é apenas ligeiramente mais frio, todos os restantes são muito mais frios no Inverno do que Portugal.

OH: pico de 13000 casos (108 por 100k hab.). A única medida de confinamento é o recolher obrigatório entre as 22h e as 6h. Uso de máscara obrigatório em locais públicos.
PA: pico de 10500 casos (81 por 100k hab.). Nenhuma medida de confinamento. Uso de máscara obrigatório em locais públicos.
WA: pico de 3400 casos (43 por 100k hab.). Limite de clientes em estabelecimentos comerciais. Uso de máscara obrigatório em locais públicos.
MI: pico de 8200 casos (82 por 100k hab.). Alguns estabelecimentos comerciais fechados. Uso de máscara obrigatório em locais públicos.

https://www.aarp.org/politics-socie...info-2020/coronavirus-state-restrictions.html

Correcto. Estados mais similares que me vêm à cabeça, Ohio (12M de habitantes), Pennsylvania (13M), Washington (8M), Michigan (10M). Estados com algumas cidades muito densas e com uma área rural muito relevante. Exceptuando o estado de Washington que é apenas ligeiramente mais frio, todos os restantes são muito mais frios no Inverno do que Portugal.

Diferenças na prevalência das variantes?

Variante inglesa provocará 65% dos casos em breve.

Já não está na altura de 'enterrar' o argumento da superioridade de certos povos?

Suécia -> Dakotas -> Florida -> Outros locais dos EUA

....

• Gosto