Pandemia da COVID-19 2021

Os valores de hoje são de novo encorajadores!
Só a região de LVT teve mais de 1000 casos declarados nas ultimas 24 horas. Creio que nas próximas semanas e no inicio do desconfinamento, esta região terá de ter um cuidado maior!

A região da madeira parece não estar a seguir a tendência do resto do país...

Nada de baixar a guarda :)
Os números da Madeira não estão corretos, estes valores elevados são maioritariamente acertos, até puderam aceitar transporte de doentes do continente

South Africa will suspend use of the Oxford/AstraZeneca jab in its vaccination programme while scientists advise on the best way to proceed, the country’s health minister said on Sunday in comments reported by Reuters.

Zweli Mkhize was speaking after trial data showed the AstraZeneca vaccine offered only limited protection against mild disease caused by the 501Y.V2 coronavirus variant first identified in South Africa.

Parece que o virus anda sempre a nossa frente.

Dar o Natal, para se perder agora 2 meses em várias atividades que provavelmente estariam abertas se tivéssemos passado o Natal em casa, com tudo fechado (Concelhos, multas, proibições).
Sim, porque se tivéssemos fechado 100% do país nesses dois dias, a pandemia teria acabado para sempre em Portugal... Esse argumento de "É só fechar agora e resolve-se tudo" é altamente falacioso

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Sim, porque se tivéssemos fechado 100% do país nesses dois dias, a pandemia teria acabado para sempre em Portugal... Esse argumento de "É só fechar agora e resolve-se tudo" é altamente falacioso
Não disse que fechando 2 dias, resolvia se tudo.
Falacioso é achar se que por haver liberdades e estarmos todos à vontade, que não vem daí problema (Numa pandemia!) Isso é que é falacioso e pura demagogia (Não estou a falar de ti, mas de muita gente que acha que num vírus altamente contagioso, restrições não deviam ser obrigatórias)

Teria sido melhor não arriscar no Natal e deixarmo-nos de sonhos. O Natal é uma altura de pleno convivio nas familias, por vezes, elementos da familia que só se vêm nessa altura. Conviver aí à grande, como cada um deseja, sem quaisquer restrições? Numa pandemia?

Fomos dos poucos que o fizemos (Dar natal às pessoas e sem restrições) e foi o que se viu.

Eu acho que só o facto de haver restrições , mostra às pessoas que é para continuar a ter cuidado. Nós foi ao contrario. Dar o Natal às pessoas é passar uma mensagem que isto até está a encaminhar num bom sentido, e que com cuidado até dá para estarmos todos juntos.

Não foram só 2 dias. Foram esses dias e a mensagem que se passou às pessoas. Quem passou o Natal à vontade, achas que na passagem de ano não fizeram o que lhes apeteceu? "Se posso estar com a família, porque não com os amigos na passagem de ano?"

Não era no natal que isto se resolvia. Mas foi por haver o Natal e pela mensagem de facilitismo que se passou às pessoas, que se passou a ser só e apenas o país no Mundo com o maior crescimento de casos em tão pouco tempo no início de Janeiro.

• Gosto
Reactions: RStorm
Eu acho que no fundo até concordamos @meteo mas vemos as coisas de forma diferente. Eu acho que poderia ter havido mais liberdade apenas nos dias 24 e 25, mas teria que ser explicado que isso implicava cuidados extra antes, durante e depois, e teria que se fiscalizar - e multar quem não cumprisse, acima de tudo. Não vejo vantagem nenhuma em medidas extremas e sem sentido como se fez na Bélgica, com aquele exemplo ridículo do número de pessoas que podia ou não ir à casa de banho, principalmente num país onde a lógica é "É proibido, mas pode-se fazer!"...
E mesmo que o Natal em si tivesse sido uma rebaldaria completa, o impacto teria sido muito menor se não se andasse há semanas com multidões nos centros comerciais (e ainda por cima com o governo a aumentar essas multidões com a estupidez das manhãs ao fim de semana!) ou se depois não se tivessem aberto logo as escolas logo no começo de janeiro (tenho que admitir que quando ouvi esta proposta em dezembro achei estúpida, mas teria sido uma excelente medida), ou pelo menos se se tivesse fechado logo que deu para ver que estava a correr muito mal

Mais 2505 casos.
Excelentes números por região, excepto em Lisboa e Vale do Tejo, onde o número de casos aumentou mesmo em relação a ontem. Sem duvida que esta região terá de ter uma maior atenção nos próximos tempos.

Os internamentos, infelizmente aumentaram, com a zona de LVT provavelmente a contribuir maioritariamente para o cenário.

Menos mortes, apesar de mais de 50% terem sido em LVT.

Foi o melhor domingo de 2021!

3d3973be2d18ad92aad5aae111f66f27.jpg

Em retrospetiva não é difícil acertar :D

Naquela altura possivelmente sim (23 mil casos). Nunca se saberá.

Os 23 mil casos seriam hoje...

Não era assim tão difícil de acertar. Qualquer leigo sem nenhum modelo matemático conseguiria prever istoo:

Aposto aqui, sem qualquer modelo matemático, que o pico será atingido entre 27 e 29 de janeiro. E a 15 de fevereiro estaremos abaixo dos 5 000 novos casos diários. E podemos (e devemos) almejar a algo melhor.
O alívio nos serviços de saúde é outra coisa, não ocorrerá nunca antes do fim de fevereiro. Mas se baixarmos fortemente a quantidade de novos infectados, sabemos que estamos a garantir uma gestão mais tranquila um mês depois.

Não há um número ilimitado de interações nas quais é possível transmitir o vírus.

Nas festividades ocorreu um colossal aumento das interações (especialmente as menos habituais) e pouco tempo depois ocorreu uma redução de semelhante dimensão. Agora o vírus propaga-se - tendencialmente - nas interações mais comuns de um maior número de infetados base. Como deve haver bem mais infetados do que se pensa, se calhar está para breve a desaceleração/pico e não interpreto literalmente as previsões dos epidemiologistas.

Este novo confinamento, que deverá ser bem menos eficaz que o anterior, será sempre útil para conter muitas cadeias de transmissão. Facilita o trabalho ingrato daqueles que tentam identificar o local do contágio e os contactos de risco.