Sim, porque se tivéssemos fechado 100% do país nesses dois dias, a pandemia teria acabado para sempre em Portugal... Esse argumento de "É só fechar agora e resolve-se tudo" é altamente falacioso
Não disse que fechando 2 dias, resolvia se tudo.
Falacioso é achar se que por haver liberdades e estarmos todos à vontade, que não vem daí problema (Numa pandemia!) Isso é que é falacioso e pura demagogia (Não estou a falar de ti, mas de muita gente que acha que num vírus altamente contagioso, restrições não deviam ser obrigatórias)
Teria sido melhor não arriscar no Natal e deixarmo-nos de sonhos. O Natal é uma altura de pleno convivio nas familias, por vezes, elementos da familia que só se vêm nessa altura. Conviver aí à grande, como cada um deseja, sem quaisquer restrições? Numa pandemia?
Fomos dos poucos que o fizemos (Dar natal às pessoas e sem restrições) e foi o que se viu.
Eu acho que só o facto de haver restrições , mostra às pessoas que é para continuar a ter cuidado. Nós foi ao contrario. Dar o Natal às pessoas é passar uma mensagem que isto até está a encaminhar num bom sentido, e que com cuidado até dá para estarmos todos juntos.
Não foram só 2 dias. Foram esses dias e a mensagem que se passou às pessoas. Quem passou o Natal à vontade, achas que na passagem de ano não fizeram o que lhes apeteceu? "Se posso estar com a família, porque não com os amigos na passagem de ano?"
Não era no natal que isto se resolvia. Mas foi por haver o Natal e pela mensagem de facilitismo que se passou às pessoas, que se passou a ser só e apenas o país no Mundo com o maior crescimento de casos em tão pouco tempo no início de Janeiro.