Então qual é a maneira correta de fazer frente a isto? Continuar a negar e meter a cabeça na areia é simplesmente ridículo.
É legítimo achar que, sendo a Nova Zelândia um arquipélago no meio do oceano, é possível erradicar temporariamente a pandemia se se fecharem as fronteiras e se fechar tudo uma semana ou duas sempre que haja um caso, especialmente no verão austral. Não quer dizer que isto faça um mínimo de sentido noutros paísesIsto é pior que navegação à vista. É não navegar. Acho que só alguém extremamente avesso ao risco pode achar que a Nova Zelândia controlou a pandemia de forma correcta. Controlar bem ou de forma correcta não é a mesma coisa.
Bem ou mal, o que é certo é que são "aclamados" por terem uma boa gestão da pandemia..
Claro que isto cá em Portugal não seria possível, para muita gente, as liberdades individuais estão acima de qualquer outra coisa, mesmo tratando-se da saúde colectiva que está em risco, internados, mortes, serviços de saúde a colapsar... etc...
Primeiro eu, depois eu e depois, ainda eu...![]()
Estão mesmo a comparar um arquipélago com 5 milhões de pessoas e uma densidade populacional inferior à da Suécia com Portugal? Acham que as medidas que lá foram aplicadas teriam a mesma eficácia em Portugal, ainda por cima quando agora eles estão no verão e nós no inverno?Então qual é a maneira correta de fazer frente a isto? Continuar a negar e meter a cabeça na areia é simplesmente ridículo.
É legítimo achar que, sendo a Nova Zelândia um arquipélago no meio do oceano, é possível erradicar temporariamente a pandemia se se fecharem as fronteiras e se fechar tudo uma semana ou duas sempre que haja um caso, especialmente no verão austral. Não quer dizer que isto faça um mínimo de sentido noutros países
Da parte que me toca, não comparei nada. Fiz uma questão: qual é a maneira correta para fazer frente à doença?
A melhor maneira é antecipar, prevenir, e não fazer ( volto a repetir) navegação à vista..
Eu não estou a dizer que a gestão portuguesa foi boa, estou a dizer que o método neozelandês/australiano está a funcionar lá porque está a ser aplicado na Nova Zelândia/Austrália - e mesmo assim agora estamos no verão, quando o hemisfério Sul estava no inverno houve alguns surtos relevantes na Austrália. E já agora, confinamentos de 3 dias?! Isso não tem nenhum fundamento científico, se houver pessoas em incubação não vai resolver nada...Sim, claro que o facto de ser uma Ilha ajuda bastante, aqui a comparação é mais ao nível da gestão, ou seja, actuam logo, coisa que não tem sido feita, por exemplo cá em Portugal, com uma situação bem pior e com os resultados que todos conhecemos..
Fechar uma Cidade por apenas aparecerem 3 casos, até acho exagerado, mas aqui refiro-me apenas à atitude de tomar medidas prontas.
Não há uma solução milagrosa, mas há coisas que podiam mudar, já falei aqui muitas vezes da atitude das autoridades, por exemploDa parte que me toca, não comparei nada. Fiz uma questão: qual é a maneira correta para fazer frente à doença?
Julgo que, se há soluções e alternativas viáveis e melhores, devem chegar-se à frente que o país agradece.
Sim, mas na prática estamos a falar de quê? Como se antecipa? Como se previne?

Não há uma solução milagrosa, mas há coisas que podiam mudar, já falei aqui muitas vezes da atitude das autoridades, por exemplo
Não havia alternativas ao confinamento, até algumas pessoas mais anti-confinamento assumiram que em janeiro era inevitável...Concordo em absoluto. No entanto, não chega. Na minha opinião, que não percebo nada disto, todos nós temos um papel fundamental no controlo da situação. Se se continua sempre a criticar e a meter a cabeça na areia, pouco ou nada mudará.
Vejo aqui criticas ao confinamento!!! Qual a solução alternativa a isto perante a gravidade dos nossos números no pico desta vaga? É que desconheço que algum país tenha soluções, tal como disseram, milagrosas. Vejo, também, negar quase a pés juntos que o fecho das escolas não teve qualquer impacto no avanço da pandemia. Só não vê quem não quer. Continuar a negar as evidências não vai resolver nada. Pois, da mesma forma que existem pessoas que acham que isto nada influenciou (é claro que não foi o único facto) outra vão achar que o uso da máscara não ajuda grande coisa. E andamos nisto porque recusámos outras opiniões, inclusive dos ditos especialistas.
É inegável que para a realidade neozelandesa, os resultados são altamente positivos. O que eu questiono é a transposição para um país com o dobro da população e quase 10 vezes a densidade populacional...Tên 25 mortos, não têm restrições domésticas e no total tiveram em lockdown 12 dias. Tontos são eles.
É inegável que para a realidade neozelandesa, os resultados são altamente positivos. O que eu questiono é a transposição para um país com o dobro da população e quase 10 vezes a densidade populacional...
Não havia alternativas ao confinamento, até algumas pessoas mais anti-confinamento assumiram que em janeiro era inevitável...
É inegável que para a realidade neozelandesa, os resultados são altamente positivos. O que eu questiono é a transposição para um país com o dobro da população e quase 10 vezes a densidade populacional...