https://www.meteopt.com/forum/topico/pandemia-da-covid-19-2021.10566/pagina-83#post-822675Por mais incrível do que pareça, há outros bem piores que nós.
https://www.meteopt.com/forum/topico/pandemia-da-covid-19-2021.10566/pagina-83#post-822675
https://www.meteopt.com/forum/topico/pandemia-da-covid-19-2021.10566/pagina-83#post-822675
Por mais incrível do que pareça, há outros bem piores que nós.
![]()
![]()
Há outros piores, mas não há muitos. Portugal está neste momento em 8º no ranking mundial da mortalidade por milhão de habitantes, prestes a ultrapassar Itália.
From Saturday, daily migrant workers and academics entering Slovenia from European Union countries that have lower 14-day incidences of COVID-19 will not have to present negative coronavirus tests, or be quarantined, the government said.
--
Only citizens of Spain, Portugal and the Czech Republic, which currently have a worse epidemiological situation than Slovenia, will have to present negative coronavirus tests, the government said.
People from EU states or from within the Schengen free movement area arriving for health or family reasons are also exempt from restrictions if they return to their countries within 12 hours.
Mas o número de mortes por cá está a diminuir e bem. Nesses países as mortes estarão a diminuir?Há outros piores, mas não há muitos. Portugal está neste momento em 8º no ranking mundial da mortalidade por milhão de habitantes, prestes a ultrapassar Itália. Se tirarmos as singularidades Gibraltar e San Marino dessa lista (por terem uma população à volta de 30 mil pessoas), vemos que até ao final da semana Portugal estará no Top 5 dos países com maior mortalidade.

Mas o número de mortes por cá está a diminuir e bem. Nesses países as mortes estarão a diminuir?![]()
Segundo dia consecutivo de novos casos, e mortes a aumentar, e ainda hoje é terça-feira.
O número crescente de novos casos até pode ser explicado pelo aumento de testagem, mas não o aumento de mortes. temo que possa-mos ter entrado numa espécie de planalto, amanhã quarta-feira provavelmente teremos números na ordem dos 4 mil, ficamos a aguardar.

Aqui também estão a descer bem, felizmente, embora continuem altos. A nossa enorme incompetência a gerir a pandemia desde o outono é real mas não é única - aquele "almoço de fim de pandemia" na República Checa seria extremamente cómico se a situação não fosse tão trágica por lá. Ou a história da Eslováquia só exigir controlo nas fronteiras a quem vem de países ainda piores, que neste momento são 2 ou 3...Em Itália está a diminiuir.
Na Eslovénia está a diminuir bem.
Na República Checa está numa espécie de planalto após uma descida consistente.
Estou a falar dos dados desta semana e numa projecção até ao final da semana. É um ranking horrível para se estar e que devia, de certo modo, envergonhar-nos a todos.
Hoje é quarta-feira de Cinzas, a terça de Entrudo foi ontem. Os casos não estão a aumentar, de todo - o pico semanal tem sido atingido às quartas (na semana passada foram 4.387 casos e hoje foram 2.324 casos, uma redução de quase metade). As mortes também não estão a aumentar - as 111 mortes de ontem e as 127 de hoje acho que são uma retificação de dados, pois o número real de mortes diárias neste momento é menor.
Se a situação pandémica for pior depois da Páscoa do que daqui a 2/3 semanas, pelo menos nalgumas regiões (e isto não sou só eu a ser do contra, aconteceu exatamente isto o ano passado em LVT ainda com o confinamento), como se vai justificar abrir em abril quando não se abriu em março?Quanto às mortes não sei, mas o número de mortes não reflecte a situação pandémica actual, mas sim a de há umas semanas atrás.
Relativamente ao número de casos de hoje está até abaixo do que julgava que íamos ter, continuamos a descer a um ritmo de cerca de 50% por semana, na próxima 6ª feira a média a 7 dias de novos casos já deverá estar abaixo dos 2000.
Se a situação pandémica for pior depois da Páscoa do que daqui a 2/3 semanas, pelo menos nalgumas regiões (e isto não sou só eu a ser do contra, aconteceu exatamente isto o ano passado em LVT ainda com o confinamento), como se vai justificar abrir em abril quando não se abriu em março?
Aqui também estão a descer bem, felizmente, embora continuem altos. A nossa enorme incompetência a gerir a pandemia desde o outono é real mas não é única - aquele "almoço de fim de pandemia" na República Checa seria extremamente cómico se a situação não fosse tão trágica por lá. Ou a história da Eslováquia só exigir controlo nas fronteiras a quem vem de países ainda piores, que neste momento são 2 ou 3...
Se a situação pandémica for pior depois da Páscoa do que daqui a 2/3 semanas, pelo menos nalgumas regiões (e isto não sou só eu a ser do contra, aconteceu exatamente isto o ano passado em LVT ainda com o confinamento), como se vai justificar abrir em abril quando não se abriu em março?
Penso que a justificação é relativamente simples. Alívio do sistema nacional de saúde. Não acredito que na Páscoa o número de internados e doentes em UCI seja mais do que 20 ou 25% do que temos neste momento.
Internamentos em enfermaria e em UCI. Essa é a chave. Enquanto houver pressão...
Mas isso é como o SNS está agora, acho que ninguém no seu perfeito juízo acha possível abrir enquanto tivermos mais de 700 pessoas em UCI. Eu estou a prever que vai estar muito mais baixo daqui a 2/3 semanas e já em números aceitáveis, pelo menos localmente. Ah, sim, porque espero que não voltemos a cair no erro de termos que abrir o país todo ao mesmo tempo se as diferentes regiões estiverem em condições totalmente diferentesPenso que a justificação é relativamente simples. Alívio do sistema nacional de saúde. Não acredito que na Páscoa o número de internados e doentes em UCI seja mais do que 20 ou 25% do que temos neste momento.