Pandemia da COVID-19 2021

Segundo, a ARS Algarve hoje foram 39 casos, para um Domingo de Páscoa está mesmo bom. :D Olhão teve 4 casos, não tinha tantos desde 3 de Março. :rolleyes:

Aliás, Portimão devia fechar novamente e parece que a coisa, já começa a correr para outros concelhos, Faro teve 8 casos, Loulé teve 11 casos, Portimão teve 7 casos e Albufeira mais 3 casos.

Daqui a 15 dias, não ficava nada admirado se o Algarve confinasse de novo, com o que vi hoje, tem tudo para correr mal. :rolleyes:

fora os beijos e abraços da malta jovem à porta da escola. :lol:

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
COVID-19: ESPLANADAS CHEIAS NO PRIMEIRO DIA DE REABERTURA

Até fazem fila. :p
Sei que é mau, mas está tudo farto disto e óbvio que vai tudo fugir para as esplanadas, ainda por cima com um tempo destes. Mesmo que voltem a fechar tudo como muito se diz por causa destas situações, penso que as pessoas vão cumprir cada vez menos. Além disso, se realmente fechar, acabam-se os negócios e a economia.
É fácil fechar tudo, mas não morremos do mal, morremos da cura. Começa a ser demais.

COVID-19: ESPLANADAS CHEIAS NO PRIMEIRO DIA DE REABERTURA

Até fazem fila. :p
Sei que é mau, mas está tudo farto disto e óbvio que vai tudo fugir para as esplanadas, ainda por cima com um tempo destes. Mesmo que voltem a fechar tudo como muito se diz por causa destas situações, penso que as pessoas vão cumprir cada vez menos. Além disso, se realmente fechar, acabam-se os negócios e a economia.
É fácil fechar tudo, mas não morremos do mal, morremos da cura. Começa a ser demais.
Mas agora é uma péssima altura para isso, porque houve imensas pessoas que se juntaram na Páscoa e estão a incubar

óbvio que vai tudo fugir para as esplanadas, ainda por cima com um tempo destes.

Não é nada óbvio. Eu não 'fugi' para esplanada nenhuma e não tenho nenhum super-poder para além de me querer manter viva e aos que amo. E aos que não amo também, já agora. O Presidente da Câmara de Viseu foi infectado de uma forma evitável. E mais não digo porque há quem vá carregar esse peso terrível para o resto da vida e pior que isso não há.

Mesmo que voltem a fechar tudo como muito se diz por causa destas situações, penso que as pessoas vão cumprir cada vez menos. Além disso, se realmente fechar, acabam-se os negócios e a economia.

Como se fechar tudo em Janeiro tivesse sido uma opção. Não havia alternativa.

É fácil fechar tudo

Não, não é. Não há nenhum governo em lado nenhum (em sítios ditos civilizados onde a democracia impere) que queira fazer tal coisa. Tem consequências cujo alcance ainda nem compreendemos verdadeiramente. Mas quando a alternativa é deixar morrer pessoas sem assistência...

• Gosto
Reactions: Prof BioGeo e N_Fig
O número de mortes também atingiu mínimos e esses dados parecem-me mais credíveis, 6 a 7 dias e 7 a 14 dias.
O número de mortes é bem mais fiável que o de casos e isso é facilmente visível em exemplos doutros países. O Reino Unido, por exemplo, teve muito mais casos na terceira vaga do que na primeira, mas com um pico de mortes muito semelhante. A grande diferença? Em janeiro de 2021 o número de testes realizados foi muito, muito superior ao de março ou abril de 2020. :eek: O mesmo se pode dizer de Espanha, França ou Itália, que tiveram muito menos casos na primeira vaga mas um número de mortes semelhante ou até maior que o das segundas, terceiras ou quartas vagas. É óbvio que houve bastantes casos que não foram identificados na altura - só o colapso dos sistemas hospitalares não justifica o elevado número de mortes, como se viu cá em Portugal em janeiro.

É quase certo que, neste fim de semana de Páscoa, foi atingido o ponto de viragem, em que o R(t) chegou a 1. Ainda assim, e se a incidência continuar controlada, não creio que possa haver grandes problemas. :D

• Gosto
Reactions: N_Fig
Mas agora é uma péssima altura para isso, porque houve imensas pessoas que se juntaram na Páscoa e estão a incubar
Pois, o governo podia ter pensado nisso quando decidiu o dia 5 como a 2ª fase da reabertura. Podiam ter deixado passar mais uma semana, pelo menos para ver os efeitos da páscoa. Vamos ver no que dá.

Não é nada óbvio. Eu não 'fugi' para esplanada nenhuma e não tenho nenhum super-poder para além de me querer manter viva e aos que amo. E aos que não amo também, já agora. O Presidente da Câmara de Viseu foi infectado de uma forma evitável. E mais não digo porque há quem vá carregar esse peso terrível para o resto da vida e pior que isso não há.p
Eu também não "fugi", mas acabo por compreender porque ter de estar fechado em casa durante meses começa a fazer mal à nossa sanidade mental.
Também tenho medo de infetar aqueles que mais amo, acho que toda a gente tem, mas se for por aí, nunca mais saio de casa. No entanto, ao dizer isto não significa que esteja sempre fora de casa porque não é o caso.
Como se fechar tudo em Janeiro tivesse sido uma opção. Não havia alternativa.
Eu sei que não havia, não estou a pôr em causa essa decisão.

Última edição:

O problema é que vamos sempre atrás ou à frente, no Natal quando devíamos recuar nickles, agora no dia a seguir à Páscoa abriu quase tudo, quando devíamos esperar uma semana para ver o efeito da Páscoa e ninguém perderia assim tanto, pior é se daqui a 2 semanas ou 1 mês estamos a encerrar novamente e aí estamos em Maio e aí poderá afectar algum turismo que exista no Verão e aí a faca vai doer muito mais do que perder 1 ou 2 semanas agora, para ver o evoluir da situação no chamado "efeito Páscoa".

Basta um surto seja aonde for e coloca tudo em xeque, e depois levam todos por tabela, mesmo aqueles que não tiveram culpa nenhuma.

mas acabo por compreender porque ter de estar fechado em casa durante meses começa a fazer mal à nossa sanidade mental.

A alternativa a ficar-se trancado em casa não é ir para esplanadas cheias de gente bem perto e sem máscara, como vi hoje. Do mesmo modo que vi gente a prestar a sua última homenagem ao Almeida Henriques em grupos de 8 e 10, sem qualquer distanciamento. Podia fazer-se a mesma coisa sem estar em cima de outras pessoas. Não é o 8 ou o 800.

Também tenho medo de infetar aqueles que mais amo, acho que toda a gente tem, mas se for por aí, nunca mais saio de casa.

Há coisas inevitáveis e há outras que nem por isso. Não é a mesma coisa.

Então mas depois do que se passou no Natal e mesmo com as restrições todas que houve na Páscoa, estão a insinuar que a malta voltou a fazer porcaria? Querem lá ver que isto, afinal, vai dar sempre ao mesmo?

A alternativa a ficar-se trancado em casa não é ir para esplanadas cheias de gente bem perto e sem máscara, como vi hoje. Do mesmo modo que vi gente a prestar a sua última homenagem ao Almeida Henriques em grupos de 8 e 10, sem qualquer distanciamento. Podia fazer-se a mesma coisa sem estar em cima de outras pessoas. Não é o 8 ou o 800.
Antes das esplanadas abrirem, havia imensa gente a passear por todo o lado. Até aqui numa terra com pouca população, se via a zona ribeirinha sempre bem preenchida. Em Portalegre, nunca vi tanta gente a passear numa avenida como vi há 2 semanas.
Agora com as esplanadas abertas, muita gente vai para lá, pois claro. Independentemente daquilo que aconteça, vai sempre haver gente que não quer saber disto para nada e quanto mais confinamentos houver pior. Não me lembro de a afluência ás esplanadas ser motivo de notícia no desconfinamento do ano passado. Quando os centros comerciais abrirem, seja dia 19 ou mais tarde, vai ser igual.
Eu estou farto, mas não vou a correr para os sítios logo assim que abrem, mas há quem o faça e pelos vistos não é pouca gente.

Última edição:
o dia de hoje demonstra a total irresponsabilidade das pessoas.
descaramento, vergonha, alucinação coletiva.

o país vai fechar de novo até ao final do mês.

qual será o bode expiatório desta vez? Em Janeiro foi o Governo, desta vez será...??
O povo é que não...nós cumprimos sempre tudo:lmao:

• Gosto
Reactions: remember