N_Fig
Cumulonimbus
O facto da Páscoa ter sido ontem e os encontros que com isso houveQual é o único motivo para se estar preocupado com o facto de se ter iniciado hoje a segunda fase do desconfinamento?
O facto da Páscoa ter sido ontem e os encontros que com isso houveQual é o único motivo para se estar preocupado com o facto de se ter iniciado hoje a segunda fase do desconfinamento?
O facto da Páscoa ter sido ontem e os encontros que com isso houve
Então mas depois do que se passou no Natal e mesmo com as restrições todas que houve na Páscoa, estão a insinuar que a malta voltou a fazer porcaria? Querem lá ver que isto, afinal, vai dar sempre ao mesmo?
Mas o que problema para mim é irmos abrir logo no dia a seguir, não é estar surpreendido por um suposto mau comportamento quando abrimos e/ou durante a Páscoa @ClaudiaRM

É pena a população depois não ter discernimento e reação em cumprir as normas de distanciamento social, higienização etc...aí parece que fica lenta, apática e perdida...Na semana de 18 de Janeiro apenas 40% dos miúdos frequentaram o pré-escolar nas escolas dos meus filhos. Multiplicavam-se as notificações nos nossos emails de casos nas escolas e os pais decidiram, de sua consciência, deixar de levar os filhos à escola naquele período. Consultando amigos meus com filhos em escolas diferentes, de uma forma geral muita gente levou os filhos pequenos pela última vez à escola no dia 15 de Janeiro. Tenho conhecimento que mesmo na primária (ensino obrigatório) foi registada uma taxa de ausência elevada. Isto apesar de nesta altura o Governo bombardear-nos com informação a dizer que a escola não representava qualquer problema. Um exemplo da capacidade de discernimento e reacção da população mesmo perante um governo lento, apático, perdido.
É pena a população depois não ter discernimento e reação em cumprir as normas de distanciamento social, higienização etc...aí parece que fica lenta, apática e perdida...

Vi situações muito piores no verão passado aqui em Portugal do que aquelas a que te referes e a situação da COVID em agosto de 2020 esteve incrivelmente controlada em comparação com o que acontecia na grande maioria dos outros países europeus. A grande diferença? As escolas estavam fechadas por serem férias de verão...Caso contrário, vamos voltar a confinar em Maio.

Muita gente sem mascara, ou com ela no queixo ou mesmo com ela agarrada ao cotovelo.
Tenho 2 filhos em idade pre escolar. Não ha nenhuma necessidade de aglomeração de gente no trajeto casa escola e vice versa. O que não pode (não deve) acontecer é aproveitar o momento de entrega/recolha das crianças para por a conversa em dia...e dali ir para o supermercado passear...o problema esta aí!Em Portugal, cerca de 1 milhão de crianças frequenta o ensino básico. Os pais e avós destes (que serão alguns milhões), por muitos cuidados que tenham no dia a dia em termos de distanciamento social, higienização, etc, se fizerem parte do mesmo agregado não conseguem evitar o que entra em casa e o consequente contágio em casa é quase inevitável. Estou em crer que a maior parte dos portugueses age preventivamente e cumpre as regras. Mas há coisas que quem mora/convive sozinho ou só com outros adultos consegue evitar e controlar, mas para alguns milhões portugueses que partilham o dia a dia com pequenos seres esta tarefa está dificultada.
É aí que deve entrar o governo. Não devia ser necessário perante tamanha evidência serem os pais a retirar os filhos da escola por sua iniciativa. A forma lenta, apática e perdida com que o governo geriu a questão da escola em Janeiro culminou em muitas mortes eventualmente evitáveis.