Pandemia da COVID-19 2021

Para valores baixos o Rt não tem grande significado. Se por exemplo só houvesse 1 infectado no país, e esse fosse a uma festa infetar 10 pessoas, tinhas um Rt de 10.
É por esta razão que concelhos com pouca densidade populacional onde ocorram surtos sobem logo imenso o Rt.

Obviamente, com um número grande de infetados já é um indicador mais robusto.

Mas também o oposto é verdade. Com muitos infetados mesmo um Rt baixo (em modo de confinamento) pode na mesma resultar em muitos casos. Mesmo que só 1 em cada 10 pessoas infete outra, se houverem 100 mil infetados...

É portanto relevante como medida de aceleração e medição do grau de exponencial da evolução. Agora exatamente como o calculam e a partir de que número mínimo de infecções diárias se pode considerar um indicador robusto? Não faço ideia...

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
Obviamente que o R é relevante, mas não só um R de 1,01 não é o mesmo que um R de 1,6, como quando o número de casos está relativamente baixo é normal que haja oscilações e o R esteja acima de 1

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Sábado vou ser vacinado com AZ (estou no grupo dos professores do ensino secundário). E aceitei com absoluta convicção! Se preferia não ser vacinado? Preferia, tal como preferia que não houvesse pandemia e que tudo isto não passasse de uma brincadeira de extremo mau gosto. Mas lá vou dar o braço à pica, a bem da imunidade de grupo e com a certeza que estar vivo é correr sempre o risco de morrer e que esse risco é bem maior quando me desloco na via pública para a escola diariamente do que sujeitando-me à vacinação. E também com a certeza que corro mais riscos ao não ser vacinado do que ao ser vacinado.
Na remota hipótese de algo correr mal, fica aqui a frase para o meu epitáfio: "Aqui jaz quem acreditou na Ciência e no Conhecimento e teve a «sorte» de ser um em mais de um milhão a quem a Química da Vida pregou uma partida!"

vão ver o que se dizia da vacina da gripe dos porcos de 2009-2010....
que dava doenças do sono e outras complicações.

tomei-a e até hoje ainda estou pra ver.

Se conseguirmos manter a coisa abaixo dos 1000 casos diários, acho que o SNS pode aguentar, mais, duvido.

Isso é verdade se ninguém estiver imunizado. Se a população acima dos 60 anos estiver imunizada seriam necessários muito mais casos para que o SNS entrasse em rutura.
Segundo a previsão das autoridades o número de doses a distribuir até ao final de maio são suficientes para vacinar pelo menos com a 1ª dose toda a população acima dos 60 anos. Se esta premissa for cumprida e não houver nenhuma estirpe que contorne o efeito imunitário da vacina, nunca mais o SNS entrará em rutura devido à Covid-19.

Isso é verdade se ninguém estiver imunizado. Se a população acima dos 60 anos estiver imunizada seriam necessários muito mais casos para que o SNS entrasse em rutura.
Segundo a previsão das autoridades o número de doses a distribuir até ao final de maio são suficientes para vacinar pelo menos com a 1ª dose toda a população acima dos 60 anos. Se esta premissa for cumprida e não houver nenhuma estirpe que contorne o efeito imunitário da vacina, nunca mais o SNS entrará em rutura devido à Covid-19.

Apenas 14% da população entre os 65-79 anos levou a 1ª dose e apenas 3% levou a inoculação completa. No final de Janeiro, no pico de internamentos em UCI, apenas 2% dos doentes internados tinha mais de 80 anos.

Apenas 14% da população entre os 65-79 anos levou a 1ª dose e apenas 3% levou a inoculação completa. No final de Janeiro, no pico de internamentos em UCI, apenas 2% dos doentes internados tinha mais de 80 anos.

2% dos doentes em cuidados intensivos, porque nem os levavam para lá.
Há 1,5 milhões de pessoas entre os 65 e os 79 anos. A partir de maio deverão ministradas 100 000 vacinas por dia, logo durante o mês de maio serão dadas 3,0 milhões de vacinas. Dá, à vontade, para vacinar com a 1ª dose toda a população com mais de 65 anos que queira ser vacinada.

Há 1,5 milhões de pessoas entre os 65 e os 79 anos. A partir de maio deverão ministradas 100 000 vacinas por dia, logo durante o mês de maio serão dadas 3,0 milhões de vacinas. Dá, à vontade, para vacinar com a 1ª dose toda a população com mais de 65 anos que queira ser vacinada.
1,5 milhões era em 2019, agora deverá ser umas centenas de milhar a mais. Mas parece-me perfeitamente fazível SE as vacinas chegarem cá...

• Gosto

Os grupos de risco são todos os maiores de 40 anos, são os grupos onde a mortalidade é relevante.

O ideal era termos os maiores de 40 vacinados até ao final do Verão.

• Gosto
  • Gosto
Direção-Geral da Saúde "recomenda administração da vacina da AstraZeneca a pessoas com mais de 60 anos"

https://24.sapo.pt/atualidade/artig...-astrazeneca-a-populacao-com-menos-de-60-anos

A grande vantagem desta decisão é que agora temos centenas de milhares de doses da vacina da AZ que só podem ser ministradas àqueles que de facto mais necessitam dela. Pode ser que assim se termine de vacinar aqueles que têm mais risco de doença grave de forma célere.

Sobre a vacinação, só queria dizer uma coisa: quanto mais rápido vacinarem, melhor... Não era em abril que diziam que iam vacinar 100.000 pessoas por dia? No passado dia 7 de abril, a média semanal tinha sido de 38.780 pessoas... :intrigante: