Pandemia da COVID-19 2021

Acreditando que o virus passe a ser endémico e que não vá desaparecer propriamente, acredito que os indicadores onde possamos notar diferenças a partir do outono é nas mortes e nos internamentos :)

Quando se tornar endémico e todos estejamos imunizados é irrelevante estar a contar o número de casos e fazer testes será apenas deitar dinheiro fora. Nesse momento até é preferível deixar o vírus circular à vontade para manter a imunidade da população, tal como acontece com outros vírus respiratórios.
Acho que neste momento já se está a sentir o efeito da vacinação no número de mortos. Estamos com um número de casos superior ao que tivemos durante todo o verão passado, mas temos tido menos mortes, sendo que algumas delas ainda deverão ser de internados de longa duração que permaneceram hospitalizados desde o inverno.

:rolleyes:

Marcelo lança dúvida sobre fim de emergência em maio.

Desapareceu o tom otimista com que, há duas semanas, Marcelo Rebelo de Sousa renovou o estado de emergência.

Na carta enviada aos deputados a 24 de março, o presidente da República via "a situação a evoluir favoravelmente". Na missiva desta terça-feira, em que propõe prolongar o estado de exceção até 30 de abril, o tom é frio: nenhuma referência a uma evolução positiva, nem ao impacto das medidas do Governo. Com uma referência ao "faseamento do plano de desconfinamento", que já constava no texto anterior, o pedido de renovação será aprovado na quarta-feira no Parlamento, com o apoio do PSD. Às 20 horas, o presidente fala ao país.

https://www.jn.pt/nacional/marcelo-lanca-duvida-sobre-fim-de-emergencia-em-maio-13567245.html

Acho que é melhor prolongar o estado de emergência até ao dia 22/12/2021, para salvar o Natal...:rolleyes:

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
5AY9PqO.png

É expectável que haja ansiedade relativamente ao desconfinamento porque em anteriores ocasiões houve otimismo excessivo e irrealista.

O estado de emergência pode não terminar no final deste mês mas dificilmente persistirá após Junho. E não é porque foi o que aconteceu no ano passado mas sim porque a vacinação, tempo mais quente e imunidade adquirida eventualmente servirão para algo.

Da mesma maneira que raras complicações das vacinas são enfatizadas, também ainda deve demorar mais um pouco até que o COVID seja lidado como uma típica gripe: Sempre problemática mas (já) não augura o apocalipse.

Escrito isto, o Tegnell continua a ser bronco (:D) e os confinamentos funcionam. Mas não são milagrosos por diversos motivos.

Última edição:
  • Gosto
Pronto, mais atrasos na vacinação. :wacko:

Johnson & Johnson anuncia que vai atrasar distribuição na Europa

Anúncio feito pouco depois dos reguladores norte-americanos de Saúde terem suspendido a imunização com o fármaco da Jenssen, enquanto se investigam seis casos de doentes com formação do coágulos.

Fonte

• Gosto
The Danish Health Authority confirmed on Wednesday it would halt entirely the use of the AstraZeneca Covid-19 vaccine in its inoculation programme.

“The Danish Health Authority has decided to continue the vaccination against COVID-19 without the vaccine from AstraZeneca,” it said in a statement.

A Dinamarca corta o mal pela raíz. E tendo em conta a instabilidade nas entregas, se calhar é o melhor que faz.

• Gosto
Pronto, mais atrasos na vacinação. :wacko:

Johnson & Johnson anuncia que vai atrasar distribuição na Europa

Anúncio feito pouco depois dos reguladores norte-americanos de Saúde terem suspendido a imunização com o fármaco da Jenssen, enquanto se investigam seis casos de doentes com formação do coágulos.

Fonte

Parece-me uma tentativa de esconder problemas na producao. 15 milhoes de doses tiveram de ser inutilizadas por causa de um erro de producao em Fevereiro nos EUA. E se calhar existe pressao para usar as doses produzidas na Bélgica. Sim porque as doses usadas na Europa sao produzidas na Bélgica. Caso contrário, nao vejo como um atraso na distribuicao esteja relacionada com a suspensao da vacina nos EUA. Na Europa ela nao está suspensa.

A minha mãe levou a da Pfizer na 2ª. fª. e só se tem queixado de uma ligeira dor no sítio (coisa pouca, que nem quis pôr gelo, como lhe aconselharam).
Agora, a 2ª dose dela é com cerca de 3-4 semanas de intervalo, enquanto a minha está indicada para 3 meses depois.... :hmm:

Edit: o meu pai levou a da Moderna e vai levar agora a 2ª dose, com cerca de um mês de intervalo, como a da Pfizer.

• Gosto
Boas, Cláudia,

Correu tudo bem, obrigado: não dei sequer pela picada e não tive absolutamente nenhum efeito colateral até hoje!

Que bom! A minha mãe, até agora, também nada. Mas ainda só foi ontem de manhã. A ver vamos. O meu pai e tio já levaram as duas doses da Pfizer e nem um nem outro tiveram qualquer sintoma. Os pais de uma amiga levaram a primeira dose da Moderna e também nada.

• Gosto
Reactions: Tonton