Pandemia da COVID-19 2021

Que bom! A minha mãe, até agora, também nada. Mas ainda só foi ontem de manhã. A ver vamos. O meu pai e tio já levaram as duas doses da Pfizer e nem um nem outro tiveram qualquer sintoma. Os pais de uma amiga levaram a primeira dose da Moderna e também nada.

A minha madrinha educadora de infancia levou ha 2 semanas a da AstraZeneca e teve algumas dores musculares; e disse-me que algumas colegas dela tiveram febre e mais sintomas tipicos de gripe. A minha avó já levou as duas doses da Pfizer e nao teve efeitos nenhuns secundários.

Os meus pais foram vacinados com a Pfizer, no passado Sábado, e não apresentaram quaisquer sintomas até agora. A minha sogra foi vacinada com a Astrazeneca, na passada 3a feira, e apresenta dores musculares e articulares generalizadas, bem como febre alta (39,7C) ontem.

Aqui na Aldeia de Azinhoso sei de pessoas que já tomaram a primeira dose da Pfeizer e não tiveram sintomas nenhuns, nem reacção alérgica, aliás alguns até foram hoje tomar a segunda dose a Mogadouro.

Já da Astrazeneca, o administrador do Condomínio do meu prédio tomou há uns dias, não teve reacção nos primeiros 30 minutos, mas no dia seguinte nem se conseguia levantar da cama com dores articulares e os músculos pareciam presos, febre acima dos 39ºc, no entanto, assim como vieram esses sintomas, rapidamente desapareceram, e no dia seguinte já não tinha nada, mas ainda foram quase 24 horas de mal estar generalizado...... :unsure:

Aqui na Aldeia de Azinhoso sei de pessoas que já tomaram a primeira dose da Pfeizer e não tiveram sintomas nenhuns, nem reacção alérgica, aliás alguns até foram hoje tomar a segunda dose a Mogadouro.

Já da Astrazeneca, o administrador do Condomínio do meu prédio tomou há uns dias, não teve reacção nos primeiros 30 minutos, mas no dia seguinte nem se conseguia levantar da cama com dores articulares e os músculos pareciam presos, febre acima dos 39ºc, no entanto, assim como vieram esses sintomas, rapidamente desapareceram, e no dia seguinte já não tinha nada, mas ainda foram quase 24 horas de mal estar generalizado...... :unsure:

A minha mãe tomou a da AZ e sentiu apenas dores no corpo que passaram com Paracetamol. Mas conheço um caso de uma pessoa com aprox. 50 anos que tomou a da AZ e teve quase 40ºC de febre.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
@N_Fig E nem é só isso... Na última semana até tivemos uma descida no número de casos, bem como uma diminuição nas hospitalizações. Até mesmo o Algarve já teve uma redução do R(t), que agora anda à volta de 1,0.
De facto não entendo mesmo de onde vem esta preocupação e este pessimismo todo... :eek:

@N_Fig E nem é só isso... Na última semana até tivemos uma descida no número de casos, bem como uma diminuição nas hospitalizações. Até mesmo o Algarve já teve uma redução do R(t), que agora anda à volta de 1,0.
De facto não entendo mesmo de onde vem esta preocupação e este pessimismo todo... :eek:

Como se costuma dizer: "Casa roubada, trancas na porta!"
Será esse o motivo.

Mas infelizmente não funciona assim. Claro que é bom que haja alguma cautela, mas começa finalmente a tornar-se óbvio que já existe um bom efeito da vacinação dos grupos de maior risco. Portanto claro que o nº de casos agora, mesmo que suba muito, nunca terá tanto impacto em nº de hospitalizações e de mortes, comparado com o que se passou em Janeiro. Claro que também não é para descuidar totalmente, pois na faixa abaixo dos 50-70 anos (já com risco razoável) e nas <50 com comorbilidades ainda há muito pouca gente vacinada, portanto um descontrolo dos casos iria na mesma ter um impacto "bastante doloroso".

Mas claro que chega a altura de começar a repensar os critérios, sem ser apenas com o Rt e com a incidência, pois esses números já não se vão traduzir no mesmo que antes da vacinação.

Mas não deixa de ser revoltante agora tanto cuidado e preocupação com os indicadores, depois do total desleixo e irresponsabilidade de quem geriu isto até acontecer a tragédia de Janeiro.

Tivesse havido bem que apenas metade das restrições e cuidados que se está a ter agora durante aquele ridículo mês de Dezembro, culminando no patético adiar do inevitável no início de Janeiro, e provavelmente milhares de vidas teriam sido poupadas...
...Ou então não, porque à bom "tuga", se tivéssemos evitado a desgraça de Janeiro, ela viria depois, como sempre à espera que cá não chegasse, e a "deixar andar"...

Para mim é simples, fomos surpreendidos por duas vagas uma a seguir à outra, é um erro menosprezar este vírus.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Só um? Não existe dia em que a DGS não cometa uma gaffe. :lol:

Alandroal tem 4 casos activos, mas não avança no desconfinamento. :D

Por exemplo, o meu concelho está em alerta, mas a maioria dos casos são em escolas, mas avança para a próxima fase e abrem as escolas todas. :D

Portanto, quem tem negócios é que está lixado, mas a escola que é um veículo de transmissão continuam abertas e vão abrir mais, daqui a 15 dias se a coisa correr mal volta-se a fechar que não existe problema nenhum, mas não existe negócio que resista aos avanços e recuos do governo sem sentido nenhum, agora existe menos casos do que no Natal, mas aí foi tudo ao molhe e fé em Deus, agora cortaram o risco para metade e vamos começar a dança para a frente e recua, um passo ao lado e pimba tudo confinado:D

E o pré escolar já abriu há mais de 3 semanas...

"começamos" a perceber se são as escolas os vectores de propagação Principais... Ou os cafés, lojas, restaurantes a volta delas...