Pandemia da COVID-19 2021

Começa a notar-se nova tendência decrescente no número de novos casos, impulsionada maioritariamente pela região de LVT que atingiu hoje a média a 7 dias mais baixa desde início de setembro passado. Situação totalmente estabilizada nas restantes regiões do continente (Rt entre 0,99 e 1,01) com excepção do Norte onde é notório o aumento de novos casos, embora com uma incidência ainda muito reduzida (70).

Há, alegadamente, 25300 casos activos, o que significa que todas as pessoas que testaram positivo nos últimos 47 dias ainda têm a doença... Enfim...

Esta história dos municípios muito pequenos serem prejudicados pela fórmula seria um problema muito menor se nós tivéssemos feito uma reforma e acabado com os concelhos com menos de 3000/4000 pessoas, mas isso os presidentes dessas câmaras já não acham muita piada...

Esta história dos municípios muito pequenos serem prejudicados pela fórmula seria um problema muito menor se nós tivéssemos feito uma reforma e acabado com os concelhos com menos de 3000/4000 pessoas, mas isso os presidentes dessas câmaras já não acham muita piada...

Há uma alternativa mais simples. Dotar as ARS do Continente de mais autonomia para determinar as zonas de risco e medidas de mitigação locais, à semelhança do que acontece com as DRS das regiões autónomas. Medidas deste calibre em pequenos concelhos não podem ser decididas a partir de uma "central de monitorização de incidência" localizada em Lisboa, muito menos de uma central que sistematicamente faz mal as contas.

Há uma alternativa mais simples. Dotar as ARS do Continente de mais autonomia para determinar as zonas de risco e medidas de mitigação locais, à semelhança do que acontece com as DRS das regiões autónomas. Medidas deste calibre em pequenos concelhos não podem ser decididas a partir de uma "central de monitorização de incidência" localizada em Lisboa, muito menos de uma central que sistematicamente faz mal as contas.
Claro, isso seria mais fácil no caso específico da Covid, e não entendo porque não é feito. Mas a reforma continua a ser importante, principalmente porque a tendência demográfica é para um concelho com por exemplo 2500 pessoas nem 1000 pessoas ter daqui a poucas décadas

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Posso estar enganada mas cheira-me que já há influência visível da vacinação que, verdade seja dita, está a correr muito bem. Todas as pessoas que conheço na casa dos oitentas e setentas estão vacinadas e uma ou outra dos sessentas também. Houvesse vacinas com fartura que isto andava num instante.

Posso estar enganada mas cheira-me que já há influência visível da vacinação que, verdade seja dita, está a correr muito bem. Todas as pessoas que conheço na casa dos oitentas e setentas estão vacinadas e uma ou outra dos sessentas também. Houvesse vacinas com fartura que isto andava num instante.
A minha mãe tem 70 e ainda não foi sequer convocada para a vacina.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial