Pandemia da COVID-19 2021

A minha mãe tem 70 e ainda não foi sequer convocada para a vacina.

Liguem para o centro de saúde para confirmar dados. Todas as pessoas das minhas relações com essa idade já levaram pelo menos uma dose. Na casa dos oitentas (pai, tio, tia, mãe de primo e vizinha) já todos levaram as duas doses. A mãe da minha colega tem 68 e daqui por 2 semanas vai levar a segunda dose (da Moderna).

Liguem para o centro de saúde para confirmar dados. Todas as pessoas das minhas relações com essa idade já levaram pelo menos uma dose. Na casa dos oitentas (pai, tio, tia, mãe de primo e vizinha) já todos levaram as duas doses. A mãe da minha colega tem 68 e daqui por 2 semanas vai levar a segunda dose (da Moderna).

Dá-me ideia que os concelhos com menor população estão mais adiantados na vacinação. Tenho conhecimento que em alguns concelhos do interior já quase todos os maiores de 70 foram chamados, enquanto que na Grande Lisboa ainda estão a chamar os de 70 e muitos, e só começaram na semana passada.

Dá-me ideia que os concelhos com menor população estão mais adiantados na vacinação. Tenho conhecimento que em alguns concelhos do interior já quase todos os maiores de 70 foram chamados, enquanto que na Grande Lisboa ainda estão a chamar os de 70 e muitos, e só começaram na semana passada.
Até pode ser verdade, mas Viseu não é um concelho típico do interior com menos de 10000 pessoas, se as coisas lá estão avançadas é bom sinal

Isso faz algum sentido mas por Viseu a coisa está a correr bastante bem e somos um concelho de tamanho razoável. Os meus tios e mãe do primo estão na Figueira mas amigos dos meus pais de idade semelhante já estão todos protegidos, pelo menos parcialmente. Eu não fiz absolutamente nada a não ser ligar para o centro de saúde para garantir que os dados estavam actualizados e que os meus pais não eram esquecidos.

Posso estar enganada mas cheira-me que já há influência visível da vacinação que, verdade seja dita, está a correr muito bem. Todas as pessoas que conheço na casa dos oitentas e setentas estão vacinadas e uma ou outra dos sessentas também. Houvesse vacinas com fartura que isto andava num instante.

Nao sei se haverá assim ainda tanto impacto da vacina. A Hungria que tem uma taxa de vacinacao muito superior a nossa, continua com uma média de casos altissima e mortes a rondar os 200 por dia. Como é que é possível?

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Como é que é possível?

-> https://translate.google.com/transl...oltott-2680-az-uj-fertozott-elhunyt-197-beteg + https://hungarytoday.hu/hungary-third-wave-death-rate-covid-deaths-coronavirus/

No detailed efficacy data of Sinopharm’s COVID-19 vaccine has been publicly released but its developer, Beijing Biological Products Institute, a unit of Sinopharm subsidiary China National Biotec Group (CNBG), said the vaccine was 79.34% effective in preventing people from developing the disease based on interim data.

Hungary, on the other hand, while having inoculated a large part of people aged between 50-79, has only inoculated 53 percent of its population aged 80 and above. This could have likely contributed to the fact that among the last 200 deaths in Hungary, 142 were people above the age of 70.

Nao sei se haverá assim ainda tanto impacto da vacina. A Hungria que tem uma taxa de vacinacao muito superior a nossa, continua com uma média de casos altissima e mortes a rondar os 200 por dia. Como é que é possível?

Eu não disse 'assim tanto'. Disse que achava que já havia efeito. Aliás, no grupo dos oitentas isso é óbvio! Basta olhar para os óbitos e o que se passa nos lares.
Quanto à Hungria, não sei. Se os mais novos fizeram asneira em barda, por mais que uma boa parte da população esteja vacinada, é complicado. Que vacinas têm usado?

Hoje tive conhecimento de mais duas pessoas conhecidas, daqui, na casa dos setenta que já estão vacinados. Ou melhor, está só uma porque a outra recusou a Astrazeneca. Mas foi chamada. Não está vacinada porque não quis.

Grosso modo, um quinto do people. Not bad. Obviamente, algum peso já terá, principalmente nos mais velhos.
Dito isto, não estou a gostar dos internamentos mas esperemos que seja só episódico.