397 em internamento e 110 em UCI, -32 e -3 respetivamente, em relação a ontem.Como é que estamos de internamentos? Estou no trabalho.
397 em internamento e 110 em UCI, -32 e -3 respetivamente, em relação a ontem.
Portugal com mais uma morte e 610 novos casos de covid-19
Já passaram 2 semanas desde a Páscoa e a situação continua estabilizada. Agora é ir vendo como corre a situação devido à terceira fase do desconfinamento. Já se estava à espera até demais das filas nos Centros Comerciais.
No Ensino Superior, se fizerem testagem massiva como o Politécnico de Leiria, também podem prevenir muitos surtos. Refiro o IPL porque estudo lá e tenho conhecimento da situação, mas o Politécnico de Portalegre vai fazer e outras instituições certamente que também.
Ontem, dos 63409 testes efetuados, 424 foram positivos. Hoje ainda não atualizaram a página, mas a taxa de positividade continua bastante baixa, felizmente.
Segundo a literatura a percentagem de falsos positivos nos testes PCR varia entre 0,5% e 0,8%. Não sei qual é nos testes rápidos, mas se for semelhante, em 63 mil testes apareceriam entre 315 e 504 falsos positivos. Estaríamos com uma média diária de casos dentro da margem de erro da probabilidade da ocorrência de falsos positivos. É muito provável que os casos positivos actuais estejam a ser largamente sobrestimados...
A % típica de falsos positivos não se deve aplicar aos casos detectados como positivos? Ou seja, dos 424 casos detectados ontem, há uma probabilidade de 2.1 a 3.4 casos serem falsos positivos. Acho que não faz muito sentido alegar que potencialmente nenhum dos casos é um positivo real porque o número de casos detectados está dentro do intervalo de erro de falsos positivos para aquela quantidade de testes...
Não, esse valor refere-se ao universo absoluto. Se testares 1000 pessoas sem Covid-19, em princípio terás 5 a 8 testes positivos.