Pandemia da COVID-19 2021

Liguem para o centro de saúde para confirmar dados. Todas as pessoas das minhas relações com essa idade já levaram pelo menos uma dose. Na casa dos oitentas (pai, tio, tia, mãe de primo e vizinha) já todos levaram as duas doses. A mãe da minha colega tem 68 e daqui por 2 semanas vai levar a segunda dose (da Moderna).
Ligaram à coisa de uma hora, para ir levar a vacina na segunda-feira.

EDIT:
Tenho a sensação que os concelhos com maior incidência têm prioridade, acho que está bem assim. CB tem uma incidência de 10 casos por 100 mil.

• Gosto
Reactions: ClaudiaRM

EDIT:
Tenho a sensação que os concelhos com maior incidência têm prioridade, acho que está bem assim. CB tem uma incidência de 10 casos por 100 mil.
O motivo nao será esse. Desde o início da vacinação que as regiões com menos densidade populacional são aquelas com maior ritmo de vacinação. Daí os relatos generalizados, e bem patentes aqui no forum também, que há regiões em que muita gente com mais de 65 anos já foi contatada e noutros sitios (em Lisboa por exemplo é muito ouvido) ainda há muita gente de idades acima que não recebeu a vacina.

O motivo nao será esse. Desde o início da vacinação que as regiões com menos densidade populacional são aquelas com maior ritmo de vacinação. Daí os relatos generalizados, e bem patentes aqui no forum também, que há regiões em que muita gente com mais de 65 anos já foi contatada e noutros sitios (em Lisboa por exemplo é muito ouvido) ainda há muita gente de idades acima que não recebeu a vacina.
Mas vacinar pessoas com 66 anos em Castelo Branco quando há pessoas de 80 em Lisboa por vacinar não me parece uma boa tática

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Desconfinar. Sim ou não?

uIxjQhf.png

pjqGhRz.png

EDIT:

Fico muito contente.
Aqui está a andar bem mais depressa do que eu alguma vez imaginei no final de Dezembro. Das pessoas que conheço e a quem perguntei (e atenção que isto é apenas a minha experiência), acima dos setenta já foram todas ou vacinadas ou contactadas para vacinação. E até a mãe de uma colega que tem 68 já levou a primeira dose e tem a segunda agendada para o próximo dia 4. Faz na terça duas semanas que a minha mãe levou a segunda dose da Astrazeneca e, até agora, tudo ok. Zero sintomas e zero complicações. Eu pagava para ser vacinada já, fosse com qual fosse. No outro dia fui tomar café com uma amiga pela primeira vez em um ano e um mês e não consegui abstrair-me da coisa, apesar de ela ter tido Covid e, à partida, estar protegida. Já nem sabia estar dentro de um café...

Mais 283,794 novos casos na India (fora os casos que não são alvo de diagnóstico que não deverão ser poucos).
Situação muito descontrolada por lá.
Brasil e India são agora um autentico barril de polvora para o aparecimento de novas estirpes. Uma séria ameaça à eficacia das vacinas que estão a ser administradas por todo o mundo.

• Gosto
Há uns tempos lembro-me de ter vindo aqui dizer que, enquanto Espanha formasse uma espécie de "tampão", a quarta vaga não iria ser notada por cá (tirando talvez um aumento da incidência numa região ou noutra). De facto, foi isso mesmo que aconteceu: esta quarta vaga começou na Europa de Leste, influenciada pelo aumento da variante britânica da COVID (relacionada também com o surto que Portugal teve em janeiro e fevereiro), espalhou-se à Europa Central e França e só duas semanas depois é que começou a incidência a subir em Espanha, mas de forma altamente controlada (não tendo nada a ver com a situação no país em janeiro) e em regiões mais a nordeste (ou seja, não tanto na Raia). Estas eram as incidências nas províncias raianas a Portugal, na passada sexta-feira: :eek:
  • Pontevedra: 105,03 (+)
  • Ourense: 71,74 (+)
  • Zamora: 123,69 (-)
  • Salamanca: 178,59 (-)
  • Cáceres: 113,82 (-)
  • Badajoz: 128,84 (-)
  • Huelva: 235,94 (-)
A acrescentar a isto, vale a pena salientar que a quarta vaga em Espanha já atingiu o pico e, neste momento, a maioria das comunidades autónomas (tirando a Galiza, Cantábria e o País Basco) tiveram uma redução da incidência nos últimos 5 dias. :thumbsup:

Brasil e India são agora um autentico barril de polvora para o aparecimento de novas estirpes. Uma séria ameaça à eficacia das vacinas que estão a ser administradas por todo o mundo.

Há demasiada alusão a isso nas notícias, especialmente em relação ao Brasil.

Irão e Paquistão, por exemplo, também podem ser incluídos no lote. Ou a Turquia e muitos outros países.

• Gosto
Há demasiada alusão a isso nas notícias, especialmente em relação ao Brasil.

Irão e Paquistão, por exemplo, também podem ser incluídos no lote. Ou a Turquia e muitos outros países.
Só falam principalmente do Brasil por causa das estirpes perigosas que circulam por lá. Nomeadamente a de Manaus.

Estão a falecer cada vez mais jovens com menos de 30 anos por lá (Reportagem RTP1).