Pandemia da COVID-19 2021

O Governo falhou hoje de forma mais grave (incomparavel) que no Natal...e falha principalmente porque não tem coragem politica, social e institucional de tratar a AML como deveria ser tratada, isto é, impedir circulação entre concelhos, decretar o fecho do comercio/restauração ás 13h impedir os ajuntamentos!
Resultado disto? Vai o país todo pagar isto, por falta de coragem e com o respaldo de toda a classe politica!
Se o desgoverno no Natal me fez duvidar da capacidade de governo do Primeiro Ministro, agora confirmou a total falta de autoridade deste e das restantes Instituições!
Vergonhosa a falta de coragem em tratar esta situação como deve ser tratada! Vai com 15 dias de atraso...
 
  • Gosto
Reactions: Mamede e RStorm
Fechar grande Lisboa para proteger o país. “É como querer parar o vento com as mãos”

No próximo fim-de-semana a circulação para dentro e para fora da Área Metropolitana de Lisboa está proibida. Especialistas admitem que a medida possa ter algum tipo de efeito, mas não o suficiente para travar a expansão de casos.

O anúncio foi feito após o Conselho de Ministros: no próximo fim-de-semana a circulação para dentro e para fora da Área Metropolitana de Lisboa está proibida. O principal objectivo da medida, que entra em vigor às 15h00 desta sexta-feira e termina às 6h00 de segunda-feira, é um. “É muito mais uma medida de protecção do resto do país, para não estender o fenómeno em Lisboa para outras regiões”

https://www.publico.pt/2021/06/18/s...proteger-pais-querer-parar-vento-maos-1966964
 
Recebi a SMS para me vacinar já na próxima segunda-feira. Bem antes da abertura das marcações para a minha faixa etária... Pelos vistos há coisas que em Portugal funcionam bem!

Isto da vacinação é um bom exemplo. Da malta que me rodeia, não há qualquer queixa. Eu sou de hoje a oito mas agendei.
 
Pelos vistos, após a vacinação completa, apenas 1350 pessoas ficaram infetadas e 5 morreram. Tendo em conta que há 2,6 milhões de portugueses com a vacinação completa, isto dá uma probabilidade de 0,05% de ser infetado com a COVID e de 0,0002% de morrer com a COVID após ter sido infetado depois da vacinação completa. São dados bastante promissores até, já que as pessoas que estão a ser infetadas neste momento são de faixas etárias mais novas e mal estas estejam vacinadas o número de contágios deverá cair de forma brusca, como já aconteceu em Malta ou Israel... :D
 
Pelos vistos, após a vacinação completa, apenas 1350 pessoas ficaram infetadas e 5 morreram. Tendo em conta que há 2,6 milhões de portugueses com a vacinação completa, isto dá uma probabilidade de 0,05% de ser infetado com a COVID e de 0,0002% de morrer com a COVID após ter sido infetado depois da vacinação completa. São dados bastante promissores até, já que as pessoas que estão a ser infetadas neste momento são de faixas etárias mais novas e mal estas estejam vacinadas o número de contágios deverá cair de forma brusca, como já aconteceu em Malta ou Israel... :D

O principal problema em Portugal, tal como em Inglaterra, é que existe uma larga franja da população de risco (>65) que foi vacinada com Astrazeneca e ainda só tem uma dose. Os países que têm uma distribuição mais heterogénea da vacinação (vacinaram grupos de população activa e com uma cadência menor nos mais idosos) têm incidências mais controladas e baixas. Dos 75000 casos da variante indiana em Inglaterra, 806 foram hospitalizados dos quais 198 tinham 1 dose da vacina e 84 tinham as duas doses.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
O próprio PM realçou hoje que Portugal está alinhado com o RU, quer em termos de proporção das variantes quer em termos do aumento da incidência. A diferença é que no RU, 45% da população já está completamente vacinada e em Portugal apenas 25%. A questão merece excepcional precaução se pensarmos que onde a incidência (e provável presença da variantr) é mais elevada (LVT), é também a região onde a taxa de vacinação é mais baixa (apenas 20%). O esforço não deveria estar centrado em apenas impedir o extravasar do aumento de incidência para fora das fronteiras de LVT mas sim também conter dentro das fronteiras de LVT.
 
Resumo da situação atual :buh:
- Norte, Madeira e Açores: situação estável na incidência;
- Centro e Alentejo: crescimento na última semana superior que nas anteriores;
- Algarve: situação a piorar rapidamente;
- Lisboa e Vale do Tejo: idem...
5262mSQh.png


Tendo em conta as incidências publicadas pelos vários países da UE e o facto de os dados da ECDC terem algum atraso, o nosso país já deverá ter, neste momento, a maior incidência de casos da UE, com um valor de 111,4 casos. Mais alto na Europa só mesmo o Reino Unido... A região de Lisboa também deve ser a que tem maior incidência de casos em toda a UE, já que hoje bateu os 251 casos de COVID por 100.000 habitantes. :unsure:
 
Costa diz que números mostram que país não está a controlar a pandemia.

O primeiro-ministro, António Costa, considera "fundamental" conter o aumento de casos de covid-19 na região de Lisboa e evitar a sua propagação ao resto do país, para que Portugal não caia no "vermelho" em pleno verão.

https://www.jn.pt/nacional/costa-di...nao-esta-a-controlar-a-pandemia-13850676.html

Não é o País inteiro Sr Costa, mas sim Lisboa e Vale do Tejo...e também com medidas tardias, pouco assertivas...a juntar a isto a irresponsabilidade das pessoas... claro que estando mal numa zona, as hipótesses de se espalhar a outros locais ou ao Pais Inteiro são maiores... ainda bem que "fecha Lisboa" ao fim de semana, que, como sabemos, é quando o vírus ataca mais...:unsure:

Hoje:

Esta sexta-feira há quatro mortos por covid-19 e mais 1298 infeções pelo novo coronavírus. Incidência subiu de 91 para 100,2 e o Rt aumentou para 1,14

Nos hospitais, a tendência também é crescente, com o número de internados a subir pelo sétimo dia consecutivo. Há agora 391 doentes hospitalizados (mais 27), entre os quais 94 em unidades de cuidados intensivos, mais seis do que ontem. Desde abril que não havia tantos doentes internados.

https://www.jn.pt/nacional/incidenc...m-mais-de-mil-casos-de-covid-19-13850066.html

Quatro mortes e 1298 casos de covid-19. Concelho de Lisboa com 306 casos por 100 mil habitantes

Lisboa com mais de 60% dos novos casos desta quinta-feira. R(t) e incidência voltam a subir. Há três dias consecutivos que Portugal regista mais de mil casos diários. Há mais 27 pessoas internadas.

https://www.publico.pt/2021/06/18/s...oes-diarias-ha-tres-dias-consecutivos-1967035
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
O mesmo lar que em Janeiro/Fevereiro em que a maioria teve Covid, agora mesmo com a maioria das pessoas vacinadas, já tem um surto com 21 casos activos.
Se conseguirem provar que são casos da variante indiana, acho que a resposta é fácil de encontrar:
Os artigos, publicados na revista científica The Lancet e na Public Health England, apontam para uma proteção de 79% contra a variante Delta, no caso da vacina da Pfizer/BioNTech, e de 60% com o fármaco da Oxford/AstraZeneca.
https://sicnoticias.pt/especiais/co...e-Delta-e-mais-resistente-as-vacinas-78bdb269

Vale a pena, no entanto, relembrar que a vacina da gripe tem uma eficácia inferior a 50%. :D