Pandemia da COVID-19 2021

Fui vacinado com a vacina da Jenssen, de apenas uma toma.
Apesar do paracetamol preventivo, não me livrei da febre, nem de sentir o "corpo quebrado" e sem energia, como se estivesse a "chocar" uma constipação.

O meu primo também tomou essa mas não sentiu nada. Ele tem mais de 60 e normalmente nas pessoas mais velhas costuma haver menos sintomas.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Quarta onda pandémica atinge Lisboa e ameaça alastrar a outras regiões

Capital deve passar nesta semana o limiar dos 480 casos de contágio por 100 mil habitantes e Porto pode entrar em estado de alerta. Relatório da DGS confirma subida.

Lisboa está com 402 casos de covid-19 a 14 dias por 100 mil habitantes e vai passar o limiar dos 480 nesta semana, devendo recuar duas fases no desconfinamento por estar há duas semanas acima dos 240/100 mil. E no que resta da semana, quase todos os municípios em redor da capital vão passar a fasquia dos 240 casos, enquanto o Porto já passou os 120 por 100 mil e vai "engordar" a lista dos concelhos em estado de alerta.

O aviso é do matemático Carlos Antunes, um dos peritos em modelação da progressão da pandemia de covid-19 que mais se têm destacado nesta crise. Com um fator de transmissibilidade (Rt) de 1,2, "torna-se cada vez mais difícil controlar a infeção na capital e na região da AML" (Área Metropolitana de Lisboa), avisou ontem, na sua página na rede social Facebook, na véspera da reunião do Conselho de Ministros que deverá decidir novas medidas.

https://www.jn.pt/nacional/quarta-o..._source=push&utm_medium=mas&utm_term=13869326

Fernando Medina: “Critérios para recuar no desconfinamento devem ser avaliados”

Autarca diz que Lisboa vai recuar no desconfinamento, mas não concorda com os critérios que estão em vigor e diz que é preciso acelerar a vacinação. Sem desvendar ainda o seu futuro, garante que quer Costa no poder “para lá de 2023”.

https://www.publico.pt/2021/06/24/p...rios-recuar-desconfinamento-avaliados-1967719

Este, primeiro permite (e até incentiva/patrocina) certas coisas que embora não sejam 100% responsáveis pelo aumento de casos, certamente contribuíram para tal, além do péssimo exemplo......e depois volta atrás...é o que dá termos políticos sem capacidade de decisão, visão, antecipação...e claro sempre "de pernas abertas"... :unsure: Já não chegava isto e ainda são " pedinchões de mão estendida" a tudo que venha do estrangeiro...:thumbsup: Uma quarta vaga perfeitamente evitável assim as medidas fossem outras e não permitissem certas coisas...nem dessem maus exemplos... :unsure: Agora é correr atrás do prejuízo...veremos se isto não agrava muito mais... :unsure:

Última edição:
:rolleyes:

OxVtY4b.jpg

Mas os ajuntamentos não estão proibidos? Eu na foto vejo um ajuntamento e não é pequeno...E já agora, onde andam as máscaras e o distânciamento? :unsure: Pois...

Não são permitidos fogareiros na via pública, precisamente para não haverem ajuntamentos, mas isto já é permitido? A conclusão que se tira é que o perigo está nos fogareiros...:unsure:

Última edição:
  • Gosto
Mais medidas a fingir.
Portanto, deixa-se infetar toda a AML, pois os habitantes de toda AML podem circular entre os concelhos pertencentes à mesma.
Se estou em Lisboa e quero ir a um restaurante após as 15h30 e ao fim de semana, posso ir a Oeiras ou a Cascais e ir para lá espalhar o virus .
Sãos uns visionários estes senhores!

Mais medidas a fingir.
Portanto, deixa-se infetar toda a AML, pois os habitantes de toda AML podem circular entre os concelhos pertencentes à mesma.
Se estou em Lisboa e quero ir a um restaurante após as 15h30 e ao fim de semana, posso ir a Oeiras ou a Cascais e ir para lá espalhar o virus .
Sãos uns visionários estes senhores!
É isso e o facto de haver umas regras diferentes à semana e outras ao fim de semana...o vírus agora sabe distinguir se é quinta feira ou sábado. Fosse esta situação noutro local que não Lisboa, e já havia cerca sanitária, e não era pequena. A situação em Lisboa é muito grave, com risco potencial de se alastrar ao resto do País, ainda por cima falamos de uma variante perigosa e altamente transmissível ..:unsure:

Obviamente não basta criar uma cerca à AML para proteger o país. Como ouvi há dias, isto é como querer parar o vento com as mãos. Para proteger o país é necessário baixar a incidência na AML.

• Gosto
:lmao:

Ferro pede aos portugueses que "se desloquem de forma massiva" a Sevilha

Com a situação pandémica a piorar e vários concelhos a recuar no desconfinamento, incluindo Lisboa, Ferro Rodrigues recomendou aos portugueses, no rescaldo do empate com a França, no Euro2020, que se deslocassem de "forma massiva" para Sevilha, Espanha, onde a seleção nacional vai defrontar a Bélgica nos oitavos de final da prova.

"Espero que os portugueses se desloquem de forma massiva para o sul de Espanha e que possam apoiar uma grande vitória de Portugal nos oitavos de final deste campeonato da Europa", disse o presidente da Assembleia da República ao microfone da RTP3. Ferro disse ainda que vai estar presente no estádio em Sevilha, para apoiar a seleção.

Um dia depois destas declarações, o Conselho de Ministros decidiu parar o desconfinamento em Portugal e retroceder na reabertura de alguns concelhos. Lisboa, por exemplo, estará dois níveis atrás da generalidade do país. No fim do jogo em Sevilha, no dia 27 de junho, existirá ainda uma proibição de entrada e saída na Área Metropolitana de Lisboa, para quem não apresentar teste efetuado ou o certificado digital covid.

Questionada sobre as declarações de Ferro Rodrigues, a ministra Mariana Vieira da Silva, que anunciou as medidas, preferiu não as comentar.

https://www.jn.pt/desporto/canal/eu...quem-de-forma-massiva-a-sevilha-13871247.html

:D

É isso e o facto de haver umas regras diferentes à semana e outras ao fim de semana...o vírus agora sabe distinguir se é quinta feira ou sábado. Fosse esta situação noutro local que não Lisboa, e já havia cerca sanitária, e não era pequena. A situação em Lisboa é muito grave, com risco potencial de se alastrar ao resto do País, ainda por cima falamos de uma variante perigosa e altamente transmissível ..:unsure:

No Algarve, mais 130 casos e mais uma morte no concelho de Olhão.

O meu concelho hoje teve mais 21 casos, tem 106 casos activos que representa 240 casos por 100 mil habitantes, mas as regras continuam as mesmas, quando a situação é preocupante, mas é o deixa andar do governo, coloca em alerta com as mesmas medidas e continua a propagação do vírus, para a semana em vez de recuar um passo, recua dois passos.

Mas, também existem os autarcas algarvios, que estão mais preocupados com o turismo do que propriamente em controlarem a situação, querem que o governo suba o nº de habitantes para não haver confinamento, mas pelo andar, daqui a 1/2 semanas temos 10 concelhos no Algarve com medidas apertadas mas querem mais folga para o vírus propagar-se mais.

Albufeira, Loulé, Faro e Olhão representa 76.15% dos casos no Algarve.

• Gosto
A normalidade parecia ter regressado a Israel, mas a Delta também lhes está a trocar as voltas

https://24.sapo.pt/atualidade/artig...s-a-delta-tambem-lhes-esta-a-trocar-as-voltas

Esta parte da notícia é que me está a intrigar mais, embora não especifiquem se tinham uma ou duas doses, mesmo assim dá que pensar, até que ponto a Delta parece querer (e conseguir) contornar o efeito de forma total/parcial protector da vacina, que já se sabe nunca é 100% eficaz..:intrigante:

"No entanto, o país contabilizou, pelo terceiro dia consecutivo, mais de 100 novos contágios, um número que não era registado há vários meses e que está a ser associado à variante Delta (diagnosticada pela primeira vez na Índia). Assim, muitos dos infetados são agora pessoas que já estavam vacinadas contra a covid-19, situação que está a fazer soar os alarmes no país que se tornou, nos primeiros meses do ano, um dos líderes mundiais da vacinação contra a doença"

• Gosto