Pandemia da COVID-19 2021

"No entanto, o país contabilizou, pelo terceiro dia consecutivo, mais de 100 novos contágios, um número que não era registado há vários meses e que está a ser associado à variante Delta (diagnosticada pela primeira vez na Índia). Assim, muitos dos infetados são agora pessoas que já estavam vacinadas contra a covid-19, situação que está a fazer soar os alarmes no país que se tornou, nos primeiros meses do ano, um dos líderes mundiais da vacinação contra a doença"

A vacina não protege contra o teste PCR positivo, protege contra doença grave ou morte. Todos temos imunidade contra constipações e constipamo-nos várias vezes ao ano, não morremos é disso.

Esta parte da notícia é que me está a intrigar mais, embora não especifiquem se tinham uma ou duas doses, mesmo assim dá que pensar, até que ponto a Delta parece querer (e conseguir) contornar o efeito de forma total/parcial protector da vacina, que já se sabe nunca é 100% eficaz..:intrigante:

"No entanto, o país contabilizou, pelo terceiro dia consecutivo, mais de 100 novos contágios, um número que não era registado há vários meses e que está a ser associado à variante Delta (diagnosticada pela primeira vez na Índia). Assim, muitos dos infetados são agora pessoas que já estavam vacinadas contra a covid-19, situação que está a fazer soar os alarmes no país que se tornou, nos primeiros meses do ano, um dos líderes mundiais da vacinação contra a doença"
100 novos contágios numa população pouco menor que a nossa, e com o país praticamente todo aberto. Qual é a relevância disso? Isto é basicamente o melhor que nós já conseguimos, e sem nunca termos aberto de forma tão clara

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
100 novos contágios numa população pouco menor que a nossa, e com o país praticamente todo aberto. Qual é a relevância disso? Isto é basicamente o melhor que nós já conseguimos, e sem nunca termos aberto de forma tão clara
A minha questão não tem nada a ver com isso, mas sim com o facto da variante conseguir ou não ( e em que grau) contornar o efeito da vacina...claro que 100 casos ( para já) é muito pouco. Já se sabe que a vacina protege contra formas graves da doença, mas isso resulta plenamente com a Delta? Algo está muito mal em Portugal, pois com mais restrições consegue estar com uma quarta vaga e Israel tem pouquíssimos casos..e já abriu a sociedade mais que nós..porque será? :rolleyes:

Última edição:
  • Gosto
A minha questão não tem nada a ver com isso, mas sim com o facto da variante conseguir ou não ( e em que grau) contornar o efeito da vacina...claro que 100 casos ( para já) é muito pouco. Já se sabe que a vacina protege contra formas graves da doença, mas isso resulta plenamente com a Delta? Algo está muito mal em Portugal, pois com mais restrições consegue estar com uma quarta vaga e Israel tem pouquíssimos casos..e já abriu a sociedade mais que nós..porque será? :rolleyes:
Nós temos menos de 30% da população totalmente vacinada, Israel tem quase 60%, não é nenhum milagre. O que estava a criticar era a parte que tinhas posto a negrito: como é que uma amostra de 100 em milhões de pessoas leva logo a tanto alarme? Nem nos ensaios laboratoriais as vacinas tinham eficácia de 100%, nem 95%

• Gosto
Nós temos menos de 30% da população totalmente vacinada, Israel tem quase 60%, não é nenhum milagre. O que estava a criticar era a parte que tinhas posto a negrito: como é que uma amostra de 100 em milhões de pessoas leva logo a tanto alarme? Nem nos ensaios laboratoriais as vacinas tinham eficácia de 100%, nem 95%

O que está negrito é isto: Assim, muitos dos infetados são agora pessoas que já estavam vacinadas contra a covid-19, situação que está a fazer soar os alarmes no país. Dai ter questionado qual o impacto da Variante Delta na eficácia ( ou não da vacinação) leia-se em formas graves da doença.. e quem disse que está a fazer soar os alarmes (no País) é a noticia, não fui eu..

Já vi que ninguém sabe (eu também não) qual o impacto da variante Delta na eficácia da vacina, mas no futuro vai ( eventualmente) saber-se...mas não será cá em Portugal, que se esconde tudo... e o resultado está à vista...:thumbsup:

É isso e o facto de haver umas regras diferentes à semana e outras ao fim de semana...o vírus agora sabe distinguir se é quinta feira ou sábado. Fosse esta situação noutro local que não Lisboa, e já havia cerca sanitária, e não era pequena. A situação em Lisboa é muito grave, com risco potencial de se alastrar ao resto do País, ainda por cima falamos de uma variante perigosa e altamente transmissível ..:unsure:
Outra vez a mesma conversa... Epa, não consigo perceber a insistência com o vírus ao fim de semana e durante a semana, estamos fartos de saber que é aos fins de semana que as pessoas mais se juntam etc etc dai a diferença de medidas, não podemos comparar afluências a vários locais, tais como supermercados, restaurantes, cafés, passeios à beira mar... ao fim de semana e durante a semana!

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

O crescimento de casos não aparenta ser exponencial, mas ainda está a crescer, aguardemos os próximos dias...

https://24.sapo.pt/atualidade/artig...-plano-de-desconfinamento-que-estava-previsto
O Rt está altíssimo.
Vou ser sincero: eu acho que errei quando disse que estávamos a dias de ter a situação controlada, porque o R(t) de facto baixou mas continua a rondar os 1.15, ou seja, muito alto ainda para a situação estar realmente controlada. O que acho que é certo é que não teremos uma situação como a de janeiro, porque a vacinação já está a ter um efeito brutal na redução de mortes e internamentos - basta comparar quando tínhamos 1500 casos em outubro de 2020 e 1500 casos agora e ver as diferenças. :thumbsup:

Já vi que ninguém sabe (eu também não) qual o impacto da variante Delta na eficácia da vacina, mas no futuro vai ( eventualmente) saber-se...
Ninguém sabe? Já há dados que comprovam que a eficácia da vacina da AstraZeneca é altamente prejudicada pela variante Delta do vírus, sobretudo a primeira dose da vacina. A segunda dose, contudo, dá uma eficácia de aproximadamente 78%, menos do que os 92% da variante Alpha.
Quanto à eficácia da vacina da Pfizer, pelo que sei, a variante Delta pouco influencia. Estes são os dados do Reino Unido, agora sobre dados em Portugal acho que ninguém vai saber porque este tipo de estudos infelizmente não se faz por cá. :facepalm:

Sobre a situação em Israel, acho que é óbvio que a situação pandémica por lá está muito controlada, sem comparação possível com a situação em Portugal ou no Reino Unido. Eles, durante dias e dias a fio, tiveram muito poucos casos por dias, e agora tiveram um "surtozão" e chegaram aos 100 (e isto numa população não muito diferente da nossa). :uau:

Já pedi o meu certificado de vacinação, estava a pensar em por um screenshot, mas apesar de ter apagado o meu nome e a minha data de nascimento achei melhor não por.

No entanto aqui fica o endereço onde podem pedir o certificado de vacinação:
https://www.sns24.gov.pt/
É muito simples, é só por a data de nascimento e o vosso número de saúde e depois recebem uma mensagem com um código, usando esse código consegue-se fazer o download do certificado.

Sobre a situação em Israel, acho que é óbvio que a situação pandémica por lá está muito controlada, sem comparação possível com a situação em Portugal ou no Reino Unido. Eles, durante dias e dias a fio, tiveram muito poucos casos por dias, e agora tiveram um "surtozão" e chegaram aos 100 (e isto numa população não muito diferente da nossa).

Tendo em conta que Israel até Maio só teve 68.4 mil turistas, outra coisa seria de estranhar.

Comparativamente, e até Abril, 460 mil vieram para 'cá'.

• Gosto
Sinceramente acho que esta questao do Covid ainda está bem longe de acabar. As noticias da propagacao de novas variantes em países com taxas de vacinacao elevadas e supostamente em situacoes de imunidade de grupo (Israel ou RU) sao preocupantes. Eu só espero nao haver um novo lockdown a partir do Outono. Nao me importo de continuar a trabalhar a partir de casa e ir mantendo a máscara e lavando as maos em sitios fechados como supermercados, mas mais lockdown nao.

• Gosto