Pandemia da COVID-19 2021

Germany, France urge common EU travel line to fight Delta variant

Ainda há voos entre a Índia e a Alemanha.

-> https://www.auswaertiges-amt.de/en/coronavirus/2317268#content_3

Following a stay in an area of variant of concern in the last 10 days: a negative COVID-19 test result. This proof must be held prior to entering the country, and must be presented to the airline before departure where applicable.

A negative test result obtained using nucleic acid amplification technology (e.g. PCR, PoC- PCR) in German, English, French, Italian or Spanish. The test must have been carried out no more than 72 hours prior to entry (time of swabbing).

Alternatively, a negative antigen rapid test result in German, English, French, Italian or Spanish. Following a stay in a risk area or high incidence area, the test must have been carried out no more than 48 hours prior to entry. Following a stay in an area of variant of concern, the test must have been carried out no more than 24 hours prior to entry.

Fake coronavirus tests may have helped fuel Indian outbreaks.

Coronavirus: Germany fights trade in fake Covid vaccine certificates

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Sinceramente acho que esta questao do Covid ainda está bem longe de acabar. As noticias da propagacao de novas variantes em países com taxas de vacinacao elevadas e supostamente em situacoes de imunidade de grupo (Israel ou RU) sao preocupantes. Eu só espero nao haver um novo lockdown a partir do Outono. Nao me importo de continuar a trabalhar a partir de casa e ir mantendo a máscara e lavando as maos em sitios fechados como supermercados, mas mais lockdown nao.
Dado o actual contexto, é mais que óbvio que não vai haver imunidade de grupo, as vacinas combatem o vírus, mas para que tal aconteça é necessária uma infecção efectiva.

Ninguém gosta de lockdowns, também não me parece que voltem a ser necessários. Na realidade na altura nem sequer me pareceu ser plausível que Portugal implementasse um segundo lockdown em Janeiro, a realidade é que o fez.

O vírus vai continuar a circular nos próximos anos, felizmente já estamos a colher frutos da vacinação. Estamos hoje no limiar da primeira vaga quando atingimos os 1500 casos num dia, na altura tínhamos cerca de 30 mortes diárias e hoje contamos com 3-6 mortes diárias, evidência clara de que a vacinação está a resultar.

Já houve no passado outros surtos de coronovírus, todos evoluíram para se tornarem meros vírus de constipações comuns, esperemos que o sars-cov-2 siga o mesmo rumo.

Incidência no Porto acima dos 120 casos e em Lisboa passa dos 400.

A taxa de incidência no Porto está nos 125 casos por 100 mil habitantes, deixando o concelho em alerta, e em Lisboa subiu dos 306 para os 438 casos, ficando mais perto do nível de risco seguinte, a partir dos 480 casos.

Há neste momento 29 concelhos com mais de 240 casos por 100 mil habitantes.

https://www.jn.pt/nacional/incidenc...casos-e-em-lisboa-passa-dos-400-13874790.html

Número de casos e de internados continuam a subir.

Portugal regista, esta sexta-feira, mais 1604 casos por covid-19 e dois óbitos. Internados continuam a aumentar.

Dos 1604 novos casos, 1049 (65,4%) foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo. O Norte conta com mais 239 infeções, o Algarve soma 159, o Centro surge a seguir com 120, depois o Alentejo com 31, a Madeira com cinco e os Açores com um.

Esta sexta-feira, o número de internados subiu: há mais quatro pessoas internadas em enfermarias e mais dois doentes em unidades de cuidados intensivos.

As duas mortes por covid-19 registaram-se na região de Lisboa e Vale do Tejo. Segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), trata-se de um homem e de uma mulher, ambos com mais de 80 anos.

https://www.jn.pt/nacional/numero-de-casos-e-de-internados-continuam-a-subir-13874544.html

Sinceramente acho que esta questao do Covid ainda está bem longe de acabar. As noticias da propagacao de novas variantes em países com taxas de vacinacao elevadas e supostamente em situacoes de imunidade de grupo (Israel ou RU) sao preocupantes. Eu só espero nao haver um novo lockdown a partir do Outono. Nao me importo de continuar a trabalhar a partir de casa e ir mantendo a máscara e lavando as maos em sitios fechados como supermercados, mas mais lockdown nao.
Tinha ficado com a ideia que tanto o RU como Israel, embora muito mais avançados na vacinação que nós, não tinham nenhum deles atingido os 70% com as duas doses que se diziam ser necessários para a tal imunidade. De qualquer modo, se no RU ainda consigo entender alguma preocupação, o "surto" em Israel com 100 casos é só ridículo (pelo menos por agora)

• Gosto
x4QirdD.jpg

https://www.publico.pt/2021/06/25/s...a-limite-porto-ja-passou-lisboa-dobro-1967966

Até me chamaram antes da hora para preencher o inquérito mas depois atrasou-se meia horita. Às 15h35 tive ordem de soltura. Tudo bem. Há 2 semanas estive na CUF com a minha mãe e esperámos quase hora e meia depois da hora marcada e a pagar 80€. Tomei o Paracetamol preventivo e fiz agora uns minutos de gelo. Até agora não sinto nadinha.

• Gosto
Amanhã fui convidado para um almoço (10 pessoas), mas já declinei o convite. Também o faço porque a vacina está à porta e não vale a pena por todo o esforço em causa agora, para além de que não é sequer prudente em uma altura destas.
A quantidade de pessoas que vejo na rua sem máscara é surreal. Isto em Lisboa, o atual foco principal da pandemia do país!

• Gosto