Pandemia da COVID-19 2021

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
De certeza que é mesmo assim? Do site oficial da UE:

Estratégia da UE em matéria de vacinas | Comissão Europeia (europa.eu)

"Os Estados-Membros podem decidir doar a vacina a países com rendimentos baixos e médios ou redirecioná-la para outros países europeus."

Não sei se é por acaso que é feita a distinção "doar a países de baixos rendimentos" e "re-direccionar para outros países europeus".

Redirecionar penso que é revender. Em todo o caso é possível Portugal adquirir vacinas a outros países que nao as usem. Já ocorreu no passado. E ainda hoje foi reportado que a Lituania e a Noruega fizeram um acordo para trocar doses da Pfizer pela Janssen.

Redirecionar penso que é revender. Em todo o caso é possível Portugal adquirir vacinas a outros países que nao as usem. Já ocorreu no passado. E ainda hoje foi reportado que a Lituania e a Noruega fizeram um acordo para trocar doses da Pfizer pela Janssen.

Mas esse é um acordo entre países europeus, onde como descrito acima as vacinas podem ser redireccionadas (vendidas, o que seja). A minha dúvida é em relação a outros países fora do espaço europeu, como o exemplo de Angola referido acima.

• Gosto
A minha dúvida é em relação a outros países fora do espaço europeu, como o exemplo de Angola referido acima.

Qual o motivo de Angola não comprar as vacinas? Não tem dinheiro para isso? Não tém acesso às mesmas ( e se não de que é a culpa)? Só através de doações de Países amigos?:unsure:

Ajudar sim, quem necessita, mas claro não ponham em causa os do próprio País, ajudem quando for possível.Não podemos nós ficar sem as vacinas que precisamos para dar a outros que não as compram e podendo fazê-lo...Se assim for, Portugal, como Pais pobre, também deveria estar à espera das doações das vacinas vindas de Países mais ricos, para vacinar as pessoas, havia de ser bonito... :unsure:

Última edição:
Tenho que fazer aqui uma correção: afinal o PIB per cápita de Cabo Verde é superior ao de Angola, não percebo como é que um país com tantos recursos (diamantes, petróleo, etc...) tem um PIB menor que outro país que são literalmente umas ilhas semi-desérticas que vivem do turismo, pesca e das remessas dos imigrantes...

Certo, não estou a falar do nosso ganho, que o valor é absolutamente irrelevante nas contas públicas. Mas também não entendo como esses países não conseguem comprar vacinas, ou às farmacêuticas ou a países que as tenham em excesso...

Porque há pouca noção da situação deles? -> https://apnews.com/article/africa-e...lth-business-926c80134a8543efef16e2c7ca4d43c2

De resto, o PIB por capita assume que há igualdade utópica. E a situação de CV é mesmo muito má.

O Orçamento do Estado (que será agora substituído) previa um crescimento económico de 6,8 a 8,5% do PIB em 2021, na linha dos anos anteriores, uma inflação de 1,2%, um défice orçamental de 9,6% e uma taxa de desemprego de 17,1%, além de um nível de endividamento equivalente a 151,7% do PIB.

Estas previsões são drasticamente afetadas pela crise económica e sanitária, refletidas nesta nova proposta orçamental para 2021, com uma revisão em baixa do crescimento do PIB para de 3,0% a 5,5%, uma taxa de desemprego de quase 14,2 % até final do ano e um défice orçamental que será de 13,6% do PIB.

• Gosto
Angola...

Doses... de que vacina? Eu aposto na AZ (porque será? Não se deve só à refrigeração...)

Obviamente é uma manobra políticó-diplomática.

No que concerne ao petróleo... a dívida pública ao que parece está nos 127%. Catástrofe.

Os países 'ricos' adquiriram doses para completamente inocular as suas populações várias vezes e, obviamente, o 'estamos juntos' e companhia enviam primeiro para quem paga melhor.

Ser pobre e negro continua a ser tramado. E o branco ainda insulta-os enquanto ativamente contribui para o problema.

Última edição:
Assumo que as vacinas são pagas em dólares.

Negro e pobre não tem necessariamente muito acesso a eles porque as receitas das exportações são usadas para financiar importações e dívida externa. Era bom era:

J5mngOy.png

2LBfZjf.png

Bom é ser rico e branco.

• Gosto
Eu pensava que a época em que Portugal era diretamente responsável pelos disparates de Angola tinha acabado em 1975

É para mim? :D

A UE não se queixou quando a AZ deu preferência ao RU? O raciocínio é o mesmo.

Os problemas internos de África se calhar irão dificultar muito o processo da vacinação. Mas enquanto não se chegar a esse ponto de, justificadamente, culpar os indígenas, não tem a malta de lá um bocadinho de razão?

960x0.jpg

Wednesday's study found that two doses of Pfizer's shot was 88% effective at preventing symptomatic disease from the Delta variant, compared to 93.7% against the Alpha variant, broadly the same as previously reported.

Two shots of AstraZeneca vaccine were 67% effective against the Delta variant, up from 60% originally reported, and 74.5% effective against the Alpha variant, compared to an original estimate of 66% effectiveness.

PHE had previously said that a first dose of either vaccine was around 33% effective against symptomatic disease from the Delta variant.

The full study published on Wednesday found that one dose of Pfizer's shot was 36% effective, and one dose of AstraZeneca's vaccine was around 30% effective.

Vai acabar por ser Pfizer para todos. E isto em nada exclui a necessidade de uma 3ª, 4ª, ... dose.

• Gosto
CureVac to ‘plow forward’ with Covid vaccine despite disappointing results

“We have a contract with the European Commission to supply 225 million doses of the drug so I think, with that in mind, we need to plow forward,” he said.

“There’s plenty of jabs to be given, there’s plenty of people under the age of 60 that haven’t had access to the vaccine to date. So if we can contribute to fight — in the short-term in the pandemic, but also in the mid-term with these other avenues of [multivalents]... that’s something we continue to work on.” Multivalent or polyvalent vaccines are designed to immunize against more than one strain of a virus.

CureVac COVID vaccine let-down spotlights mRNA design challenges

Novartis set to deliver 50 million CureVac COVID-19 vaccines this year

São para 'doar'?

• Gosto
Porque há pouca noção da situação deles? -> https://apnews.com/article/africa-e...lth-business-926c80134a8543efef16e2c7ca4d43c2

De resto, o PIB por capita assume que há igualdade utópica. E a situação de CV é mesmo muito má.

Cabo Verde tem 550 000 habitantes. Com menos de 2 milhões de euros vacinava-se toda a população com AZ, com 13 milhões de euros vacinava-se toda a população com Pfizer.
Estamos a falar de trocos para um Estado, dar a AZ a toda a gente é o equivalente a 3 obeliscos de Oeiras e menos de 10% do custo de construção do MAAT em Belém.