Pandemia da COVID-19 2021

Vacina da Jansen tomada ontem e até ao final da tarde esteve sempre tudo bem, somente uma ligeira dor no braço. O pior veio a partir daí quando comecei a ter uma dor de cabeça horrível, depois febre que ainda chegou aos 40 e dores musculares, mal me conseguia mexer. :wacko: As dores eram tantas que até tive vómitos. Enfim, passa-se mesmo mal, mas antes com a vacina do que com o vírus.
Neste momento já estou melhor, apenas tenho ligeiras dores musculares.

O que as notícias sobre surtos nos lares deviam evidenciar e não evidenciam:

O mesmo se pode concluir com os boletins diários. Infelizmente continuam a haver óbitos, mas nada comparado com aquilo que tivemos nas vagas anteriores.

O que as notícias sobre surtos nos lares deviam evidenciar e não evidenciam:

O mesmo se pode concluir com os boletins diários. Infelizmente continuam a haver óbitos, mas nada comparado com aquilo que tivemos nas vagas anteriores.

São notícias de deitar pela sanita abaixo. Infelizmente as próprias televisões preferem encarar as coisas assim...

Factos com a vacina:
A vacina impede que sejas infetado? Não. Apenas reduz a probabilidade de pelo menos teres sintomas significativos.
A vacina impede que sejas infetado e vás parar a uma enfermaria? Não. Mas reduz de forma bastante significativa a probabilidade.
A vacina impede que sejas infetado e vás parar a uma UCI? Não. Mas reduz de forma ainda mais significativa a probabilidade.
A vacina impede que sejas infetado e venhas a falecer? Praticamente, sim, excepto em pessoas com saúde muito frágil ou condições graves desconhecidas. (idosos na esmagadora maioria).

É isto. Esta tal como as outras vacinas não têm 100% de eficácia.

O R(T) está novamente a aumentar. Já vai em 0.95.

Neste momento o R(t) deve andar muito perto de 1 no Continente, já que o número de casos praticamente estabilizou na última semana e não regista uma queda como na semana anterior. :unsure:
O mesmo tem vindo a acontecer no Reino Unido, por exemplo...

Acredito que, com a vacinação a avançar em idades mais novas, o R(t) deverá acabar por começar a descer, mas infelizmente não tanto como seria de esperar devido à variante Delta! :(

Última edição:
  • Gosto
Reactions: joralentejano
As we take in the sweeping views of the Hudson River, Bourla recounts the moment he learned of the breakthrough. He had dialled into a Zoom meeting with Pfizer’s general counsel and two statisticians. “I heard the 95 per cent, which I didn’t believe, I thought I didn’t hear it well.”

What did the pair discuss? I ask. He chooses his words carefully. “He made it very clear . . . that he wanted [the vaccine] before October, before the elections - he said ‘faster is better because people will die’.” He insists, however, that Trump did not lean on him to speed things up. “He never pressed me. Never. But I knew how badly he wanted it. And I knew it would come whenever it comes.”

What made him decide on Israel? The country had to have a small population with good data collection systems, he says. Greece was an option, but its electronic medical record-keeping was not up to scratch. He considered Sweden, but worried about upsetting other EU countries.

On drug pricing, he says he is prepared to make a grand bargain with lawmakers as long as the savings are used to cut patients’ bills rather than the amount spent by the government on state-funded healthcare schemes. “We are ready to strike a deal with anyone,” he says, including progressive Democrats such as Elizabeth Warren, Bernie Sanders and Alexandria Ocasio-Cortez. “The problem is many of them just want to hit the pharma industry, and then the money goes into the black hole of the federal budget. That we will resist.”

Pfizer’s vaccine kingpin: ‘If mRNA had failed, we would be in a very difficult spot right now’

'Estamos juntos', desde que paguem.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Neste momento o R(t) deve andar muito perto de 1 no Continente, já que o número de casos praticamente estabilizou na última semana e não regista uma queda como na semana. :unsure:
O mesmo tem vindo a acontecer no Reino Unido, por exemplo...

Acredito que, com a vacinação a avançar em idades mais novas, o R(t) deverá acabar por começar a descer, mas infelizmente não tanto como seria de esperar devido à variante Delta! :(

Nao sei se vai descer assim tanto. Tenho tido conhecimento de cada vez mais gente infectada vacinada (sem sintomas graves claro). Portanto se a vacina nao trava a infeccao, o Rt nao baixará. O virus continuará a circular quase normalmente, principalmente com a nova variante.

Nao sei se vai descer assim tanto. Tenho tido conhecimento de cada vez mais gente infectada vacinada (sem sintomas graves claro). Portanto se a vacina nao trava a infeccao, o Rt nao baixará. O virus continuará a circular quase normalmente, principalmente com a nova variante.
É isso e a probabilidade de o vírus mutar cada vez mais e aparecerem variantes mais agressivas, uma vez que também circula muito por pessoas vacinadas ele adapta-se e altera-se para sobreviver. Com o evoluir da investigação tenho esperança que as vacinas se tornem cada vez mais eficientes.

• Gosto
Vacina da Jansen tomada ontem e até ao final da tarde esteve sempre tudo bem, somente uma ligeira dor no braço. O pior veio a partir daí quando comecei a ter uma dor de cabeça horrível, depois febre que ainda chegou aos 40 e dores musculares, mal me conseguia mexer. :wacko: As dores eram tantas que até tive vómitos. Enfim, passa-se mesmo mal, mas antes com a vacina do que com o vírus.
Neste momento já estou melhor, apenas tenho ligeiras dores musculares.

As melhoras. :thumbsup:

Essa vacina é muito dura com as reacções adversas, não conheço ninguém que passe impune a ela e fora os que vão parar ao hospital. Não fui parar ao hospital, mas reportei a reacção adversa ao Infarmed. Em que ligaram-me hoje e consideraram que tive uma reacção muito grave e não muito comum à vacina, o normal é ter febre até 39ºC e só em casos muito raros é que a febre chega aos 40ºC ou ultrapassa como foi o meu caso com 40.5ºC.

Um dos meus primos levou a da Jansen e não sentiu nadinha. Aliás, não conheço ninguém que tenha tido sintomas severos e a maior parte das pessoas que conheço não teve sintomas nenhuns. Das minhas amigas mais próximas, a única que teve dor no braço e sono fui eu!

E quando a Graça Freitas foi gozada por causa do 1 milhão de infectados? Infelizmente já lá chegámos.

As melhoras. :thumbsup:

Essa vacina é muito dura com as reacções adversas, não conheço ninguém que passe impune a ela e fora os que vão parar ao hospital. Não fui parar ao hospital, mas reportei a reacção adversa ao Infarmed. Em que ligaram-me hoje e consideraram que tive uma reacção muito grave e não muito comum à vacina, o normal é ter febre até 39ºC e só em casos muito raros é que a febre chega aos 40ºC ou ultrapassa como foi o meu caso com 40.5ºC.
Obrigado! :)
Sim, também já tinha visto e ouvido alguns relatos de pessoas (como foi no teu caso) que levaram esta vacina e alguns dos efeitos não eram nada simpáticos, daí ter tido sempre algum receio do que me poderia vir a acontecer e realmente não foi nada fácil, mas felizmente não foi prolongado. Ás vezes ainda sinto uma ligeira dor de cabeça e também no braço, mas de resto, já está tudo de regresso ao normal.
O meu irmão também levou esta vacina e não teve nada.

E quando a Graça Freitas foi gozada por causa do 1 milhão de infectados? Infelizmente já lá chegámos.
Naquela altura, no começo da pandemia (em fevereiro de 2020), a maioria da população (mesmo eu) achava que a COVID-19 (na altura apelidada de "vírus da China" ou "bicho") era apenas um resultado do alarmismo nas notícias, logo qualquer previsão a respeito do que poderia acontecer com aquela coisa tão longínqua era geralmente ridicularizada e tornava-se logo polémica. As pessoas em Portugal só se começaram realmente a preocupar com a situação quando ocorreu um surto no norte de Itália, seguido de um aumento brutal de casos aqui ao lado, em Madrid...

Naquela altura, no começo da pandemia (em fevereiro de 2020), a maioria da população (mesmo eu) achava que a COVID-19 (na altura apelidada de "vírus da China" ou "bicho") era apenas um resultado do alarmismo nas notícias, logo qualquer previsão a respeito do que poderia acontecer com aquela coisa tão longínqua era geralmente ridicularizada e tornava-se logo polémica. As pessoas em Portugal só se começaram realmente a preocupar com a situação quando ocorreu um surto no norte de Itália, seguido de um aumento brutal de casos aqui ao lado, em Madrid...

Verdade seja dita, o milhão de infectados já há muito terá sido atingido dado que o número real será presumivelmente muito superior ao oficial mas, ainda assim, é uma marca de impor respeito...

• Gosto