Pandemia da COVID-19 2021

Obrigado! :)
Sim, também já tinha visto e ouvido alguns relatos de pessoas (como foi no teu caso) que levaram esta vacina e alguns dos efeitos não eram nada simpáticos, daí ter tido sempre algum receio do que me poderia vir a acontecer e realmente não foi nada fácil, mas felizmente não foi prolongado. Ás vezes ainda sinto uma ligeira dor de cabeça e também no braço, mas de resto, já está tudo de regresso ao normal.
O meu irmão também levou esta vacina e não teve nada.
Tens a vantagem de ser dose única.

Tomara muito boa gente dita adulta ter a cabecinha de muitos 'miúdos'.

Preocupa-me o galopar de novos casos e mortes diárias em Israel.
Foi um país que se destacou na rápida vacinação no início do ano, e que agora volta a viver o tormento da pandemia.

Coincidência ou não, esta subida está a coincidir com os 6 meses após a vacinação em massa do país, que se deu em Janeiro e Fevereiro.

-> https://assets.publishing.service.g...376/Vaccine_surveillance_report_-_week_30.pdf

3PHt5pb.png

8F9uLbP.png

---

OQHfKRi.png

JF2nS0J.png

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Preocupa-me o galopar de novos casos e mortes diárias em Israel.
Foi um país que se destacou na rápida vacinação no início do ano, e que agora volta a viver o tormento da pandemia.

Coincidência ou não, esta subida está a coincidir com os 6 meses após a vacinação em massa do país, que se deu em Janeiro e Fevereiro.
Um processo que, na realidade, ficou incompleto... 40% da população israelita, ou 3 627 984 habitantes, continua(m) sem vacinação completa, com os números praticamente estagnados desde abril! Não é um bom exemplo de comparação. :nono:

Um processo que, na realidade, ficou incompleto... 40% da população israelita, ou 3 627 984 habitantes, continua(m) sem vacinação completa, com os números praticamente estagnados desde abril! Não é um bom exemplo de comparação. :nono:
Também estava a pensar nisso, que tinha ouvido dizer que eles começarem a alta velocidade mas que depois aquilo estagnou

• Gosto
Ficou incompleto sim. Mas a verdade é que os novos casos e mortes diminuíram drasticamente. E as restrições foram terminando no 2º trimestre, cessando a 1 de Junho.

Por cá, mesmo com todas as restrições nunca conseguimos igualar esses números tão baixos. Aliás, durante vários meses os números tão baixos em Israel foram atribuídos à vacinação. E agora, seis meses depois, os casos e o número de mortes voltam a disparar.

E com isto não quero dizer que tenho razão. Só estranho a coincidência. Isto, numa altura em que já começou a ser administrada a 3ª dose.

O número de vacinados em Israel não é compatível com um regresso à vida normal sem que o número de infectados e óbitos aumente. Começaram bem mas perderam o fôlego.

Ficou incompleto sim. Mas a verdade é que os novos casos e mortes diminuíram drasticamente. E as restrições foram terminando no 2º trimestre, cessando a 1 de Junho.

Por cá, mesmo com todas as restrições nunca conseguimos igualar esses números tão baixos. Aliás, durante vários meses os números tão baixos em Israel foram atribuídos à vacinação. E agora, seis meses depois, os casos e o número de mortes voltam a disparar.

E com isto não quero dizer que tenho razão. Só estranho a coincidência. Isto, numa altura em que já começou a ser administrada a 3ª dose.
A vacina tinha uma melhor eficácia para as variantes anteriores, portanto durante algum tempo a população que já tinha sido vacinada chegou, parece-me mais ser isso

• Gosto

Em maio e antes da proliferação da variante Delta no país, o Reino Unido tinha também uma taxa de vacinação alta (ligeiramente inferior à de Israel, com 42% totalmente vacinados em vez dos 55% de Israel) e chegou a uma altura em que o país registou uma incidência incrivelmente baixa de 25 casos por 100.000 habitantes - valor impressionante tendo em conta que grande parte da Europa estava a sair duma vaga de casos relativa à variante Alfa e que levou ao confinamento em vários países europeus em março e abril. :shocking:
Entretanto a variante Delta começou a proliferar no Reino Unido e os casos dispararam por lá, mas ao contrário de Israel a vacinação na terra da rainha com mais de 90 anos nunca estagnou - muito pelo contrário, até avançou bastante, ao ponto de uma abertura descontrolada das restrições não ter provocado uma explosão de casos (sobretudo tendo em conta a existência das novas variantes)! O mesmo está a acontecer em Israel, mas com uma situação bem mais delicada...

Quanto à terceira dose em Israel, penso que se trata duma estratégia política sem grande fundamento científico... :intrigante:

Última edição:
  • Gosto
Reactions: N_Fig
A vacina tinha uma melhor eficácia para as variantes anteriores, portanto durante algum tempo a população que já tinha sido vacinada chegou, parece-me mais ser isso
Se não estou em erro, a esmagadora maioria dos nossos profissionais de saúde foram vacinados com a mesma vacina largamente distribuída em Israel: Pfizer.

Quanto à terceira dose em Israel, penso que se trata duma estratégia política sem grande fundamento científico... :intrigante:
É algo que só saberemos daqui a uns meses. De qualquer forma, e apesar do bastonário dos Médicos dizer que só se deverá reforçar a vacinação (3ª dose) após toda a população estar vacinada, começa a haver algum movimento por parte dos profissionais de saúde para serem vacinados com a 3ª dose antes do inverno.
Vamos ver como vai correr em Israel.

• Gosto
É algo que só saberemos daqui a uns meses. De qualquer forma, e apesar do bastonário dos Médicos dizer que só se deverá reforçar a vacinação (3ª dose) após toda a população estar vacinada, começa a haver algum movimento por parte dos profissionais de saúde para serem vacinados com a 3ª dose antes do inverno.
Vamos ver como vai correr em Israel.
A haver 3ª dose em Portugal, não me admirava que só fosse dada quando houver vacinas eficazes com as novas variantes.

• Gosto
  • Gosto

O objetivo da terceira dose é a manutenção de níveis elevados de anticorpos para que, mesmo não sendo os mais eficientes contra o espigão da Delta, consigam reduzir a transmissão e/ou infeção.

O pecado antigénico original e as diversas fraquezas/ineficiências do sistema imunitário de cada pessoa encarregam-se do resto. Como publiquei acima, pouco se sabe acerca da influência da imunidade células-T vs anticorpos.

A Pfizer e a Moderna podem a qualquer momento mudar o RNA para melhor representar a Delta. Os outros fabricantes podem também fazer o mesmo mas a imunidade ao vetor pode, e certamente vai, dificultar a tarefa.

Um coronavírus muda bastante, daí que se calhar não serve de muito estar sempre a mudar a vacina.

Última edição:
  • Gosto
Há uma semana Portugal teve 2948 novos casos, já esta semana foram 2983 casos. Assim sendo, o R(t) já está certamente em valores muito próximos de 1.0, pois os novos casos entraram num claro planalto e com uma tendência ligeira de subida, impulsionada pelo Norte e Algarve... De resto, o pico de mortalidade parece já ter sido ultrapassado e as hospitalizações continuam em queda. O número de casos ativos está estável há uma semana, já que entram uns e saem outros uns dias depois. :)

Acredito que, com o avanço da vacinação, a curva irá ser dobrada, mas será necessário chegar aos 70% de população totalmente vacinada ou a valores muito próximos disso, vendo os gráficos de outros países e a sua evolução à medida que aumenta a percentagem de totalmente vacinados. :thumbsup: