Eu bem sei que este virus é danado e subtil.
No Reino Unido, vamos ter um pico enorme de casos diarios em Janeiro. Enorme é algo entre 100.000 a 500.000 casos diarios, segundo os modelos (provavelmente entre 200.000 a 250.000). Mesmo 0.5% de internamentos daria em muitas hospitalizacoes. Portanto o governo esta bastante apreensivo. Nunca houve um pico desse calibre. A Delta deu em picos pelo menos 4 vezes menor.
Alem disso, muitos casos Omicron estao a falhar a deteccao em PCR na Escocia, e por esse motivo, as nossas regras para auto-isolamento mudaram ontem.
Em Portugal, estava tudo bom para um pico muito suave da Delta, devido a uma muita percentagem muito alta de vacinacao. Agora com a Omicron, creio que vai ser um problema, ja que muitos portugueses nunca tiveram contacto com covid, ao contrario do que se passa aqui no Reino Unido.
Tomei a terceira dose da vacina anteontem. Estou de novo com cansaco apos dores corporais. Mas apesar de isto relembrar-me os dias dificeis quando tive covid em Marco-Maio de 2020, o sacrificio compensa e nao me arrependo! Os sintomas da vacina sao mais moderados e duram pouco tempo. A minha segunda dose ja tinha sido ha 5 meses, e portanto dedici tomar outra. Mas estou algo relaxado face ao que se esta a passar.
O Covid voltou a aumentar subitamente aqui na regiao local, onde vivo. Nao sei se sera devido a casos Omicron, ou se sera um resurgimento da Delta. Ate agora, nao ha dados do Reino Unido se a Omicron é mais suave que a Delta ou nao.
Resta saber como os numeros se vao traduzir em hospitalizacoes e casos severos. Essa é a grande questao. Especialmente nos mais idosos, e considerando que é epoca Natalicia, e vao haver muitos contactos familiares.
Vou fazer um PCR antes de viajar para Portugal e visitar a minha familia.
O grafico em baixo indica que 30% da populacao no Reino Unido ja teve Covid. E cerca de 95-98% ja tem alguma imunidade contra o virus, seja devido a infeccao, ou vacina.
Ainda me lembro quando falavam de "herd immunity". LOL