Pandemia da COVID-19 2021

O cenário de 5000 casos diários pelo Natal no Reino Unido, sem introduzir quaisquer restrições.

A realidade a 10 de Dezembro:

E não vale a pena "culpar" só a Omicron...

Eu bem sei que este virus é danado e subtil.

No Reino Unido, vamos ter um pico enorme de casos diarios em Janeiro. Enorme é algo entre 100.000 a 500.000 casos diarios, segundo os modelos (provavelmente entre 200.000 a 250.000). Mesmo 0.5% de internamentos daria em muitas hospitalizacoes. Portanto o governo esta bastante apreensivo. Nunca houve um pico desse calibre. A Delta deu em picos pelo menos 4 vezes menor.

Alem disso, muitos casos Omicron estao a falhar a deteccao em PCR na Escocia, e por esse motivo, as nossas regras para auto-isolamento mudaram ontem.

Em Portugal, estava tudo bom para um pico muito suave da Delta, devido a uma muita percentagem muito alta de vacinacao. Agora com a Omicron, creio que vai ser um problema, ja que muitos portugueses nunca tiveram contacto com covid, ao contrario do que se passa aqui no Reino Unido.

Tomei a terceira dose da vacina anteontem. Estou de novo com cansaco apos dores corporais. Mas apesar de isto relembrar-me os dias dificeis quando tive covid em Marco-Maio de 2020, o sacrificio compensa e nao me arrependo! Os sintomas da vacina sao mais moderados e duram pouco tempo. A minha segunda dose ja tinha sido ha 5 meses, e portanto dedici tomar outra. Mas estou algo relaxado face ao que se esta a passar.

O Covid voltou a aumentar subitamente aqui na regiao local, onde vivo. Nao sei se sera devido a casos Omicron, ou se sera um resurgimento da Delta. Ate agora, nao ha dados do Reino Unido se a Omicron é mais suave que a Delta ou nao.

Resta saber como os numeros se vao traduzir em hospitalizacoes e casos severos. Essa é a grande questao. Especialmente nos mais idosos, e considerando que é epoca Natalicia, e vao haver muitos contactos familiares.

Vou fazer um PCR antes de viajar para Portugal e visitar a minha familia.

O grafico em baixo indica que 30% da populacao no Reino Unido ja teve Covid. E cerca de 95-98% ja tem alguma imunidade contra o virus, seja devido a infeccao, ou vacina.

Ainda me lembro quando falavam de "herd immunity". LOL

https%3A%2F%2Fd6c748xw2pzm8.cloudfront.net%2Fprod%2Ffb1efff0-5a02-11ec-9695-d964146fa95d-standard.png

Última edição:
  • Gosto
Reactions: RStorm
Em Portugal, estava tudo bom para um pico muito suave da Delta, devido a uma muita percentagem muito alta de vacinacao. Agora com a Omicron, creio que vai ser um problema, ja que muitos portugueses nunca tiveram contacto com covid, ao contrario do que se passa aqui no Reino Unido.
A realidade é que não há dados concretos para sustentar tal afirmação. De facto, desde que começou a vacinação contra a COVID-19, deixaram de se publicar estudos sobre a imunidade, pois pensava-se que a vacina resolveria esses problemas. :facepalm: O último estudo foi realizado em dezembro e, por essa altura, aproximadamente 8 a 15% da população portuguesa tinha contraído COVID-19, e isto foi antes daquela vaga brutal de janeiro deste ano... Para piorar as coisas, a testagem em massa só começou a ser feita nalguns municípios no final de fevereiro e, a nível nacional, apenas aquando da primeira fase de desconfinamento a 16 de março, depois dos vários erros cometidos ao longo de 2020 e primeiros meses de 2021 (o que deixa de fora toda a vaga de janeiro e fevereiro). De facto, posso estar errado mas lembro-me perfeitamente de ver notícias a falar que, devido a sub-notificação de casos pelo sobrecarregamento dos laboratórios, os casos eram até 3 vezes superiores ao registo oficial, e mesmo nas mortes houve uma sub-notificação parcial devido à elevadíssima mortalidade. Em suma, o valor de pessoas infetadas será certamente maior que o registo oficial, o problema é que nesta questão não tem havido muita transparência... :(

Ainda me lembro quando falavam de "herd immunity".
Penso que isso da imunidade de grupo foi mais até um conceito político que propriamente científico. Muitos políticos, no começo, venderam a ideia da vacina como algo que ia acabar com a COVID-19 de forma milagrosa, o que obviamente não aconteceu porque entretanto surgiram outras variantes que contornaram a eficácia da vacina a longo prazo contra a contágio... isso só alimentou conspirações! :angry:

• Gosto
Reactions: RStorm

Algarve já “atingiu o limiar de alerta de ocupação” de cuidados intensivos para doentes covid-19​

Em Dezembro de 2020 morreram 21 pessoas no Algarve, este ano e apenas em 10 dias de Dezembro já vai com 37 mortes e a este ritmo até ao final do mês, deverá fechar acima dos 100 mortes por Covid.

Hoje foram 483 casos no Algarve, no ano passado andava nos 80-100 casos diários, vem aí o Natal e a passagem de ano sem qualquer regra, ah e tal, não fazem os fogos e espectáculos na rua mas vão estar 50 numa moradia como tiveram no ano passado, em Janeiro os casos devem chegar aos 700-800 casos diários, posso estar redondamente enganado, mas o cenário no Algarve é bastante negro, antes do Natal e já a ocupação da UCI está acima dos 100%, tem tudo para correr mal em Janeiro.

Algarve já “atingiu o limiar de alerta de ocupação” de cuidados intensivos para doentes covid-19​

Em Dezembro de 2020 morreram 21 pessoas no Algarve, este ano e apenas em 10 dias de Dezembro já vai com 37 mortes e a este ritmo até ao final do mês, deverá fechar acima dos 100 mortes por Covid.

Hoje foram 483 casos no Algarve, no ano passado andava nos 80-100 casos diários, vem aí o Natal e a passagem de ano sem qualquer regra, ah e tal, não fazem os fogos e espectáculos na rua mas vão estar 50 numa moradia como tiveram no ano passado, em Janeiro os casos devem chegar aos 700-800 casos diários, posso estar redondamente enganado, mas o cenário no Algarve é bastante negro, antes do Natal e já a ocupação da UCI está acima dos 100%, tem tudo para correr mal em Janeiro.

Semelhante na Madeira, com substancialmente mais mortes e internamentos em Novembro e Dezembro deste ano do que em igual período do ano passado.

Desde que entrou em vigor aquela espécie de confinamento dos não-vacinados que os internamentos reduziram para 1/3 do que estavam a 20 de Novembro (de 70 para 20) pelo que para já não se fala em restrições das festas de Natal e Ano Novo. A ver se a Omicron não nos troca as voltas...

Omicron parece ser extremamente infecciosa. A historia aqui no RU é esta:
Vai-se a um evento com dezenas de pessoas, e depois quase toda a gente fica infectada e com sintomas (embora até ver, ligeiros). Ao contrario da Delta, em que algumas pessoas escapavam a infeccao, com a Omicron quase toda a gente apanha, incluindo os que tem boosters! A velocidade de contagio parece ser muito rapida.

Ja ha tambem pessoas com Omicron nos hospitais britanicos.

Mesmo assim, nao estou muito preocupado com esta variante. Até termos mais dados.

Omicron parece ser extremamente infecciosa. A historia aqui no RU é esta:
Vai-se a um evento com dezenas de pessoas, e depois quase toda a gente fica infectada e com sintomas (embora até ver, ligeiros). Ao contrario da Delta, em que algumas pessoas escapavam a infeccao, com a Omicron quase toda a gente apanha, incluindo os que tem boosters! A velocidade de contagio parece ser muito rapida.

Ja ha tambem pessoas com Omicron nos hospitais britanicos.

Mesmo assim, nao estou muito preocupado com esta variante. Até termos mais dados.

Os ultimos dados apontam para que seja mais transmissivel mas menos severa. Basicamente, o curso normal de um virus.

Persiste ainda a incerteza se isto é uma "boa" ou uma má notícia.

Screenshot-20211213-161350-Chrome.jpg
Importante saber-se a evolução da Delta. Se a Omicron "esmaga" a Delta ou se cresce de forma completamente independente. Se a quantidade absoluta de casos da Delta começar a reduzir-se, a dúvida será se esta notícia é "óptima" ou apenas "boa".

Eu teria ainda cautela em fazer previsoes.

Aqui na Escocia ja se nota o impacto da Omicron.

Extraordinariamente rapido. Os casos locais quadruplicaram em poucos dias, e sobem a um nivel que nunca tinha visto antes. Ja conheco amigos de amigos infectados com Omicron. A variante chegou ao nosso local no norte da Escocia, muito mais rapidamente do que a Delta.

Se as infeccoes sao mais suaves ou nao, ainda nao sei. Espero para ver para crer.

Mas mesmo uma variante mais leve, se for muito mais transmissivel, pode ser mas noticias. Pois pode causar mais hospitalizacoes e mortes, levando a mais restriccoes. Esperemos que nao.

Importante saber-se a evolução da Delta. Se a Omicron "esmaga" a Delta ou se cresce de forma completamente independente. Se a quantidade absoluta de casos da Delta começar a reduzir-se, a dúvida será se esta notícia é "óptima" ou apenas "boa".

Se as infeccoes sao mais suaves ou nao, ainda nao sei. Espero para ver para crer.
Já está visto.
Na África do Sul nos primeiros 14 dias deste mês, o número de casos aumentou 60 vezes face ao mês anterior. O número de óbitos aumentou 0,1 vezes.
É como passares dos actuais 50 mil casos diários no UK para 3 milhões, mantendo-se o actual número de óbitos. Mas com a vantagem de em menos de 1 mês toda a população ter estado infectada e a questão finalizar aí.
Foi desta forma que todas as anteriores pandemias se tornaram irrelevantes, e com esta vai acontecer o mesmo, esperemos que seja já com esta estirpe.

PS: Até no UK , com uma prevalência da Omicron que só se tornou relevante há poucos dias, já começam a haver sinais deste efeito. No último mês o número de casos cresceu 50% e o número de óbitos reduziu-se em 20%. E neste momento ainda a Delta é dominante...

Já está visto.
Na África do Sul nos primeiros 14 dias deste mês, o número de casos aumentou 60 vezes face ao mês anterior. O número de óbitos aumentou 0,1 vezes.
É como passares dos actuais 50 mil casos diários no UK para 3 milhões, mantendo-se o actual número de óbitos. Mas com a vantagem de em menos de 1 mês toda a população ter estado infectada e a questão finalizar aí.
Foi desta forma que todas as anteriores pandemias se tornaram irrelevantes, e com esta vai acontecer o mesmo, esperemos que seja já com esta estirpe.

PS: Até no UK , com uma prevalência da Omicron que só se tornou relevante há poucos dias, já começam a haver sinais deste efeito. No último mês o número de casos cresceu 50% e o número de óbitos reduziu-se em 20%. E neste momento ainda a Delta é dominante...
Sim existe a possibilidade de estar a haver uma reaccao histerica dos governos face à Omicron.

Pergunto-me quando tivemos aqui um outbreak local em meados de Novembro se já nao era a Omicron! Na altura, varias dezenas de pessoas aqui ficaram doentes, e ninguem sofreu muito com isso (especialmente considerando q muitos nao tinham vacina). E a velocidade da propagacao na altura foi muito impressionante. Ninguem escapou. Na escola ficaram todas as familias infectadas. A nossa foi a unica que testou negativo apesar de sintomas ligeiros. E ninguem morreu, ninguem foi hospitalizado (apesar de duas mulheres jovens nao vacinadas terem visitado a emergencia durante umas horas)

Os casos na Africa do Sul comecaram a aumentar a 28 Nov e especialmente a 5 Dez. Ainda é dia 14, portanto nos proximos dias se nao houver um aumento de hospitalizacoes, poder-se-á concluir q a variante é mais leve. A maioria das mortes ocorre 4 semanas após a infeccao. E as hospitalizacoes ocorrem so dia 10 após o inicio dos sintomas.

A populacao tambem é bastante jovem na Africa do Sul. Pode ser dificil tirar conclusoes.

A populacao tambem é bastante jovem na Africa do Sul. Pode ser dificil tirar conclusoes.
Irrelevante, está-se a comparar números da África do Sul há 1 mês com os de hoje, a pirâmide etária é a mesma.

E por diversas razões, desde a menor capacidade de testagem, ao difícil acesso a cuidados de saúde da população mais jovem e à elevada prevalência de adultos HIV+, a taxa de letalidade na África do Sul foi sempre muito superior à dos países europeus.