Pandemia da COVID-19 2021

Ainda é cedo para se retirarem conclusões acerca da omnicron.
Sei é que por todo o lado se vêm espaços lotados (restaurantes, cafés, bares, centros comerciais, marginais, etc) e que as pessoas já se estão a danar para isto.
Já não chegam recomendações. Precisamos de regras mais apertadas, pois caso contrário teremos os casos a subir de forma violenta dentro de dias, com a consequente pressão para o SNS.
Vai ser um Janeiro bem penoso...
Então mas o que é que é que suposto as pessoas fazerem? Fecharem-se em casa? Também não entendo estes argumentos constantes, sinceramente. Quanto aos espaços lotados, as pessoas simplesmente têm as mesmas ideias e não vão deixar de sair só por causa disso.
Já levamos quase 2 anos disto, acho que está tudo saturado. Eu falo por mim, mantenho todos os cuidados possíveis, mas não me vou trancar em casa à espera que o vírus desapareça, até porque isso provavelmente não vai acontecer e portanto, está na altura de aprendermos a viver com isto.

Então mas o que é que é que suposto as pessoas fazerem? Fecharem-se em casa? Também não entendo estes argumentos constantes, sinceramente. Quanto aos espaços lotados, as pessoas simplesmente têm as mesmas ideias e não vão deixar de sair só por causa disso.
Já levamos quase 2 anos disto, acho que está tudo saturado. Eu falo por mim, mantenho todos os cuidados possíveis, mas não me vou trancar em casa à espera que o vírus desapareça, até porque isso provavelmente não vai acontecer e portanto, está na altura de aprendermos a viver com isto.

Exatamente. Ter cuidado é uma coisa, deixar de viver é outra. Só deixo de fazer coisas se me obrigarem a isso. Caso contrário, continuo a cumprir com as regras em vigor e a ir as compras ou a restaurantes.

Exatamente. Ter cuidado é uma coisa, deixar de viver é outra. Só deixo de fazer coisas se me obrigarem a isso. Caso contrário, continuo a cumprir com as regras em vigor e a ir as compras ou a restaurantes.
Exato! Se os estabelecimentos estão abertos é porque é suposto as pessoas lá irem. As marginais existem para as pessoas espairecerem a cabeça, mas pelos vistos haver muita gente a fazer isso também está mal. Não vejo o problema, tendo em conta que é um sítio arejado, mas enfim.
O único sítio onde ainda não entrei e tenciono continuar a não entrar são as discotecas. De resto, entro e vou a todo o lado, mantendo os cuidados. O que tiver de ser, será! Para além do covid, há outras coisas a ter em conta, como por exemplo, manter a saúde mental saudável.

Como já era de se esperar, vêm aí novas medidas que vão sair de um conselho de estado que vai decorrer amanhã.
Voltou também a alterar a definição de contacto de risco. A partir de agora, se um infectado coabitar com vacinados, estes passam a ser considerados contactos de risco.

Vamos voltar às medidas ditatoriais e ridículas.

Exato! Se os estabelecimentos estão abertos é porque é suposto as pessoas lá irem. As marginais existem para as pessoas espairecerem a cabeça, mas pelos vistos haver muita gente a fazer isso também está mal. Não vejo o problema, tendo em conta que é um sítio arejado, mas enfim.
O único sítio onde ainda não entrei e tenciono continuar a não entrar são as discotecas. De resto, entro e vou a todo o lado, mantendo os cuidados. O que tiver de ser, será! Para além do covid, há outras coisas a ter em conta, como por exemplo, manter a saúde mental saudável.
Basicamente é isto. Eu não deixei de fazer uma vida normal, com mais cuidados (máscara, desinfectar mãos, vacinas, etc). Não deixei de ir a restaurantes, ao cinema, às compras, de férias, de fim-de-semana, ir a eventos, etc.
Quem deixar, bem...nem sei que diga.

2 por mesa no Natal e o resto no quintal para arejar a mente e levar uma molha. :D

Cada vez mais acredito, que em Janeiro vai tudo confinar...

• Gosto
Reactions: Aine
Vamos voltar às medidas ditatoriais e ridículas.

Basicamente é isto. Eu não deixei de fazer uma vida normal, com mais cuidados (máscara, desinfectar mãos, vacinas, etc). Não deixei de ir a restaurantes, ao cinema, às compras, de férias, de fim-de-semana, ir a eventos, etc.
Quem deixar, bem...nem sei que diga.
Pois, é como eu!
Relativamente às novas medidas, apliquem aquilo que aplicarem, as pessoas já não vão cumprir tanto como se cumpria antes. Primeiro porque já está tudo farto e segundo, praticamente 90% da população está vacinada.
Afinal de pouco que serve isto porque continuam a chatear-nos a cabeça constantemente com o mesmo assunto. Eu também já estou sem paciência para certas coisas sendo sincero.
Penso que à vontade de algumas pessoas fechávamos-nos em casa para sempre e pronto.

Última edição:
Cada vez mais acredito, que em Janeiro vai tudo confinar...
Não consigo compreender porquê!
No ano passado antes do natal tínhamos mais de 3000 pessoas internadas e 500 em UCI, agora temos menos de 1000 em enfermaria e 200 em UCI.
É um cenário completamente diferente. Pode haver mais restrições, mas duvido que voltem a confinar tudo, até porque isso seria a derrota do PS nas eleições.

Por mim quem quiser pode confinar à vontade, recomendo já agora tábuas nas janelas e 4 máscaras mesmo dentro de casa, desde que deixem os outros viver :D se com quase 90% da população vacinada continuam cheios de medo se calhar é o melhor a fazer.

Por este andar a cada inverno íamos andar a confinar porque há e sempre houve pressão nos hospitais nesta época do ano, é só procurar notícias sobre invernos, sugiro o de 2012. Pelos vistos há aí gente que se pudesse hibernava no inverno como os ursos, mas não é assim que funciona, por isso há que se fazerem à vida :D Porque se ficam em casa à espera que o vírus desapareça sozinho como que por magia, bem que morrem à espera. Há quem queira trabalhar e ganhar a sua vida e não estar à espera dos apoios do estado para sobreviver.

Deveria haver mais coerência, e estas medidas deviam de ser anunciadas de forma progressiva em vez de anunciar "dias da libertação" a meio do campeonato.

Recordo que há um ano atrás, com 0% da população vacinada, não havia requisito de teste à chegada a Portugal Continental porque estes eram "uma fotografia do momento" e basicamente não serviam para nada. Com 90% de vacinados afinal o teste à chegada já passa a ser importante.

Há um ano atrás, com 0% da população vacinada, as crianças não podiam ficar os primeiros 15 dias de Janeiro em casa porque isso iria "destruir-lhe o futuro". Um ano depois, com 90% da população vacinada, diz-se com toda a naturalidade que as crianças não vão à escola os primeiros 10 dias de Janeiro.

Com 90% da vacinados, as autarquias cancelam todas as celebrações de final de ano ao ar livre, mas não existem restrições para festas interiores e discotecas.

Não digo que sou contra ou a favor de algumas destas restrições. Mas não havendo coerência é impossível que as pessoas cumpram as regras.

O interessante é que Portugal nunca teve uma subita subita de casos com a Delta. Creio q foi dos 90% vacinacao e da grande adesao às mascaras, dois factores importantes em Portugal. Vamos ver o que ocorre com a Omicron.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

INSA. Ómicron representava quase metade dos casos positivos no dia 20 de dezembro​

“Desde o dia 6 de dezembro, tem-se verificado um crescimento exponencial na proporção de casos prováveis da variante Ómicron, tendo atingido uma proporção estimada de 46,9% no dia 20 de dezembro”, segundo o relatório do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (Insa) publicado esta terça-feira.
Na última sexta-feira, a ministra da Saúde, Marta Temido, e os investigadores do Insa tinham afirmado que os casos de Ómicron representariam 20% dos casos positivos e que se tornaria dominante (50% ou mais na semana do Natal), chegando aos 90% até ao final do ano.

Esta é uma excelente notícia. A ser verdade há decrescimento claro do número absoluto de infecções com a variante Delta, uma vez que o número de casos não aumentou para o dobro, houve apenas um crescimento de 25% face à 2ª feira anterior.