Pandemia da COVID-19 2021

O 808 24 24 24 alguma vez funcionou? O meu bebé teve otites, foi tratado como se tivesse COVID.
Eu tive uma amigdalite, e fui também tratado como se tivesse COVID. Mesmo após eu ter dito que tinha feito um autoteste e tinha dado negativo. (Só consideram válidos os PCR). Por eles tinha ido para isolamento 10 dias... Isto em Setembro, quando estava tudo calmo.
Agora nem quero imaginar...

Utilizei poucas vezes a linha, mas a maior parte das vezes foi para os meus filhos. Compreendo a dificuldade de fazer uma avaliação à distância principalmente no mundo Covid, mas considero que todo aquele questionário automático inicial já tem perguntas desactualizadas e demora imenso tempo até porque depois o enfermeiro(a) faz exactamente as mesmas perguntas em pessoa. Gasta-se 2-3 minutos no questionário automático sem necessidade. Há um ano atrás o delegado de saúde deu-me indicações um tanto ou quanto contraditórias em relação ao isolamento (ou fim do isolamento) comparativamente ao que me tinham dito no SNS24 e acabou com um "aqui entre nós, não os (SNS24) envolva no processo Covid, fale directamente com o centro de saúde ou delegação de saúde". É claro que estes dois últimos são muito difíceis de contactar sem ser presencialmente, pelo menos na minha área de residência.

Estes ultimos dados são reflexo da vergonha que se tem visto nos ultimos dias, com discotecas abertas com tudo ao molho e jantares de natal com dezenas de pessoas por tudo o que é sitio.
Continuem a achar que o facto de estar vacinado serve para fazerem uma vida normal com esta nova variante.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: remember
Estes ultimos dados são reflexo da vergonha que se tem visto nos ultimos dias, com discotecas abertas com tudo ao molho e jantares de natal com dezenas de pessoas por tudo o que é sitio.
Continuem a achar que o facto de estar vacinado serve para fazerem uma vida normal com esta nova variante.
Os últimos números são reflexo do crescimento da variante Omicron, aconteceu ou acontecerá em todo o mundo. Tudo isso que te referes já acontece há meses e nunca causou este crescimento.

Entretanto no UK, e ainda com ocorrência da Delta, a taxa de letalidade vai baixando e aproxima-se agora dos 0,1%. Algo semelhante a uma gripe forte... O número de hospitalizados continua estável.

Entao estou descansado que já tive Covid. Aqui na zona (Portugal que vim passar o Natal), sei de ruas e aldeias inteiras infetadas nestes ultimas dias. É claramente efeito da Omicron mais transmissivel. Mas por enquanto nao conheco ninguem com sintomas graves.

O RU teve hoje 106 mil casos! Mas as hospitalizacoes continuam estáveis e a mortalidade até está a baixar. Provavelmente o reflexo também de muita gente já ter tido Covid.

Boa parte disto está nas nossas mãos. Temos de perceber que o nosso comportamento tem de se adequar às situações. E isso não se limita só à Covid. É (quase) tudo uma questão de civismo. E um bocadinho de altruísmo, já agora.

Boa parte disto está nas nossas mãos. Temos de perceber que o nosso comportamento tem de se adequar às situações. E isso não se limita só à Covid. É (quase) tudo uma questão de civismo. E um bocadinho de altruísmo, já agora.
Se as pessoas tivessem mais cuidados e o Estado providenciasse mais instrução para a saúde não teríamos os problemas que já houve com a gripe. Eu ando há anos dentro de um hospital e nunca apanhei gripe, estou sempre a lavar e desinfectar as mãos e não me aproximo muito das pessoas.

Ainda há dias soubemos que no ano passado não foram recolhidos dados do HIV, hoje em dia é inaceitável que haja novos casos da doença, existem todos os mecanismos para se ter perto de 0 novos casos. Os doentes tratados dificilmente transmitem e os grupos de risco devem ter acesso a terapia pré-exposição e a consultas de saúde sexual regulares.

Falei da gripe e do HIV, como poderia ter falado de outras doenças infecciosas. Por exemplo, os homens deveriam tomar a vacina do HPV, e não se fala muito disso. A minha namorada foi diagnosticada com o vírus e por isso decidi tomar a vacina mas já o deveria ter feito (e vai ficar-me cara).

Se as pessoas tivessem mais cuidados e o Estado providenciasse mais instrução para a saúde não teríamos os problemas que já houve com a gripe. Eu ando há anos dentro de um hospital e nunca apanhei gripe, estou sempre a lavar e desinfectar as mãos e não me aproximo muito das pessoas.

Ainda há dias soubemos que no ano passado não foram recolhidos dados do HIV, hoje em dia é inaceitável que haja novos casos da doença, existem todos os mecanismos para se ter perto de 0 novos casos. Os doentes tratados dificilmente transmitem e os grupos de risco devem ter acesso a terapia pré-exposição e a consultas de saúde sexual regulares.

Falei da gripe e do HIV, como poderia ter falado de outras doenças infecciosas. Por exemplo, os homens deveriam tomar a vacina do HPV, e não se fala muito disso. A minha namorada foi diagnosticada com o vírus e por isso decidi tomar a vacina mas já o deveria ter feito (e vai ficar-me cara).

Como é podemos fazer o diagnostico do HPV? Existe algum teste de sangue para isso?

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Como é podemos fazer o diagnostico do HPV? Existe algum teste de sangue para isso?
O teste é feito nas mulheres através de uma ligeira "raspagem" que retira células do colo do útero. Aqui em clínicas de saúde sexual também é comum fazer em homens que são trabalhadores do sexo ou que têm sexo com outros homens, nesse caso o teste é feito na região anal.

Importa salientar que há dezenas de estirpes de HPV mas só algumas são efectivamente perigosas.

Na mulher o maior risco é o cancro do colo do útero, mais de 90% dos cancros deste tipo devem-se ao vírus.

No homem as estirpes mais patogénicas podem causar cancro no pénis, ânus ou região oral, mas a sua manifestação mais comum são as verrugas genitais.

• Gosto
O teste é feito nas mulheres através de uma ligeira "raspagem" que retira células do colo do útero. Aqui em clínicas de saúde sexual também é comum fazer em homens que são trabalhadores do sexo ou que têm sexo com outros homens, nesse caso o teste é feito na região anal.

Importa salientar que há dezenas de estirpes de HPV mas só algumas são efectivamente perigosas.

Na mulher o maior risco é o cancro do colo do útero, mais de 90% dos cancros deste tipo devem-se ao vírus.

No homem as estirpes mais patogénicas podem causar cancro no pénis, ânus ou região oral, mas a sua manifestação mais comum são as verrugas genitais.

Ok obrigado.

Boas notícias vindas do RU com cada vez mais estudos a comprovar a menor severidade da Omicron. Sendo que a gestão pandémica do Boris vale o que vale, o governo britânico não pretende anunciar mais restrições para q época festiva o que sugere a solidez desses estudos.

Em dois anos de pandemia é a primeira vez que sei de vários casos de COVID à minha volta.
Muitos natais e passagens de ano novo a irem por água a baixo.
Também nunca tivemos tanta facilidade em fazer testes: 6 testes grátis por pessoa e por mês nas farmácias. Já para não falar da necessidade de apresentar um teste negativo em vários locais.
Se houvesse esta facilidade de fazer testes em janeiro de 2021, provavelmente tinhamos tido o dobro ou mais de casos positivos que tivemos na altura das semanas críticas.

Também nunca tivemos tanta facilidade em fazer testes: 6 testes grátis por pessoa e por mês nas farmácias. Já para não falar da necessidade de apresentar um teste negativo em vários locais.
Se houvesse esta facilidade de fazer testes em janeiro de 2021, provavelmente tinhamos tido o dobro ou mais de casos positivos que tivemos na altura das semanas críticas.
Não estou a falar de facilidade de testes. Estou a falar de amigos e conhecidos que têm sintomas e dão realmente positivo.

• Gosto