Pandemia da COVID-19 2021

Tornar uma doença com gravidade média numa doença com reduzida gravidade é sempre motivo para sorrir.
Não se o vírus causar mortalidade pela proporção de infectados, e a Omicron com o seu Rt elevado é capaz disso. No RU os internamentos estão a subir. Menos sintomas sim mas o raio do elevado Rt deita tudo a perder.

No Hospital de Viseu foram desmarcadas as cirurgias programadas para as próximas duas semanas e já foi necessário alocar mais recursos à Covid. É curioso mas eu não tenho nenhuma vontade de rir (ainda, pelo menos) no que diz respeito a este vírus. Deixo o riso para quando ele matar tanto como os outros coronavírus que causam as constipações comuns.

Não se o vírus causar mortalidade pela proporção de infectados, e a Omicron com o seu Rt elevado é capaz disso. No RU os internamentos estão a subir. Menos sintomas sim mas o raio do elevado Rt deita tudo a perder.
Como está na notícia que postei ontem, grande parte dos novos hospitalizados nas alas Covid no UK estão internados por motivos alheios ao Covid em si. E mesmo assim os internamentos Covid subiram apenas 8%, face ao aumento da 200% nos positivos. E não sabemos se a Delta ainda é relevante...

Como está na notícia que postei ontem, grande parte dos novos hospitalizados nas alas Covid no UK estão internados por motivos alheios ao Covid em si. E mesmo assim os internamentos Covid subiram apenas 8%, face ao aumento da 200% nos positivos. E não sabemos se a Delta ainda é relevante...

Atenção que o DailyMail é um tabloide que apresenta dados de forma muito rudimentar. Foi o DailyMail que deu eco há um mês e tal aquela projecção que no Natal o RU teria 5000 infeccões diárias sem implementar qualquer restriçâo adicional. Mas esse era apenas o melhor cenário de uma série de projecções efectuadas pela mesma entidade. Mesmo contando só com a Delta, havia vários cenários além do melhor. No entanto o DailyMail deu eco apenas ao melhor cenário ocultando todos os outros.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Ha motivos para se ter cautela, e motivos para se estar optimista.

O virus parece matar muito menos, mas cuidado com os idosos, a grande transmissibilidade pode resultar em muitas mortes e entupir os hospitais. Ha um intervalo entre aumento dos casos e as mortes. Resta esperar.

Estimo q Portugal irá atingir um maximo de 45000 casos diarios.

O RU nao é exemplo. Muito mais gente tem imunidade resultante de infeçao prévia, o que pode mais vantajoso com a Omicron, do que as vacinas.

Eu nao tenho receio deste virus para mim, mas continuo a agir com cautela por causa dos outros.

Relatório da Omicron no UK (24/12/2021) demonstra claramente que a Delta será "esmagada" pela Omicron:

gOtyFeT.png

No início do mês 40 000 casos diários, todos da Delta, hoje registam-se 120 000 casos diários, cerca de 15% de Delta (18 000).

Dos quase 350 000 casos confirmados como sendo Omicron ou que registam a falha do gene-S (não são Delta), apenas 366 resultaram em hospitalizações (0,1%) e 29 resultaram em óbito (menos de 0,01%).

cuSEnsu.png

Passados 2 anos e a Saúde 24 continua um lixo.

A minha irmã veio cá acima com a minha sobrinha na quinta-feira para passar o Natal. No Sábado à noite estava com imensos sintomas e ontem de manhã fez um teste rápido e deu positivo. Passei o dia todo a ligar para a Saúde 24, ninguém atendeu até que numa vez fui atendido pelas gravações automáticas. Respondi às perguntas e fui dado como baixo risco (deve ser para rir porque elas as 2 estão aqui em casa) e mandaram o código para ir fazer o teste (PCR assumo).
À noite, a minha irmã estava com algumas dificuldades em respirar e chamamos o 112 que a levou para o hospital e ficou lá umas poucas horas. Entretanto, a minha mãe conseguiu falar com alguém da Saúde 24 que nos disse que tinhamos de esperar pelo resultado do hospital e até lá que não precisavamos de estar em isolamento/confinamento. Poranto, nós tivemos com elas estes dias todos, jantamos, etc mas somos de baixo risco ou nem confinados precisamos de estar.

Entretanto eu estou sem saber se, oficialmente, posso ir trabalhar presencialmente na quarta-feira e/ou se estou em isolamento ou não. Claro que eu sou consciente e não me irei expôr mas isto é só ridículo.

Continua uma bandalheira, portanto.

Acabo de saber que uns amigos deram positivo hoje, depois de ontem e anteontem terem estado com os avós e tios. Admitiram-me que só testaram há uma semana e acharam que era suficiente para passar o natal com a família... :facepalm:
Quantas pessoas não terão feito o mesmo?

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Acabo de saber que uns amigos deram positivo hoje, depois de ontem e anteontem terem estado com os avós e tios. Admitiram-me que só testaram há uma semana e acharam que era suficiente para passar o natal com a família... :facepalm:
Então, é fazer a vida normal. A Ómicron é tranquila. Relax. Se os velhos baterem a bota são mais umas reformas que o estado poupa. Além disso, os velhos morrem muito. Se não for disto é doutra coisa qualquer...

P.S.: irony mode on (não vá alguém ter faltado às aulas em que se falou dos recursos estilísticos).

Já agora, fazer teste uma semana antes do Natal faz tanto sentido como fazer um teste de gravidez uma hora depois de ter sexo desprotegido.

Se os velhos baterem a bota são mais umas reformas que o estado poupa. Além disso, os velhos morrem muito. Se não for disto é doutra coisa qualquer...
Os velhos (e os novos) morrem mais de gripe do que de Omicron, segundo as estatísticas disponíveis. Pelos vistos, toda a nossa "vida normal" durante os invernos passados foi um "genocídio de velhinhos".

Neste momento, e em comparação com a 2ª feira passada temos:

- o dobro dos novos casos;
- menos 29 internados;
- menos 2 internados em UCI;
- menos 4 óbitos por dia na média móvel dos 7 dias anteriores.

Os velhos (e os novos) morrem mais de gripe do que de Omicron, segundo as estatísticas disponíveis. Pelos vistos, toda a nossa "vida normal" durante os invernos passados foi um "genocídio de velhinhos".

Neste momento, e em comparação com a 2ª feira passada temos:

- o dobro dos novos casos;
- menos 29 internados;
- menos 2 internados em UCI;
- menos 4 óbitos por dia na média móvel dos 7 dias anteriores.
Então não se queixem, pá! Também desatavam a ligar para a linha SNS24 quando achavam que podiam ter gripe? Iam fazer teste de despiste para a gripe? Ficavam em isolamento? Sejam coerentes! Falta de pachorra para esta gente que acha que está tudo normal, fazem a sua vida normal, criticam quem tem cuidados básicos, falam de alarmismo desnecessário e, depois, assim que existe a possibilidade de lhes tocar tocar à porta, ai, Jesus, que não me atenderam o telefone a correr e toca a chamar o 112. Pimenta no fiofó dos outros...

• Gosto
Reactions: remember