Pandemia da COVID-19 2021

Certo. Mas a verdade é que neste mês já estive em 3 jogos de futebol, dois deles com estádio da Luz quase cheio, já tive 3 jantaradas e os 5 testes que fiz vieram todos negativos. Tu, e qualquer outra pessoa, fazem a sua vida como bem entendem, mas não venham exigir que os outros ajam da mesma forma. Desde que haja bom senso e se cumpram os cuidados básicos, tudo se pode fazer com risco controlado (não há risco zero).
Façam o que quiserem e bem lhes apetecer desde que:

1 - mantenham a distância de mim.
2 - quando estiverem dezenas de milhares de pessoas a ligar ao mesmo tempo para a mesma linha e a querer marcar PCR não me azucrinem os ouvidos com as suas lamúrias patéticas. Os profissionais de saúde não nascem debaixo das pedras. Chuva na eira e sol no nabal só nos contos de fadas. Quem não perceber isso na teoria pode ser que perceba na prática.

Certo. Mas a verdade é que neste mês já estive em 3 jogos de futebol, dois deles com estádio da Luz quase cheio, já tive 3 jantaradas e os 5 testes que fiz vieram todos negativos. Tu, e qualquer outra pessoa, fazem a sua vida como bem entendem, mas não venham exigir que os outros ajam da mesma forma. Desde que haja bom senso e se cumpram os cuidados básicos, tudo se pode fazer com risco controlado (não há risco zero).
Gabo-te a paciência de estar a falar para uma parede formatada. É tipo dizeres que o céu é azul e alguém insistir que é verde. É que nem sequer fui eu que me infectei e/ou infectei alguém. Aliás, eu só disse que a Saúde 24 é um serviço ridículo e só me faltou ser insultado :D

Eu tenho vivido como tu, já fiz vários testes e sempre negativo. Aliás, quem ficou positivo não fui eu, foi a minha irmã que se tivesse tomado as minhas precauções, não estaria positiva agora ou até nem sequer tinha vindo. E isto é claro como água.

Aliás, todos os meus amigos vivem como eu e apenas a namorada de um deles ficou positiva devido a um surto na farmácia dela. Portanto, vivam como quiserem mas não apontem o dedo a quem vive de maneira diferente sem meter em perigo quem quer que seja.

E eu só quero saber se posso ir trabalhar presencialmente na quarta-feira e se posso ir jantar fora na passagem de ano ou não. Claro que não o farei mas estou curioso com toda esta descoordenação da Saúde 24.

A linha SNS24 não funciona mal apenas desde que há pandemia. Há anos que oiço médicos a queixarem-se que aquilo demorava a atender, e que quando atendiam, as indicações de "(não) vá para o hospital!" eram incompreensíveis. Claro que no meio de uma pandemia tudo piora
É inadmissível que a linha não dê resposta nesta fase. Conheço vários casos de pessoas que estiveram 24h sem conseguir contactar a linha e ouvi há pouco que há pessoas a se dirigir às urgências, com sintomas ligeiros, só para que alguém lhes dê indicações do que é para fazer.

Sinceramente, é um filme de que já deviamos estar todos fartos. A linha não é reforçada nos períodos de pico, depois vem a ministra dizer que nada fazia querer que ia haver um boom de chamadas, depois os médicos dss urgências vão dizer que estão a levar com casos que podiam ser resolvidos pela linha 24, a ministra vai dizer que eles têm que ser mais resilientes, os médicos vão dizer que estão ofendidos e a mimistra vai vir chorar baba e ranho a dizer que foi mal interepretada e que todo este boom de casos era imprevisível. Isto ainda é admissível? Nem devia ser à 1a...

A linha SNS24 não funciona mal apenas desde que há pandemia. Há anos que oiço médicos a queixarem-se que aquilo demorava a atender, e que quando atendiam, as indicações de "(não) vá para o hospital!" eram incompreensíveis. Claro que no meio de uma pandemia tudo piora
Já usei a linha Saúde24 (agora SNS24) dezenas de vezes (só 2 ou 3 para mim) incluindo, pelo menos, 2 vezes em pandemia ainda que nenhuma no pico da 'loucura' pandémica. Aliás, a única vez que me dirigi às urgências do Hospital sem ligar primeiro foi quando parti um braço. Não tenho absolutamente nada de mal a dizer do atendimento. Direccionaram-me sempre para o sítio correcto (e uma vez não me encaminharam para lado nenhum mas deram instruções sobre como agir perante determinadas circunstâncias) e duas vezes mandaram chamar o INEM (uma delas em pandemia). No momento que se vive não me admiram nada as queixas. Milagres só na Bíblia.

É inadmissível que a linha não dê resposta nesta fase. Conheço vários casos de pessoas que estiveram 24h sem conseguir contactar a linha e ouvi há pouco que há pessoas a se dirigir às urgências, com sintomas ligeiros, só para que alguém lhes dê indicações do que é para fazer.

Sinceramente, é um filme de que já deviamos estar todos fartos. A linha não é reforçada nos períodos de pico, depois vem a ministra dizer que nada fazia querer que ia haver um boom de chamadas, depois os médicos dss urgências vão dizer que estão a levar com casos que podiam ser resolvidos pela linha 24, a ministra vai dizer que eles têm que ser mais resilientes, os médicos vão dizer que estão ofendidos e a mimistra vai vir chorar baba e ranho a dizer que foi mal interepretada e que todo este boom de casos era imprevisível. Isto ainda é admissível? Nem devia ser à 1a...
Lá está, o que vale é que depois aparece alguém a chorar e a enganar alguns.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Um mês de Omicron na África do Sul:

- 273 000 recuperados;
- 1 038 óbitos (0,4% vs cerca de 8% na vaga da Delta);
- Rt actual próximo de 0,8, sem qualquer medida de contenção dos contágios.

O valor do Rt, sem qualquer intervenção de medidas não-farmacológicas, faz presumir que o número real de infectados tenha sido muito superior, uma vez que a única razão aparente para uma descida tão significativa seja uma espécie de imunidade de grupo temporária à Omicron.

Como era de esperar, e não fica por aqui de certeza.

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
A Ministra Marta Temido diz que devemos chegar aos 37 mil casos na primeira semana de Janeiro.

De qualquer maneira o número de óbitos e internamentos nada têm a ver com o ano passado. Felizmente!

Mais um centro de testes em Viseu bem perto de minha casa, em frente à Alves Martins, à entrada do Parque Aquilino Ribeiro. Só não se testa mesmo quem não quiser. Farmácias aos montes, drive-thru 24/7 no recinto da Feira de S. Mateus, centro de testes em Jugueiros e dois no centro da cidade. E ainda há um walk-thru na Casa de Saúde, parceria com a Unilabs que também faz testes rápidos gratuitos.

Façam o que quiserem e bem lhes apetecer desde que:

1 - mantenham a distância de mim.
2 - quando estiverem dezenas de milhares de pessoas a ligar ao mesmo tempo para a mesma linha e a querer marcar PCR não me azucrinem os ouvidos com as suas lamúrias patéticas. Os profissionais de saúde não nascem debaixo das pedras. Chuva na eira e sol no nabal só nos contos de fadas. Quem não perceber isso na teoria pode ser que perceba na prática.

Decorridos todos estes meses, faz algum sentido ter que ligar para o SNS 24 para marcar um teste PCR? Quando no fim de contas tem que ser o Delegado de saúde e/ou o médico de família a fazer o acompanhamento?

Bom, se calhar até faz, visto ser a única linha de atendimento que no fim de contas atende. Porque os centros de saúde há muito que têm os telefones fora dos auscultadores.
O meu, Convenção de Odivelas, além de nunca atenderem as chamadas, não tem e-mail. :lol: (rir para não chorar)