Desculpa lá mas tendo os cuidados básicos (usar máscara em espaços fechados em que se esteja em contacto próximo com outras pessoas e desinfectando as mãos de vez em quando) não é assim tão fácil apanhar Covid ou eu já teria sido infectada várias vezes e desde Março de 2020 nem uma constipação tive. Na rua já não uso máscara há muitos meses e tomo frequentemente café com a minha melhor amiga (que já teve Covid 2 vezes), em esplanadas, sem máscaras. Claro que não troco linguados com ela mas estamos sempre a menos de 2 metros uma da outra. Não é preciso ser paranóico mas sabendo que há maneiras de nos protegermos, não vejo porque não usá-las. Uma amiga de uma aluna (16 anos) teve Covid duas vezes. À segunda, sem qualquer factor de risco conhecido, esteve nos cuidados intensivos uns dias à beira de necessitar de ventilação mecânica. Não é bem uma lotaria mas, às vezes, parece.
Na verdade, eu tenho a mesma motivacao que tu, Claudia, mas a minha estratégia é diferente, assim como as circunstancias.
Eu fiquei com bastante medo do Covid em 2020, apos ter apanhado a 1a vez, quando quase terminei na ventilacao em Marco de 2020, e foi horrivel.
O meu corpo sobreviveu e parece ter aprendido a combater o virus.
Entretanto o virus tornou-se muito mais moderado.
Muita coisa contraiu a Omicron nos ultimos meses, e ninguem teve um caso sério. E estou a incluir tambem muita gente que conheco nao-vacinada.
O que quero dizer.
O Covid nao vai desaparecer.
Vai ser parte das nossas infeccoes nas proximas décadas.
E pode apanhar-se Covid 2, 3, 4 vezes. Inclusivé na mesma temporada.
Vai ser assim.
O corpo desenvolve imunidade, que diminui com o tempo
E o virus sofre mutacoes rapidamente.
O problema é se surgir uma nova variante, mais severa, e a imunidade actual (seja de ingfeccoes anteriores ou vacinas) nao prevenir efeitos mais severos.
Isto seria o "worst case scenario"
Logo, eu penso, se apanhar Omicron 1x, 2x, 3x, o meu corpo vai evoluindo a sua resposta imunitaria.
E o risco é reduzido.
Assumo isso.
Mas claro, posso estar errado, ou ser infeliz.
Aqui na Escocia a maioria das pessoas deixou de usar mascara.
Os casos voltam a subir rapidamente.
Mas até ver continuam a ser infeccoes leves.
Uso mascaras quando encontro pessoal idosos.
Com o resto das pessoas, nao uso. Nem ninguem usa.
E so vou voltar a usar mascaram, se surgir uma nova variante que me faca pensar duas vezes.
Um dia, Claudia, vais ter que voltar a normalidade, e vais ter que voltar a assumir o risco de apanhar Covid, e estar confortavel com esse risco, a nao ser que penses viver toda a tua vida com restricoes. E se calhar, ja tiveste exposicao e nunca chegaste a desenvolver sintomas.
O que eu sei, é que é possivel, ter uma infeccao assintomatica um dia, e semanas mais tarde, ter uma infeccao com sintomas ligeiros.
Nao é possivel viver no medo permanente. Com a Omicron, mais vale a pena relaxar.
Mais uma vez estou rodeado de casos Covid em meu redor, incluindo o meu housemate, e volto a testar negativo, apesar de ter uma dor de garganta e sintomas muito ligeiros.