Pandemia da COVID-19 2022

Hoje uma subida no número de casos em relação à semana passada.
-->Dia 24/02/2022 --> 11 636 casos
--> Hoje --> 12 234 casos.

De notar que na terça foi dia de Carnaval, e que ontem reportou-se conforme o feriado. Por isso deve ter havido algum acerto, esperemos que continuem a descer.

Hoje uma subida no número de casos em relação à semana passada.
-->Dia 24/02/2022 --> 11 636 casos
--> Hoje --> 12 234 casos.

De notar que na terça foi dia de Carnaval, e que ontem reportou-se conforme o feriado. Por isso deve ter havido algum acerto, esperemos que continuem a descer.
Parece que não era acerto nenhum, hoje mais 13 747. :(...

EDIT:
Na Grécia subiu muito com a Omicron, depois desceu e voltou a subir. A Áustria e Suíça estão outra vez em crescendo, a Austrália idem aspas e nós começamos agora a subir outra vez.

Parece que não era acerto nenhum, hoje mais 13 747. :(...

EDIT:
Na Grécia subiu muito com a Omicron, depois desceu e voltou a subir. A Áustria e Suíça estão outra vez em crescendo, a Austrália idem aspas e nós começamos agora a subir outra vez.
Provavelmente também associado à diminuição de temperaturas e aumento na humidade relativa. Parece ter sempre algum impacto no número de contágios estes dois parâmetros meteorológicos.

Eu acho que a subida de casos se deve ao crescimento da nova sub-variante BA-2, mais contagiosa mas menos letal. Em todos os países que estão a ter um crescimento de casos novo, têm uma percentagem desta sub-variante acima de 50%. Regiões como a Madeira ou as Canárias também já inverteram a tendência há algum tempo... :)

O que vale é que o nível de imunidade das outras sub-variantes da Ómicron é já muito elevado, ou seja, a probabilidade de haver um grande aumento de casos como em dezembro é muito limitada. A África do Sul, por exemplo, foi um dos primeiros países a ter um crescimento desta sub-variante e a vaga resultante foi muito menos intensa que a anterior. Neste momento o país já tem novamente uma tendência decrescente de casos! :pray:

• Gosto
Reactions: Albifriorento
Ha um mes tive (provavelmente) covid, e demorou-me quase duas semanas a recuperar totalmente da tosse e bronquite, mas foi um caso bastante suave. Na altura testei positivo em apenas 1 teste rapido, os PCR deram negativos, mas varios colegas testaram positivo (muitos era a segunda vez que tinha covid).

Agora, o meu housemate testou positivo anteontem e entretanto eu desenvolvi dor de garganta de novo (e ja sinto uns arrepios e cansaco). Uma amiga da minha filha tambem ficou doente, e provavelmente apanhei dela tambem. Parece que o covid se tornou efectivamente como as constipacoes, podendo surgir varias vezes ao longo de uma temporada., mas sendo ligeiro (embora com sintomas mais agressivos que uma constipacao).

Pudera. Aqui no RU anda tudo, literalmente toda a gente, sem mascara. Ainda no outro tive estive num funeral de alguem e eramos 100 pessoas em interior e so me lembro de ver uma pessoa com mascara. A maioria das pessoas ja teve covid 2x e alguns ja tiveram 3x. Ja vi nao infectados a irem a casa de infectados para jantar, como se nada fosse. Na Inglaterra so se pode ir trabalhar para o escritorio mesmo que se teste positivo!

Se a minha dor de garganta actual for de novo covid (provavel, visto o meu housemate estar confirmado), entao sera a minha 4a vez. O meu corpo ja passou por varias vagas locais de covid, e ja esta habituado. Mas nunca vou esquecer como foi a primeira vez (que foi antes das vacinas).

A Escocia esta a registar um aumento subito de casos, e e'provavelmente devido a' nova subvariante.

Ainda assim mantenho-me cauteloso para nao transmitir o virus aos outros.

Ha um mes tive (provavelmente) covid, e demorou-me quase duas semanas a recuperar totalmente da tosse e bronquite, mas foi um caso bastante suave. Na altura testei positivo em apenas 1 teste rapido, os PCR deram negativos, mas varios colegas testaram positivo (muitos era a segunda vez que tinha covid).

Agora, o meu housemate testou positivo anteontem e entretanto eu desenvolvi dor de garganta de novo (e ja sinto uns arrepios e cansaco). Uma amiga da minha filha tambem ficou doente, e provavelmente apanhei dela tambem. Parece que o covid se tornou efectivamente como as constipacoes, podendo surgir varias vezes ao longo de uma temporada., mas sendo ligeiro (embora com sintomas mais agressivos que uma constipacao).

Pudera. Aqui no RU anda tudo, literalmente toda a gente, sem mascara. Ainda no outro tive estive num funeral de alguem e eramos 100 pessoas em interior e so me lembro de ver uma pessoa com mascara. A maioria das pessoas ja teve covid 2x e alguns ja tiveram 3x. Ja vi nao infectados a irem a casa de infectados para jantar, como se nada fosse. Na Inglaterra so se pode ir trabalhar para o escritorio mesmo que se teste positivo!

Se a minha dor de garganta actual for de novo covid (provavel, visto o meu housemate estar confirmado), entao sera a minha 4a vez. O meu corpo ja passou por varias vagas locais de covid, e ja esta habituado. Mas nunca vou esquecer como foi a primeira vez (que foi antes das vacinas).

A Escocia esta a registar um aumento subito de casos, e e'provavelmente devido a' nova subvariante.

Ainda assim mantenho-me cauteloso para nao transmitir o virus aos outros.
Desculpa lá mas tendo os cuidados básicos (usar máscara em espaços fechados em que se esteja em contacto próximo com outras pessoas e desinfectando as mãos de vez em quando) não é assim tão fácil apanhar Covid ou eu já teria sido infectada várias vezes e desde Março de 2020 nem uma constipação tive. Na rua já não uso máscara há muitos meses e tomo frequentemente café com a minha melhor amiga (que já teve Covid 2 vezes), em esplanadas, sem máscaras. Claro que não troco linguados com ela mas estamos sempre a menos de 2 metros uma da outra. Não é preciso ser paranóico mas sabendo que há maneiras de nos protegermos, não vejo porque não usá-las. Uma amiga de uma aluna (16 anos) teve Covid duas vezes. À segunda, sem qualquer factor de risco conhecido, esteve nos cuidados intensivos uns dias à beira de necessitar de ventilação mecânica. Não é bem uma lotaria mas, às vezes, parece.

• Gosto
Reactions: frederico
Desculpa lá mas tendo os cuidados básicos (usar máscara em espaços fechados em que se esteja em contacto próximo com outras pessoas e desinfectando as mãos de vez em quando) não é assim tão fácil apanhar Covid ou eu já teria sido infectada várias vezes e desde Março de 2020 nem uma constipação tive. Na rua já não uso máscara há muitos meses e tomo frequentemente café com a minha melhor amiga (que já teve Covid 2 vezes), em esplanadas, sem máscaras. Claro que não troco linguados com ela mas estamos sempre a menos de 2 metros uma da outra. Não é preciso ser paranóico mas sabendo que há maneiras de nos protegermos, não vejo porque não usá-las. Uma amiga de uma aluna (16 anos) teve Covid duas vezes. À segunda, sem qualquer factor de risco conhecido, esteve nos cuidados intensivos uns dias à beira de necessitar de ventilação mecânica. Não é bem uma lotaria mas, às vezes, parece.
Na verdade, eu tenho a mesma motivacao que tu, Claudia, mas a minha estratégia é diferente, assim como as circunstancias.

Eu fiquei com bastante medo do Covid em 2020, apos ter apanhado a 1a vez, quando quase terminei na ventilacao em Marco de 2020, e foi horrivel.
O meu corpo sobreviveu e parece ter aprendido a combater o virus.

Entretanto o virus tornou-se muito mais moderado.
Muita coisa contraiu a Omicron nos ultimos meses, e ninguem teve um caso sério. E estou a incluir tambem muita gente que conheco nao-vacinada.

O que quero dizer.
O Covid nao vai desaparecer.
Vai ser parte das nossas infeccoes nas proximas décadas.
E pode apanhar-se Covid 2, 3, 4 vezes. Inclusivé na mesma temporada.
Vai ser assim.
O corpo desenvolve imunidade, que diminui com o tempo
E o virus sofre mutacoes rapidamente.

O problema é se surgir uma nova variante, mais severa, e a imunidade actual (seja de ingfeccoes anteriores ou vacinas) nao prevenir efeitos mais severos.
Isto seria o "worst case scenario"
Logo, eu penso, se apanhar Omicron 1x, 2x, 3x, o meu corpo vai evoluindo a sua resposta imunitaria.
E o risco é reduzido.
Assumo isso.
Mas claro, posso estar errado, ou ser infeliz.

Aqui na Escocia a maioria das pessoas deixou de usar mascara.
Os casos voltam a subir rapidamente.
Mas até ver continuam a ser infeccoes leves.

Uso mascaras quando encontro pessoal idosos.
Com o resto das pessoas, nao uso. Nem ninguem usa.
E so vou voltar a usar mascaram, se surgir uma nova variante que me faca pensar duas vezes.

Um dia, Claudia, vais ter que voltar a normalidade, e vais ter que voltar a assumir o risco de apanhar Covid, e estar confortavel com esse risco, a nao ser que penses viver toda a tua vida com restricoes. E se calhar, ja tiveste exposicao e nunca chegaste a desenvolver sintomas.

O que eu sei, é que é possivel, ter uma infeccao assintomatica um dia, e semanas mais tarde, ter uma infeccao com sintomas ligeiros.

Nao é possivel viver no medo permanente. Com a Omicron, mais vale a pena relaxar.

Mais uma vez estou rodeado de casos Covid em meu redor, incluindo o meu housemate, e volto a testar negativo, apesar de ter uma dor de garganta e sintomas muito ligeiros.

Aqui na Bélgica hoje comecaram a retirar diversas restricoes. Já nao é necessário usar máscara no interior das lojas, o que já nao acontecia desde Marco 2020. No entanto no supermercado ainda se ve prai mais de metade das pessoas com máscara. Também ja nao ha restricoes nos restaurantes, nem é necessário o uso de certificado em mais lado nenhum. Para entrar no país, vindo de paises da UE, ja nao é necessário preencher nenhum papel nem apresentar certificado. Vamos ver. Hoje comecou a sentir-me doente, mais a parte da garganta. Nao sei se é covid novamente, mas os sintomas sao ligeiramente diferentes de quando tive Covid em Novembro. Provavelmente é da mudanca de temperatura.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Na verdade, eu tenho a mesma motivacao que tu, Claudia, mas a minha estratégia é diferente, assim como as circunstancias.

Eu fiquei com bastante medo do Covid em 2020, apos ter apanhado a 1a vez, quando quase terminei na ventilacao em Marco de 2020, e foi horrivel.
O meu corpo sobreviveu e parece ter aprendido a combater o virus.

Entretanto o virus tornou-se muito mais moderado.
Muita coisa contraiu a Omicron nos ultimos meses, e ninguem teve um caso sério. E estou a incluir tambem muita gente que conheco nao-vacinada.

O que quero dizer.
O Covid nao vai desaparecer.
Vai ser parte das nossas infeccoes nas proximas décadas.
E pode apanhar-se Covid 2, 3, 4 vezes. Inclusivé na mesma temporada.
Vai ser assim.
O corpo desenvolve imunidade, que diminui com o tempo
E o virus sofre mutacoes rapidamente.

O problema é se surgir uma nova variante, mais severa, e a imunidade actual (seja de ingfeccoes anteriores ou vacinas) nao prevenir efeitos mais severos.
Isto seria o "worst case scenario"
Logo, eu penso, se apanhar Omicron 1x, 2x, 3x, o meu corpo vai evoluindo a sua resposta imunitaria.
E o risco é reduzido.
Assumo isso.
Mas claro, posso estar errado, ou ser infeliz.

Aqui na Escocia a maioria das pessoas deixou de usar mascara.
Os casos voltam a subir rapidamente.
Mas até ver continuam a ser infeccoes leves.

Uso mascaras quando encontro pessoal idosos.
Com o resto das pessoas, nao uso. Nem ninguem usa.
E so vou voltar a usar mascaram, se surgir uma nova variante que me faca pensar duas vezes.

Um dia, Claudia, vais ter que voltar a normalidade, e vais ter que voltar a assumir o risco de apanhar Covid, e estar confortavel com esse risco, a nao ser que penses viver toda a tua vida com restricoes. E se calhar, ja tiveste exposicao e nunca chegaste a desenvolver sintomas.

O que eu sei, é que é possivel, ter uma infeccao assintomatica um dia, e semanas mais tarde, ter uma infeccao com sintomas ligeiros.

Nao é possivel viver no medo permanente. Com a Omicron, mais vale a pena relaxar.

Mais uma vez estou rodeado de casos Covid em meu redor, incluindo o meu housemate, e volto a testar negativo, apesar de ter uma dor de garganta e sintomas muito ligeiros.
Eu vivo de forma absolutamente normal. A não ser que aches que usar máscara em ambientes fechados em que não é possível manter qualquer distância de segurança seja viver de forma anormal e com medo (ainda que, neste momento, nessas circunstâncias que refiro a própria lei ainda nos obrigue a usar máscara). Conhecemos a doença, sabemos o que fazer para nos protegermos dela. Quem quiser não ter cuidados é livre de o fazer mas poderá ter consequências. Também sabemos há décadas como nos proteger do HIV e ainda há quem tenha sexo desprotegido. Será isso viver no medo? Somos livres de tomar as nossas decisões mas dificilmente fugimos sempre das consequências. É o que é.

Comparar a taxa de infecciosidade da gripe com o Sars-CoV-2 é só patético. Quantas vezes é que eu, sem máscara, apanhei gripe dos meus alunos? Nunca. Quantas vezes é que eu tive gripe e peguei às pessoas que viviam comigo? Nunca. Quantas vezes é que as pessoas que viviam comigo e tiveram gripe me contagiaram a mim? Nunca. E se eu cuidei de pessoas com gripe... Se amanhã o Sars-CoV-2 desaparecesse, eu continuaria a usar máscara sempre que estivesse constipada. Chama-se aprender com a experiência. Antes da Covid não usava máscara mas já tinha cuidados mesmo tendo uma simples constipação: tossir para o braço, virar costas ao assoar-me, lavar as mãos frequentemente e não cumprimentar ninguém com beijos ou apertos de mão se tivesse algum sintoma. É uma questão de civismo e respeito pelos outros tão comum como segurar uma porta, ajudar vizinhos a carregar compras ou dizer bom dia ou com licença. Trabalho com crianças (maioritariamente maiores de 10 anos), adolescentes e jovens adultos. Em dois anos nunca tive de chamar a atenção de nenhum por causa do uso de máscara. Já adultos...

• Gosto
Reactions: frederico
3 dia de sintomas, a dor de garganta passou, mas surgiu um febre ligeira, 38.0C. e curta duracao. Tosse ligeira muito seca.
E voila, perda de olfato de novo. Algo que nunca tinha tido na minha vida, e com o Covid ja tive 3x!
No entanto, ainda nao testei positivo. Mas o meu housemate testou postivo e so tem um sintoma, perda de olfato. E mais duas familias com quem tenho contacto proximo (que tem febre mais acentuada). So eu nao testo positivo, apesar dos sintomas ligeiros.
Curioso, nao e?
Deve ser da imunidade.

Pelo andar da coisa, os sintomas sao copia chapada do meu caso com Covid ligeiro em Fevereiro 2022. Muitos similares a uma constipacao/ bronquite.
Em Fevereiro foi a unica vez q acusei um teste positivo. Mas foi um teste so, e uma banda positiva fraquinha, no dia em que estava pior.

Mas parece que desta vez os sintomas sao mais ligeiros. A dor de garganta nao foi horrivel como em Fevereiro.
E a febre foi menor agora.

E aprendi a licao, vou tomar um anti-inflamatoria e prevenir a tosse mais prolongada, que foi a coisa mais dificil em Fevereiro (durou 2 semanas).

Em Setembro 2021 tive tambem perda de olfato, bem mais prolongado, e cansaco mais severo. O cansaco foi a coisa mais dificil nessa altura, e mais agressivo do que o caso de Fevereiro. Cansaco e tonturas.
A Delta era mais violenta.

Claro que nada comparado com o meu primeiro caso de covid em Marco 2020.
Ai foram os mesmos sintomas multiplicados por 100.

Ja perdi a conta de quantas vezes tive covid.

Tambem tive sintomas muito fraquinhos quando contactei com pessoas positivas em Novembro 2021 e no Natal passado.

Em conclusao, tive 6 vezes exposicao a contactos positivos. Na primeira vez fiquei com doenca severa, na segunda doenca moderada, na terceira estive quase sem sintomas, na quarta, estive quase sem sintomas, na quinta, os sintomas sao similares a uma bronquite, e agora na sexta, os sintomas sao de ligeira constipacao.

Perdi o olfato na 2a, 5a e 6a. Tive hipoxia na 1a (significativa), e 2a (ligeira) e 5a (ligeira). So tive um teste positivo na 5a vez. Tive febre em quase todas as ocasioes (mas sempre de cura duracao e ligeira, excepto na 1a que durou 15 dias e chegou aos 40C!). Os sintomas duraram mais tempo na 1a vez (3 meses - tipico long covid) e 2a vez (quase 1 mes), 2 semanas (5a vez), e nas outras ocasioes so duraram uns dias no maximo.

Mereco recorde do Guiness?

Última edição:
Depois de 2 ou 3 semanas de acalmia, voltaram a existir casos conhecidos um pouco por todo o lado. Sintoma comum: garganta. Dor ou o que muitos chamam 'impressão' na garganta.