Pandemia da COVID-19 2022

Mas há apenas um aumento de casos ou há um número muito grande de casos graves/mortos? É que o primeiro é inevitável, o segundo não
Nos últimos 7 dias tem havido um aumento brusco de casos devido à propagação de uma nova linhagem da Ómicron, a BA.5, que já corresponde a 16% dos casos de COVID-19 em Portugal (há 7 dias era apenas 4,5%) e na semana de 20 de maio já deverá ser superior a 80%. Parece que, apesar da maior vacinação no continente africano agora, ainda houve "espaço" para surgir uma linhagem ainda mais transmissível que a BA.2 (detetada pela primeira vez em janeiro e dominante na Europa a partir de fevereiro deste ano até agora). :surprise:

No entanto, e ao contrário do que está a acontecer na África do Sul, não espero uma situação grave - apesar de o nível de gravidade do INSA ter subido de 57 para 86/100 nos últimos 10 dias. A razão é muito simples e chama-se vacinação, que no caso de Portugal e de vários países europeus é aliada a uma enorme imunidade natural de linhagens anteriores da Ómicron. :D

A partir da proxima semana deixa de ser necessário usar mascara nos avioes e tudo.
A própria atualização do ECDC fala também dos aeroportos. De salientar que em Portugal já não são obrigatórias nos aeroportos por decreto estatal desde o mês passado (já no caso do transporte aéreo as decisões são feitas a partir do Centro Europeu): :hmm:
https://lifestyle.sapo.pt/saude/not...portos-e-voos-da-ue-a-partir-de-segunda-feira

• Gosto
Reactions: Aine
É mesmo? Não sei se será assim tão inevitável!
Mesmo que se mantivessem as mesmas restrições que tínhamos em meados do mês passado, os casos subiriam na mesma porque não estamos a falar duma consequência do relaxamento de restrições, mas sim essencialmente de uma nova linhagem que se estabeleceu por cá ainda antes do fim parcial das restrições. A consequência do fim das máscaras deu-se nos dias a seguir ( R(t) ligeiramente acima de 1 e uma descida leve da mortalidade) mas aquilo que estamos a ver agora não tem nada a ver com isso - já se passaram quase 3 semanas! :rolleyes:

• Gosto
Reactions: Aine
mas aquilo que estamos a ver agora não tem nada a ver com isso
Portanto, o que está a acontecer agora não tem absolutamente nada a ver com a malta andar ao monte (no supermercado foi onde testemunhei) sem máscara? OK.

quando as máscaras deixassem de ser usadas de forma massiva
Ah! That's exactly the point. Ou seja, não, não é inevitável.

Já há turmas sem vários professores devido à Covid outra vez. Tenho aqui um ou outro que insiste em ter a penca de fora. E hoje espirrou para cima de mim, salvo seja! Se me infecta, já lhe disse que não o preparo para o exame!

Eu não me importo nada de usar máscara. Uso ainda quando vou às compras. Pode-se evitar facilmente assim vários contágios. Mas também quero voltar a viver (quase normalmente), porque o Covid não vai acabar. Solução? Viver em casa para sempre? Não faz sentido.

Se houver alguns contágios, até é bom. Imunidade natural! Ou queremos ir para o inverno com pouca gente a ter apanhado Covid no verão e primavera anteriores? Para quê? Termos menos defesas e termos de estar outro inverno confinados?

Vejo exageros dos dois lados. Uns que até em marginais num dia de semana, com vento forte, e 2 ou 3 pessoas à volta, a usar máscara...E a fazer rotundas ao ar, para manterem sempre os 3 metros de segurança à única pessoa que passou por elas... E outros que se orgulham em não usar máscara em lado nenhum e quase que parecem insultados, quando lhes pedem nas farmácias para colocar máscara (Quando não custa nada usar em alguns casos. Mas parece que se sentem bem com uma certa "rebeldia" :lol::lol:).

Agora também me parece inevitável haver um aumento de casos, quando se tira a obrigação do uso de máscara e quando estamos finalmente a voltar ao normal. O bem estar mental é também muito importante, além do bem estar físico - Estão relacionados. Por isso continuar a tentar ter COVID perto de 0 é continuar a não viver... Não parece mais possível. Tem de se encontrar um meio termo. Entre viver e ter alguns cuidados quando tal não altera em nada (Ou pouco) a nossa vida. E usar máscaras em supermercados custa alguma coisa a alguém? Não custa nada. Por outro lado, se há época que é bom haver circulação do vírus e alguma (algumas pessoas) regeneração da imunidade natural é agora. Entre Maio e setembro/outubro. Não é tão bom ser no Inverno, por razões óbvias. De forma controlada, sem ser tudo ao mesmo tempo, mas seria péssimo termos nesta altura 0 ou poucos casos Covid por dia. Quando viesse uma vaga Covid, seria muito pior (muito menos gente com defesas). Tem de circular, e é bom que circule alguma coisa.

Querer parar a Omicron completamente é irreal. Só se confinarmos (E mesmo assim muito difícil). O que seria completamente surreal nesta altura do campeonato.

Última edição:
Ah! That's exactly the point. Ou seja, não, não é inevitável.
Espera, mas deixarmos de usar máscara não é inevitável? É suposto usarmos máscara para sempre? Já vi argumentos razoáveis de que em hospitais e assim o uso de máscara poderia ser permanente, mas é claro que se teria que tirar máscaras eventualmente em escolas, centros comerciais, etc...

Espera, mas deixarmos de usar máscara não é inevitável? É suposto usarmos máscara para sempre? Já vi argumentos razoáveis de que em hospitais e assim o uso de máscara poderia ser permanente, mas é claro que se teria que tirar máscaras eventualmente em escolas, centros comerciais, etc...
Com milhares de casos por dia achas que continuar a usar máscara em espaços fechados em contacto próximo com outros é insensato? Se me estás a falar do futuro? Sei lá! Pode acabar daqui por uns meses, pode aparecer outra variante mais contagiosa e/ou mais grave que nos faça regredir. Eu lido com factos e tomo decisões com base nas realidade. Na rua, por exemplo, há cerca de um ano que não uso máscara. Em espaços fechados uso e continuarei a usar nos próximos tempos, sem dúvida. Apesar de me custar. Eu começo a achar é que há malta que não se importa nada de apanhar duas e três vezes e ficar em casa sem fazer nenhum.

Com milhares de casos por dia achas que continuar a usar máscara em espaços fechados em contacto próximo com outros é insensato? Se me estás a falar do futuro? Sei lá! Pode acabar daqui por uns meses, pode aparecer outra variante mais contagiosa e/ou mais grave que nos faça regredir. Eu lido com factos e tomo decisões com base nas realidade. Na rua, por exemplo, há cerca de um ano que não uso máscara. Em espaços fechados uso e continuarei a usar nos próximos tempos, sem dúvida. Apesar de me custar. Eu começo a achar é que há malta que não se importa nada de apanhar duas e três vezes e ficar em casa sem fazer nenhum.
Conheço pelo menos um caso de uma pessoa que teve covid em janeiro e agora está outra vez positivo, mas sem sintomas. A linha S24 deu indicações para não realizar PCR (por ter tido covid há menos de 6 meses...) e para manter a vida normal, ou seja, nada de ficar em casa!... Apenas recomendou o uso de máscara.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Querer parar a Omicron completamente é irreal. Só se confinarmos (E mesmo assim muito difícil). O que seria completamente surreal nesta altura do campeonato.
Se nem a China, com as suas medidas draconianas, consegue... :unsure:

Mas mesmo nos hospitais a máscara não deverá ser para sempre. Acredito que será o último lugar onde deixará de ser obrigatória (como foi também o primeiro a impor o seu uso, por razões óbvias), mas mesmo essa imposição terá um fim! :D

Vês alguém a desinfectar as mãos? :D

Existem pessoas que usam o cérebro e pensam pela própria cabeça e outras que nem por isso, depois não venham queixar-se se recuar as regras e por mim, o uso da máscara em recintos fechados devia ser obrigatório, o resto são tretas ou quem lá ver que quem morre agora já ninguém liga, mas antes era um drama, uma tragédia meia dúzia de mortes e agora morrem todas as semanas mais de 100 pessoas.

Espaços fechados seja supermercado, cabeleireiro, reuniões de trabalho, continuo a usar máscara, muitos ainda andam à procura da imunidade de grupo e já conheço bastantes que já tiveram de baixa 2 a 3 vezes com Covid e mesmo assim ainda não estão imunes. :lol:

• Gosto
Reactions: ClaudiaRM