Nos últimos 7 dias tem havido um aumento brusco de casos devido à propagação de uma nova linhagem da Ómicron, a BA.5, que já corresponde a 16% dos casos de COVID-19 em Portugal (há 7 dias era apenas 4,5%) e na semana de 20 de maio já deverá ser superior a 80%. Parece que, apesar da maior vacinação no continente africano agora, ainda houve "espaço" para surgir uma linhagem ainda mais transmissível que a BA.2 (detetada pela primeira vez em janeiro e dominante na Europa a partir de fevereiro deste ano até agora).Mas há apenas um aumento de casos ou há um número muito grande de casos graves/mortos? É que o primeiro é inevitável, o segundo não

No entanto, e ao contrário do que está a acontecer na África do Sul, não espero uma situação grave - apesar de o nível de gravidade do INSA ter subido de 57 para 86/100 nos últimos 10 dias. A razão é muito simples e chama-se vacinação, que no caso de Portugal e de vários países europeus é aliada a uma enorme imunidade natural de linhagens anteriores da Ómicron.

A própria atualização do ECDC fala também dos aeroportos. De salientar que em Portugal já não são obrigatórias nos aeroportos por decreto estatal desde o mês passado (já no caso do transporte aéreo as decisões são feitas a partir do Centro Europeu):A partir da proxima semana deixa de ser necessário usar mascara nos avioes e tudo.

https://lifestyle.sapo.pt/saude/not...portos-e-voos-da-ue-a-partir-de-segunda-feira


