Pandemia da COVID-19 2022

Entretanto os dados da COVID-19 em Portugal estão nos valores mais baixos em 2022. Ontem Portugal registou apenas uma morte por COVID, o que é o valor mais baixo desde 30 de outubro, e os dados sobre as hospitalizações estão também nos dados mais baixos desde o final de outubro e o início de novembro. A taxa de letalidade por COVID-19 está também num valor extremamente baixo e podemos até dizer que já não é um problema de saúde pública para as pessoas com menos de 60 anos (no entanto é impossível ainda comparar a COVID a uma "gripezinha" totalmente porque a taxa de letalidade nos mais idosos e vulnerável é ainda elevada, mas efetivamente reduzida com a vacina). :shocking:

Enquanto não surgir uma nova variante evasiva, como a BA.2 ou a BA.5, é improvável que ocorra uma nova vaga da pandemia. Até lá, é de esperar que os casos continuem a cair gradualmente (e já se encontram nos menores valores desde meados de novembro do ano passado). :)
 
Entretanto a máscara nos transportes públicos deverá deixar de ser obrigatória a partir do começo de setembro - e digo "setembro" porque é necessária a assinatura do Marcelo e ele ainda está de férias. :unsure:
 
O r(t) está de novo a dar sinais de subida, sendo que deverão ser esperados novos picos da infeção entre Outubro e Janeiro.

As mascaras que práticamente desapareceram dos transportes públicos e farmácias (eu continuo a usar sempre), deverão voltar pelo menos neste inverno os espaços fechados em geral. Mas deverá ser a unica restrição, se existir. Esperemos que não venha uma variante maluca destruir todo o trabalho feito até aqui!