Pandemia da COVID-19 2022

- Sexo masculino idade 40-45, saudável embora fumador (pequena quantidade). Sintomatologia intensa durante 24 horas: picos de febre, suores intensos. Mantém após recuperação muito cansaço, muita dificuldade em fazer esforços normais quotidianos.
Foi mesmo Omicron? É que a Delta há uma semana ainda representava cerca de 10% dos novos casos, ou seja, cerca de 2000 casos por dia...

Certamente que ainda não sabemos tudo sobre a doença e haverá sempre alguns que terão algumas sequelas de curto e até de longo prazo. Mas isso também acontece com a gripe, por exemplo, eu tive um colega de escola que ficou diabético após ter tido uma gripe causada pelo influenza.

O que neste momento é claro é que os efeitos na população da doença (e associando-se a quase-plena vacinação dos grupos de risco) são semelhantes a estirpes fracas da gripe.

Isto das máscaras tem muito que se lhe diga.
Por exemplo, eu uso máscaras cirúrgicas, mas ponho uma nova quando vou ao supermercado, estou lá cerca de 30 minutos, e sim eu reutilizo-a mais uma vez ou duas, porque estas máscaras "teoricamente" tem um proteção até 4 horas se não houver condensação excessiva da nossa parte, mas para mim, além da utilização correta da máscara seja de que tipo for, estão outros fatores que influenciam o contágio, a meu ver, o comportamento das pessoas de uma forma geral, e agora falando dos hipermercados, quando entram não desinfetam as mãos (eu tenho o cuidado de desinfetar as mãos o carrinho e/ou cesto), mantenho distância social, coisa que também muitos não fazem, desinfeto, novamente as mãos depois de efetuar as compras, desinfeto a os puxadores das portas do carro, chave de ignição, etc...
A meu ver são pequenos cuidados, que podem evitar a infeção por Covid, mas mesmo assim não estou livre de ser infetado.

Foi mesmo Omicron? É que a Delta há uma semana ainda representava cerca de 10% dos novos casos, ou seja, cerca de 2000 casos por dia...

Certamente que ainda não sabemos tudo sobre a doença e haverá sempre alguns que terão algumas sequelas de curto e até de longo prazo. Mas isso também acontece com a gripe, por exemplo, eu tive um colega de escola que ficou diabético após ter tido uma gripe causada pelo influenza.

O que neste momento é claro é que os efeitos na população da doença (e associando-se a quase-plena vacinação dos grupos de risco) são semelhantes a estirpes fracas da gripe.
Não consigo dizer que variante foi infelizmente...

Obviamente que os riscos associados à gripe (e outros vírus, claro) é grande. Em 2017 fiquei internado 1 semana com gripe A... e praticamente assintomático, não fosse a dificuldade enorme em controlar uma febre intensa que galopava em poucas horas... o risco cardíaco (por arritmia induzida numa pessoa com problemas arritmicos por natureza) obrigou a cuidados. Mas mesmo que não houvesse uma condição pré-existente febres altas são sempre perigosas.

Por mera curiosidade também conheço um caso de diabetes adquirida por infeção viral.

Um conselho, não tenham covid em Portugal. :D
Que confusão vai pelo SNS. Nem faz sentido acompanhar o número de casos, porque muitos positivos nem sequer estão a ser registados a tempo. Não corresponde à realidade. O meu irmão deu positivo quarta à noite e só entrou para a estatística de domingo...
A nossa médica de família até lhe disse para não fazer o pcr ao 7° dia por causa deste desfasamento.

Um conselho, não tenham covid em Portugal.
Devias ter parado em Covid. Sim, é um bom conselho. Tenho tentado segui-lo e, até agora, com sucesso. Resta saber se chega primeiro a terceira dose ou a Ómicron.

• Gosto
Reactions: TiagoLC
Tenho familiares que apanharam agora Covid, por enquanto com sintomas tipicos de gripe e tiveram horas para conseguir falar com a SNS 24. Eles até disseram para desistir do PCR porque existem demoras enormes e para fazer o antigenio na farmácia já que tambem entra no sistema.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Tenho familiares que apanharam agora Covid, por enquanto com sintomas tipicos de gripe e tiveram horas para conseguir falar com a SNS 24. Eles até disseram para desistir do PCR porque existem demoras enormes e para fazer o antigenio na farmácia já que tambem entra no sistema.
Pensava que era só o PCR que contava, pelo menos foi o que me disseram. Uns residentes aqui de Arronches testaram positivo após o natal nos testes antigénio, ficaram em isolamento, mas depois fizeram o PCR e como deu negativo, puderam voltar a fazer a vida normal. Penso que o município também só tem contado os casos confirmados após as pessoas terem feito o PCR.
Com o tempo isso até pode vir a acontecer, visto não darem conta da quantidade de pessoas que querem fazer os testes PCR.

Pois nao sei. Foi o que esses familiares me disseram. Mas podem estar errados. Em todo o caso, até acho que faz sentido. Afinal de contas, o governo aceita esses para entrar em Portugal e os resultados entram na plataforma.
Sim, concordo. Soube há pouco de um amigo que testou positivo também na quarta-feira e só conseguiu vaga para fazer o PCR na quarta que vem, portanto 7 dias depois de ter começado a ter sintomas...

Sim, concordo. Soube há pouco de um amigo que testou positivo também na quarta-feira e só conseguiu vaga para fazer o PCR na quarta que vem, portanto 7 dias depois de ter começado a ter sintomas...

Exato. É que o problema é depois para as baixas. As pessoas estao agora sem poder trabalhar, mas só tem baixa após um teste confirmado PCR (por enquanto). Mas como tem de esperar tanto tempo, depois quando fazem ja pode dar negativo e ficam sem a baixa dos dias em que nao puderam trabalhar. Enfim.