Pandemia da COVID-19 2022

Chegou o bom senso finalmente.
De facto houve já não houve obrigatoriedade hoje, pois a alteração da lei foi publicada no Diário da República ontem à noite. :thumbsup:
Atenção que o fim da obrigatoriedade não significa que estão proibidas. Quem quiser pode continuar a usá-las, mas deve haver sempre respeito mútuo! :D

O que não deixa de ser curioso é que eu nunca tenha sido a favor da obrigação das máscaras e agora estar a ser bem complicado retirá-las, depois de quase dois anos de hábito. Está a ser bem complicado a nível mental, mais do que eu pensava... :maluco:

• Gosto
Reactions: RStorm e Aine
Pois eu cá não tenho problema nenhum em deixar de usar máscara. Nunca me habituei, apesar de saber que foram elas as responsáveis por não ter contraído o vírus apesar de ter estado exposta a ele sei lá quantas vezes. Se amanhã a Covid acabasse, só não digo que oferecia as máscaras todas que tenho ao Hospital porque guardava umas quantas para usar quando estivesse constipada, de forma a não partilhar a bicheza. Mas no trabalho (fora de casa) não vou fazê-lo. Não há qualquer possibilidade de distanciamento, ventilação pouca ou nenhuma e malta com vida social muito intensa.

Pois eu cá não tenho problema nenhum em deixar de usar máscara. Nunca me habituei, apesar de saber que foram elas as responsáveis por não ter contraído o vírus apesar de ter estado exposta a ele sei lá quantas vezes. Se amanhã a Covid acabasse, só não digo que oferecia as máscaras todas que tenho ao Hospital porque guardava umas quantas para usar quando estivesse constipada, de forma a não partilhar a bicheza. Mas no trabalho (fora de casa) não vou fazê-lo. Não há qualquer possibilidade de distanciamento, ventilação pouca ou nenhuma e malta com vida social muito intensa.
Alguma vez vamos apanhar Covid, se é que não apanhamos quase todos, mesmo que assintomáticos. Agora que está tudo vacinado (Quem quer), e a estirpe é das boas (Menos perigosa) começo a achar que não há benefício em usar máscara.
A imunidade natural ganha-se ou renova-se a apanhar Covid. E fugir dele neste momento é praticamente impossível. Não se tem hoje Covid porque se esteve de máscara. Tem-se amanhã..
O vírus não vai desaparecer. Já se fez tudo o que se podia. Não podemos agora fugir do vírus, quandp se voltou à vida normal. Tal era possível na altura que a vida era a 30% ou se estava em confinamento. Aliás, era obrigatório e desejável usar máscara (Para quem não é negacionista relativamente à ciência e ao bom senso) quando havia idosos ou familiares sem estarem vacinados, ou quando tínhamos hospitais lotados.
Hoje, não vejo muita utilidade, a não ser quando estamos em transportes publicos lotados, lares e visitar idosos. Apenas numa vertente de evitar contagiar quem é mais frágil.
Esperemos nao precisar novamente de ter cuidados e usar máscara no próximo Outono. Seria bom sinal.

Para mim, tem me protegido é das alergias!

Última edição:
Alguma vez vamos apanhar Covid, se é que não apanhamos quase todos, mesmo que assintomáticos. Agora que está tudo vacinado (Quem quer), e a estirpe é das boas (Menos perigosa) começo a achar que não há benefício em usar máscara.
A imunidade natural ganha-se ou renova-se a apanhar Covid. E fugir dele neste momento é praticamente impossível. Não se tem hoje Covid porque se esteve de máscara. Tem-se amanhã..
O vírus não vai desaparecer. Já se fez tudo o que se podia. Não podemos agora fugir do vírus, quandp se voltou à vida normal. Tal era possível na altura que a vida era a 30% ou se estava em confinamento. Aliás, era obrigatório e desejável usar máscara (Para quem não é negacionista relativamente à ciência e ao bom senso) quando havia idosos ou familiares sem estarem vacinados, ou quando tínhamos hospitais lotados.
Hoje, não vejo muita utilidade, a não ser quando estamos em transportes publicos lotados, lares e visitar idosos. Apenas numa vertente de evitar contagiar quem é mais frágil.
Esperemos nao precisar novamente de ter cuidados e usar máscara no próximo Outono. Seria bom sinal.

Para mim, tem me protegido é das alergias!
Eu sou crescidinha e sei bem quando devo ou não devo usar máscara.

E, para piorar a situação, uma parte significativa dos idosos vacinados levaram com a vacina chinesa, com eficácia quase nula em relação à variante que se está a espalhar nesta nova vaga na China (a BA.2 da Ómicron). :eek:

• Gosto
Reactions: hurricane e N_Fig

Covid-19. Há cinco vezes mais mortes do que há um ano​

Haveria também (muito?) menos casos, não? A transmissibilidade da Ómicron dá nisto. Até pode ser menos severa mas se infecta (muito?) mais gente... Eu cá prefiro não apanhar, ainda assim. Por falar nisso, mais logo vou fazer teste. Ao final da tarde passam 72h do último contacto.

Dei-me ao trabalho de ir ver e fazer contas. Na última semana houve 57267 casos (média diária de 8181) e 119 óbitos (média diária de 17). Há um ano, no mesmo período, houve 3441 casos (média diária de 477)e 20 óbitos (média diária de 2,86 - estranho, eu sei mas é matemática!). Ou seja, para o mesmo período, há praticamente seis vezes mais óbitos do que no ano passado mas há quase 17 vezes mais casos. É incomparável.

Há um ano também haviam muitas mais restrições, a vacinação ainda estava nos seus primórdios e a variante predominante era a Alfa, muito menos transmissível que a Ómicron! :rolleyes:
Relembro quais eram as regras existentes a 30 de abril de 2021:
- Máscara obrigatória em todos os espaços públicos (exceto em espaços externos, com distância de segurança, na prática de exercício físico intenso/incompatível com seu uso ou em restaurantes, quando sentados na mesa);
- Limitações na lotação bem rígidas (máximo de 10 a 12 pessoas na maioria dos locais);
- Proibidos ajuntamentos na via pública e consumo de álcool na rua;
- Obrigatório o uso de testes em eventos familiares, como casamentos ou batizados;
- Proibidos os festivais onde não é possível garantir o distanciamento;
- Discotecas e bares fechados;
- Fronteiras terrestres com bastantes restrições devido aos confinamentos regionais em Espanha e obrigatoriedade de quarentena para quem vem para Portugal a partir do transporte aéreo;
- Transporte internacional de passageiros coletivo suspenso;
- Máscara obrigatória em toda a escola, incluindo no recreio (exceto nas aulas de Educação Física).

Qualquer comparação com o ano passado é pura estupidez! A interpretação destas diferenças só demonstra que agora estamos bem melhores que há um ano, exatamente no dia em que o país saiu de um Estado de Emergência que já durava há seis meses! :D

• Gosto
Reactions: meteo e N_Fig