Pedido de dados meteo/clima

Nessuno

Cirrus
Registo
19 Mar 2008
Mensagens
3
Local
Almada
Re: Onde posso encontrar bases de dados de temperaturas?

Obrigado Fil, penso que com esta informação já estou safo!

Obrigado a ambos
 


apassosviana

Cumulus
Registo
30 Jan 2008
Mensagens
127
Local
Viana do Castelo
Aqui neste link abaixo, uma normal climatológica com as coordenadas de Évora (Período de tempo: 1961-1990)

http://geonetwork3.fao.org/aglw/climate6.php?xcoord=-7.909444%C2%B0&ycoord=38.570833%C2%B0&dddms=dd;)


Se preferires de Arraiolos inseres as coordenadas em Normais Climatológicas, pode ser que exista.

normal_climatologica_de_evora.jpg


Assim é mais fácil
 

apassosviana

Cumulus
Registo
30 Jan 2008
Mensagens
127
Local
Viana do Castelo
Braga e Évora são muitas entre outras capitais de distrito que ainda não se percebeu muito bem porque não têm direito a ter normais climatológicas publicadas no site do IM...

A minha sugestão vai para uma consulta à base de dados do INAG:

http://snirh.pt/snirh.php?main_id=2&item=1&objlink=&objrede=METEO

Existem lá várias estações tanto em Évora como Arraiolos o único senão é não terem informação de temperaturas apenas informação hudométrica.

No entanto, no link que te dei, existe um link que diz "Características das Estações" onde estão listadas por tipologia a rede de estações do INAG. Pode ser que lá tenha alguma estação meteorológica perto de Évora ou Arraiolos.

Viana do Castelo é outra que tal!:angry:
 

rossby

Cumulus
Registo
10 Mar 2007
Mensagens
159
Local
Ponta Delgada - São Miguel
Re: Onde posso encontrar bases de dados de temperaturas?

Boas,

Gostaria de saber se alguem me pode ajudar nesta questão.
preciso de achar uma base de dados oficial de temperaturas mensais medias, ao longo do ano 2007 ou 2006.

Estes dados destinam se à elaboraçao dum trabalho para uma cadeira da faculdade (Analise de Dados), já vi os vossos seguimentos e resumos mensais mas temo que o professor nao os aceite por nao serem oficiais, e para mais, sao de pontos distintos do território.

Alguem me pode ajudar? Já procurei no site do IM mas aparecem me apenas os desvios em relaçao a anos anteriores e no forúm tambem nao achei.


Agradeço desde ja

Rui

Olá Nessuno,

Não sei se ainda vou a tempo, mas já experimentou consultar este site ?:

http://www.ncdc.noaa.gov/oa/wdc/index.php

Os vários serviços meteorológicos em todo o mundo enviam os seus dados mensais para o Centro Mundial de Dados Meteorológicos em Asheville. Tanto quanto me parece, os resumos diários que também aparecem no OGIMET tem origem neste centro.
Acho que vale a pena dar uma olhada neste.

Cumprimentos
 

rafaeltanga

Cirrus
Registo
18 Mar 2008
Mensagens
24
Local
Florianópolis/SC/Brasil
Re: Onde posso encontrar bases de dados de temperaturas?

Boas,

Gostaria de saber se alguem me pode ajudar nesta questão.
preciso de achar uma base de dados oficial de temperaturas mensais medias, ao longo do ano 2007 ou 2006.

Estes dados destinam se à elaboraçao dum trabalho para uma cadeira da faculdade (Analise de Dados), já vi os vossos seguimentos e resumos mensais mas temo que o professor nao os aceite por nao serem oficiais, e para mais, sao de pontos distintos do território.

Alguem me pode ajudar? Já procurei no site do IM mas aparecem me apenas os desvios em relaçao a anos anteriores e no forúm tambem nao achei.


Agradeço desde ja

Rui


Olá Rui!!
Podes também pegar os dados de temperaturas atrávés da reanálise do NCEP http://www.cdc.noaa.gov/cdc/reanalysis/, basta setar a Lat. e Lon de um ponto ou área no grads ou outro software de visualização de dados meteorológicos.
Abraço!:thumbsup:
 

trfontes

Cirrus
Registo
30 Jul 2008
Mensagens
2
Local
Porto
Alguém me consegue arranjar as normais climatológicas de Pedras Rubras e da Serra do Pilar no Porto de 1971/2000?
Obrigada,
Tânia
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Alguém me consegue arranjar as normais climatológicas de Pedras Rubras e da Serra do Pilar no Porto de 1971/2000?
Obrigada,
Tânia

Olá!:)

As da Serra do Pilar, podes consultar directamente no IM:


Fonte

De Pedras Rubras, ainda não vi nada referente ao periodo 1971/2000.:unsure:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
hmm, sempre pensei que a maior temperatura na Serra do Pilar foi de 40,1ºC graus.

E é bem provável que tenha sido.
No gráfico só estão os valores entre 1971-2000.
Ou seja, extremos anteriores e posteriores ao periodo referido, não constam no gráfico!:thumbsup:
 

carlos osorio

Cirrus
Registo
8 Nov 2008
Mensagens
1
Local
vila nova de gaia
Re: Onde posso encontrar bases de dados de temperaturas?

Boa tarde

podem informar onde posso encontrar valores anuais ( minimo , medio e maximo) de tempertauras do bolbo seco e do bolbo humido do ar nos seguintes locais : Barreiro , beja e braga

obrigado
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Onde posso encontrar bases de dados de temperaturas?

Boa tarde

podem informar onde posso encontrar valores anuais ( minimo , medio e maximo) de tempertauras do bolbo seco e do bolbo humido do ar nos seguintes locais : Barreiro , beja e braga

obrigado

Esses dados são facilmente encontrados na sede do Instituto de Meteorologia (Aeroporto de Lisboa, rua C) e talvez também se encontrem no departamento do IM no Porto.
Penso que não são taxados; apenas irá ser pedido o dinheiro das fotocópias que quiser tirar às normais climatológicas de cada localidade.
As normais climatológicas de Beja estão disponíveis no próprio site do IM (www.meteo.pt), mas talvez seja melhor ir lá pessoalmente, pois irá conseguir informações muito mais detalhadas.
Na sede do IM irá poder recolher todos os dados de que necessita, tirar fotocópias das normais climatológicas ou outros documentos que quiser consultar. ;)
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Re: Onde posso encontrar bases de dados de temperaturas?

Esses dados são facilmente encontrados na sede do Instituto de Meteorologia (Aeroporto de Lisboa, rua C) e talvez também se encontrem no departamento do IM no Porto.
Penso que não são taxados; apenas irá ser pedido o dinheiro das fotocópias que quiser tirar às normais climatológicas de cada localidade.
As normais climatológicas de Beja estão disponíveis no próprio site do IM (www.meteo.pt), mas talvez seja melhor ir lá pessoalmente, pois irá conseguir informações muito mais detalhadas.
Na sede do IM irá poder recolher todos os dados de que necessita, tirar fotocópias das normais climatológicas ou outros documentos que quiser consultar. ;)

Pena que o Im só se instale nas grandes cidades do Porto e Lisboa...:(

É que ir daqui a Porto só por causa de tirar fotocópias "meteorológicas"...:unsure:
 

trfontes

Cirrus
Registo
30 Jul 2008
Mensagens
2
Local
Porto
Disseram-me que as Normais Climatológicas mais antigas (antes dos anos 80), devido ao facto de se tratarem de estações com leituras manuais, eram baseadas não em leituras contínuas, para todas as horas do dia, mas para apenas 2 ou 3 períodos, ex.: 9h e 15h.

Alguém me pode confirmar esta informação?!

Eu estou a trabalhar com a normal da Serra do Pilar de 1971/2000, alguém sabe se para o cálculo desta normal foram contempladas todas as horas do dia?

Obrigada,

Tânia
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
É possível que não hajam todos os valores horários, e sim apenas o desses intervalos de medição de 3h sim..

Mas os extremos (max e min) estão sempre lá, pois ficam marcados nos termómetros específicos!

É só esperar que o "olhómetro" de medição dos observadores não estivesse descalibrado! :D:lmao: