Percurso Barca D'Alva - La Fregeneda (Rota dos Tuneis))



PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Belos apanhados, os do André e do Mário Barros :thumbsup:

Não sei se fazes geocaching. Se fizeres e estiveres registado no site poderás ler os testemunhos.

Tenho diversos amigos que fazem. Eu só agora vou começar, e logo com este percurso!!! :hehe: Acabei mesmo de me registar...

Aproveito para deixar este curioso relato:
"Aviso:
Eu e mais 8 pessoas fizemos dia 28/08/2010 o percurso de Barca d´Alva – La Fregeneda. A paisagem é magnifica… sim… mas nem consegui desfrutar! Da experiência que vivi, o risco que se corre é enorme. Posso garantir que de facto a única passagem segura pelas pontes é pelo passadiço metálico (a madeira está podre) … e para passar por lá… é preciso ter muito sangue frio e uma elevada dose de inconsciência. Os passadiços não têm seguramente mais de 40cm de largura… imagine-se agora a percorrer centenas de metros num passadiço dessa largura, em que tudo a que se pode “segurar” é a uma barra metálica de duvidosa segurança, que se encontra à distância de um braço (que não pode ser muito curto), imagine-se a percorrer essas centenas e centenas de metros a mais de 100 metros de altura nestas condições de segurança. Antes de começar a caminhada pergunte-se se ela vale a pena um passo em falso seu ou de um amigo. O risco é muito… a segurança não é nenhuma… depressa pararão de desfrutar e passarão a ficar preocupados por vocês e pelos vosso colegas. Nestas condições do percurso, só aconselharia a um equilibrista profissional; a um alpinista muito bem equipado ou ao meu pior inimigo.
P.S.- Começamos 9, só completaram a totalidade do percurso 4. Eu fui um dos 4 inconscientes (encurralados) que terminou a caminhada… e não me orgulho de o ter feito.
Abraço a todos, e boas caminhadas… em segurança!"​
by Emanuel Ferreira @ 30/08/2010 02:10 in http://rotadostuneis.wordpress.com~

como dizia o nosso saudoso fernando Pessa, "e esta hein?!" :huh::huh::huh:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Falei agora mesmo com um amigo meu que fez há poucos dias o Caminito Del Rey.:D Segundo ele me diz, o percurso é muito mais tranquilo do que as fotos aparentam. Metade do troço (a que ele fez para já), tem uma via de segurança passada, pelo que em todo esse caminho vamos seguros a um cabo de aço preso à parede, e equipados com arnês e devidos dispositivos de segurança. À frente dele até ia um casal com um miúdo pequeno (aqui parecem-me muitos inconscientes). A segunda parte do troço, não tem via de segurança, pelo que é mais para os corajosos! Ele vai fazer os dois troços proximamente. E eu em princípio vou com ele (pelo menos no primeiro troço:D).

Ao contrário, este de Barca de Alva parece-lhe muito mais perigoso, pois em nenhum momento vamos com uma segurança! Este não será para os corajosos, parece-me a mim...mas sim para os "algo inconscientes". Como o post anterior refere, atravessar pontes em cima de traves de 40cm de largura...isso é que me faz engulir em seco!:D
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
ecobcg, antes de mais, dá os meus sinceros parabens ao teu colega que fez o Camino del Rey... Ele poderá dizer que fez um dos percursos mais perigosos do mundo :cool:

Acabo por não concordar contigo numa coisa... É que o camino del Rey já conta infelizmente com 4 mortes, ao contrário de que a "Rota dos Tuneis". Por isso, se milhares de pessoas (de todas as faixas etárias) o fizeram sem problemas, toda a gente o pode fazer... Bom, todos menos os mais propensos às terriveis vertigens! :)
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
ecobcg, antes de mais, dá os meus sinceros parabens ao teu colega que fez o Camino del Rey... Ele poderá dizer que fez um dos percursos mais perigosos do mundo :cool:

Acabo por não concordar contigo numa coisa... É que o camino del Rey já conta infelizmente com 4 mortes, ao contrário de que a "Rota dos Tuneis". Por isso, se milhares de pessoas (de todas as faixas etárias) o fizeram sem problemas, toda a gente o pode fazer... Bom, todos menos os mais propensos às terriveis vertigens! :)

Relativamente às mortes ocorridas no Caminito Del Rey, a história é a seguinte (conforme relato do meu amigo que lá esteve):
"Em relação aos bacanos que lá morreram... então é assim: 3 amigos estão a fazer o Caminito e descobrem um volante velho duma mota, por lá perdido. Têm a espectacular ideia de utilizar o volante para descer, em slide, um cabo de aço que lá estava montado e que cruzava o rio. Mas, como só têm um volante e são 3, decidem ir os 3 duma vez, montados no volante... o cabo parte-se pelo peso e eles morrem! Na altura ainda nem estava montada a ferrata, mas como vês os gajos não eram propriamente malta muito precavida :P"

Como em todos os locais perigosos, quem abusa "estupidamente" da sorte, normalmente dá-se mal.;)

Por outro lado, como já referi, fazer um percurso perigoso "ligado" a uma via de segurança, como no Del Rey (no primeira parte do percurso), faz-me sentir muito mais seguro que atravessar as tais pontes em cima de uma trave de 40cm de largura e sem estar ligado a nenhuma segurança. É só este aspecto que me faz ficar mais de pé atrás na Rota dos Túneis (ainda que a ache extremamente apetecível de fazer:D). A 2.ª parte do Del Rey, sem via de segurança, essa, é que é mais complicada.:shocking:
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
ecobcg, a ser verdade essa história do Camino del Rey, isso é de loucos :shocking: Há gente maluca em qualquer lado :confused:
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Deve ser uma óptima caminhada essa de Barca D'Alva - La Fregeneda, embora perigosa mas deve ser emocionante.
Ja a do Camino del Rey ja estou á muito para la ir mas ando mais numa onda de subir cumes e tenho ido para Gredos, Picos da Europa, Pirineus, e a próxima Serra Nevada que é o cume mais alto da Península Ibérica " Mulhacén" com 3.478,6 m.

Deixo aqui outro trilho alucinante que adorava fazer :thumbsup:

 
Editado por um moderador:

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Deixo aqui outro trilho alucinante que adorava fazer

Já conhecia este Norther... Ja me fartei de ver videos e desde ja te digo: nunca o farei... Fico-me apenas pelos videos :lol:

Quanto ao Barca D'Alva - La Fregeneda, ja estou em fase de aquecimento :) Contagem decrescente... :thumbsup:
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Bom dia,

O fim de semana foi excepcional. O tempo esteve maravilhoso para a "louca" caminhada (o passeio foi no Domingo de manhãzinha, terminando as 13h20 sensivelmente). E o percurso é apenas para quem tem um coração forte. Quando tiver uma "vaga", coloco umas imagens e faço um breve resumo. Em suma, é de loucos!!! :calor::calor:
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Bom dia a todos,

Ainda não me foi possível disponibilizar um tempinho para relatar a aventura. Não estou esquecido. Perdoem-me :( Vou ver se esta semana poderei fazê-lo.

Continuação