Olá a todos. Sou novo por aqui, não sou grande entusiasta da meteorologia, mas em geral tenho gosto por aprender e saber o porquê das coisas. Moro na zona a norte de sintra, e gostaria de saber como funciona o micro-clima desta zona. Muito frequentemente a zona a norte da serra fica com o céu nebulado, quase sempre núvens baixas. Do outro lado as nuvens normalmente dissipam-se, encontramos céu limpo, mais calor e menos humidade. Acho que isto costuma acontecer quando o vento sopra de norte ou noroeste, e a mim parece-me que o ar húmido que vem do mar sobe a serra, e depois...,bem, depois vou precisar da vossa ajuda para me explicarem o resto... Ainda só dei uma vista de olhos rápida pelo fórum, já vi que há coisas muito giras para aprender, e gostei do ambiente divertido e descontraído, mas ao mesmo tempo didáctico. Não imaginei que este "mundo" fosse tão grande! Desde já um muito obrigado a todos.
A Serra de Sintra é a extremidade sul de uma muralha normalmente conhecida como Montejunto-Estrela, que tem início na serra de Sintra e continua pelas serras de Montejunto, Candeeiros, Aire, Lousã, Açor, Estrela, Malcata, e que em Espanha continua pelas serras da Cordilheira Central. Esta muralha divide de certa forma o país em duas regiões climaticamente distintas, uma mais húmida e fria, a norte, e outra mais quente e seca, a sul. O que se passa aí é muito simples. Com o vento Norte ou de Noroeste, o ar carregado de humidade sobe a serra e condensa, depois desce e aquece, por isso a vertente norte é mais húmida e fria.
Atenção que estes mapas apenas servem para exemplificar os contrastes, entre a zona que fica a norte do conjunto Sintra/Montejunto/Estrela, com a que fica a sul, mas de forma alguma exemplificam os extremos de temperatura e precipitação verificados, nas zonas mais quentes, frias, chuvosas ou secas. Existem locais, muito provavelmente, acima dos 18ºc de média anual, por exemplo.