Pergunta: Micro-clima Sintra.

bolelas

Cirrus
Registo
27 Jun 2010
Mensagens
1
Local
Sintra, S.João das Lampas
Olá a todos. Sou novo por aqui, não sou grande entusiasta da meteorologia, mas em geral tenho gosto por aprender e saber o porquê das coisas. Moro na zona a norte de sintra, e gostaria de saber como funciona o micro-clima desta zona. Muito frequentemente a zona a norte da serra fica com o céu nebulado, quase sempre núvens baixas. Do outro lado as nuvens normalmente dissipam-se, encontramos céu limpo, mais calor e menos humidade. Acho que isto costuma acontecer quando o vento sopra de norte ou noroeste, e a mim parece-me que o ar húmido que vem do mar sobe a serra, e depois...,bem, depois vou precisar da vossa ajuda para me explicarem o resto...
Ainda só dei uma vista de olhos rápida pelo fórum, já vi que há coisas muito giras para aprender, e gostei do ambiente divertido e descontraído, mas ao mesmo tempo didáctico. Não imaginei que este "mundo" fosse tão grande!
Desde já um muito obrigado a todos.
 


frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
A Serra de Sintra é a extremidade sul de uma muralha normalmente conhecida como Montejunto-Estrela, que tem início na serra de Sintra e continua pelas serras de Montejunto, Candeeiros, Aire, Lousã, Açor, Estrela, Malcata, e que em Espanha continua pelas serras da Cordilheira Central.

Esta muralha divide de certa forma o país em duas regiões climaticamente distintas, uma mais húmida e fria, a norte, e outra mais quente e seca, a sul.

O que se passa aí é muito simples. Com o vento Norte ou de Noroeste, o ar carregado de humidade sobe a serra e condensa, depois desce e aquece, por isso a vertente norte é mais húmida e fria.

biom_rain_mountains.gif


tmedanual196190logob_w.jpg


precanual196190logo_w.jpg
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Atenção que estes mapas apenas servem para exemplificar os contrastes, entre a zona que fica a norte do conjunto Sintra/Montejunto/Estrela, com a que fica a sul, mas de forma alguma exemplificam os extremos de temperatura e precipitação verificados, nas zonas mais quentes, frias, chuvosas ou secas.
Existem locais, muito provavelmente, acima dos 18ºc de média anual, por exemplo.
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Tem um tópico que fala sobre diferenças de pressão atmosférica em zona de montanha ;)
É só procurar