Planeta Terra com 2 semanas sem noite!

Tópico em 'Astronomia' iniciado por hurricane 10 Out 2011 às 22:17.

  1. Paulo H

    Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    2 Jan 2008
    Mensagens:
    3,073
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Desculpem, queria dizer 2 semanas com luminosidade o suficiente para até as noites terem o dobro da luz da lua cheia!

    É claro que todos sabemos que existem pontos nos planetas onde nunca deixa de haver luminosidade solar (mas nem é disso o que está em causa)! Cito vários exemplos, na Terra durante meses temos o pólo sul e o pólo norte! No planeta mercúrio temos sempre a mesma face virada ao Sol, razão pela qual na face sombria chega a atingir temperaturas menores que as menores na Terra! No caso da nossa Lua, tal não acontece, apenas podemos afirmar que apenas lhe é refletida a luz da Terra sempre na mesma face (e mesmo assim existem oscilações no movimento da lua, tipo pião)!

    Quando Betelgeuse explodir, a superfície que emite radiação será maior, podendo atingir um tamanho aparente ao da Lua ou maior, tornando-se uma nebulosa, mas ao fim de milhares de anos! Reparem que apesar da velocidade da luz, a expansão da estrela nunca atingirá tal velocidade! Actualmente o seu tamanho equivale ao diâmetro orbital de júpiter, e quando explodir tornar-se-à mais luminosa durante um certo tempo, mas o tamanho ganho na expansão não crescerá à velocidade da luz, e é isto que temos de entender para desmistificar a notícia! Passado algum tempo, quanto mais se expandir, mais tênue será a sua luminosidade. Um objecto a 640 anos que expanda em forma de nebulosa, nunca vai atingir um diâmetro ângular equivalente ao da Lua em questão de dias, meses, anos nem séculos! Está muito longe, e é isso que temos de compreender.. :)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Shimmy

    Shimmy
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    27 Mai 2010
    Mensagens:
    42
    Local:
    Lisboa
    Eu vi a notícia no Facebook, que só de si me deu vontade de rir. Fez-me lembrar aquela das duas luas que aparece volta e meia, por causa de Marte estar mais perto, com imagens montadas em photoshop

    Depois de continuar a divertir-me com os comentários no próprio Destak comecei a pesquisar uns links, mas por fim decidi vir aqui ao meteoPT onde os foristas são felizmente cientificamente cépticos e argutos.

    Caro PauloH, as suas explicações, especialmente no último post foram extremamente elucidativas, mas deixou-me com uma curiosidade:

    Existe alguma nebulosa já "explodida" até ao tal ponto máximo que esta pode atingir, a menos de 640 anos-luz, que possamos observar na abóbada celeste actualmente?
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. Paulo H

    Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    2 Jan 2008
    Mensagens:
    3,073
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Que eu tenha conhecimento, na actualidade nenhuma é observavel a olho nu. Mas existem relatos históricos, de que astrônomos chineses tenham presenciado/ observado explosões de supernovas, em que durante algum tempo, a dita estrela brilhou muito mais que o normal, mas não existem relatos de que as noites fossem tão ou mais claras que uma lua cheia, nem que fosse possível observar alguma nebulosa (passados anos, ou décadas da explosão) a olho nu.

    Apenas sei que astrônomos chineses foram testemunhos de pelo menos uma explosão, que tenha dado origem ao que denominamos hoje por supernova.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. Pixie

    Pixie
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    15 Abr 2010
    Mensagens:
    122
    Local:
    Lisboa
    Acabei de cuspir o chá que estava a beber a rir!!!
     
  5. LAMP

    LAMP
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    31 Ago 2010
    Mensagens:
    53
    Local:
    Lisboa / Maceda
    http://www.news.com.au/technology/s...es/story-fn5fsgyc-1225991009247#ixzz1Bdlv2FHK
     

Partilhar esta Página