Pluviómetro artesanal

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Com o espírito e vontade de fazer eu mesmo um pluviómetro, ao invés de gastar dinheiro num instrumento que eu posso construir, resolvi construir um.
A partir de uma garrafa com o gargalo cortado e uma escala em milímetros feita a partir de uma caneta e com a ajuda das medições de uma régua, faço agora a minha própria leitura dos valores de precipitação.
Testei-o durante os dias de chuva e a verdade é que os valores foram muito parecidos com os da estação da Portela, que fica relativamente perto de mim, a cerca de 2,5 km da minha localização e 67 m mais elevada do que a minha.
Pode não ter o rigor de um pluviómetro comprado, mas ainda assim não me posso queixar da sua prestação.
Da última vez que choveu, a diferença foi de 3 mm em relação à leitura do meu pluviómetro comparativamente com o da Portela.
Consultei os mapas de pluviosidade do Meteoblue e a verdade é que se confirmou essa ligeira diferença.
Conclusivamente, apesar de o pluviómetro ter sido feito à mão, tem resultado numa boa leitura de valores de precipitação e está colocado a céu aberto, pendurado num arame e apenas com a parte lateral encostada a uma parede, para evitar agitações do recipiente.





Espero que apreciem... :)
 


HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
re: Pluviómetro "caseiro"

Bem Daniel está à maneira.

Uma vez vi um manual para criar um pluviometro num recipiente. Estava à maneira, com a resolução de 0,1 mm.

Procurem na net que há muita coisa.
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
re: Pluviómetro "caseiro"

Boas,


Parabéns pela engenhoca :thumbsup:

Mas vê lá se o estar encostado não te altera os valores ;)

Como diz o HotSpot, se procurarem pela net encontram alguns planos para a construção de pluviómetros.


:p



Ps: Vá lá Miguel, mãos à obra que aí chove bué :D
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
re: Pluviómetro "caseiro"

Grande ideia Daniel,
Sabes a medida do diâmetro ou raio do recipiente? fiquei assim com ideia de poder construir um tambem.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)
re: Pluviómetro "caseiro"

Belo pluviómetro Daniel:thumbsup::thumbsup:, Eu como sou preguiçoso comprei este da LaCrosse por apenas 29 euros:D:D, a foto tem inc mas ele é em mm.



 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
re: Pluviómetro "caseiro"

Parabens Daniel! Também estou a pensar fazer um. Usaste uma garrafa de litro? Disseste que fizeste uma escala em mm? A tua escala vai até quanto??

um abraço

Olá,

Respondendo à tua questão, usei uma garrafa de 33 centilitros, se não estou em erro, e a escala que fiz foi em milímetros.
Cada traço está separado por 5 milímetros, apenas por não dar jeito fazer espaçamentos mais pequenos a caneta, pois seria difícil e confuso.
Ainda assim, no caso de o nível da água ficar entre dois traços, dá para ver perfeitamente e ter a noção de quantos milímetros de água estão na garrafa, por isso, no caso de se registarem, por exemplo, 32 milímetros de água será fácil ver isso, não é preciso um grande esforço de visão.

Um abraço ! :)
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
re: Pluviómetro "caseiro"

Grande ideia Daniel,
Sabes a medida do diâmetro ou raio do recipiente? fiquei assim com ideia de poder construir um tambem.

Esta garrafa, como já disse, é de 33 cl, ou seja, terá cerca de 7 cm de diâmetro, mas isso não importa.
Qualquer que seja o diâmetro do recipiente, os mm registados serão sempre iguais, pois a área do recipiente que recebe a água é maior, ou seja, acaba por receber mais água e ficar com a água ao mesmo nível do que acontece comparativamente com um recipiente mais pequeno, pois chove em toda a superfície do recipiente e essa água é distribuida pela maior área desse recipiente.
Desculpa se não me fiz entender devidamente.

Um abraço ! :)
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
re: Pluviómetro "caseiro"

Bom tópico Daniel_Vilão:thumbsup: a algum tempo atrás contava fazer um tópico a explicar como fazer mas acabei por não ter o tempo necessário e passou.

Mas deixo então aqui umas ideias sobre como construir um pluviometro com precisão de 0,1mm.
Para a abertura deste pluviometro recomendo a utilização de um funil de abertura entre 18cm a 20cm de diâmetro. Neste caso a abertura maior dará uma maior precisão, uma abertura menor dará apenas valores inteiros e com maior risco de erro em alguns mm. (o funil também ajuda até a reduzir a evaporação)
o funil deve ficar na boca de um frasco ou garrafa, o que tiverem à mão...

É necessário terem um medidor de ml (o doseador de cozinha normalmente tem em ml) e de preferência que tenha alguma precisão (por exemplo com escala de 5 em 5 ml se for em escala de 1ml ainda melhor)

Depois é então necessário calcular em função da abertura o valor correspondente em mm:

mm=(ml/área de captação cm2)*10

---
Por exemplo: um funil de diametro 18 cm
para saber a área do funil:
area "o"= pr2
=3,14*(9*9)=254,4 cm2

imaginemos que no frasco depois de medido teria 15 ml

mm=(15/254,4)*10
= 0,5mm

O pluviometro convem estar a alguma altura do chão também para evitar os salpicos, que parecendo insignificantes num dia de grande precipitação influênciam no total, pode ser com uma estaca ou em cima por exemplo de um muro.

E já agora seria interessante que mais pessoas tivessem pluviometros, medir a precipitação é a melhor medida de comparação.. por isso mãos à obra:thumbsup:
 

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
re: Pluviómetro "caseiro"

Daniel grande ideia, tb vou construir um, tenho la um garrafão de água de 5 litros, ja sei o k fazer com ele, ou acham demais?
é k eu moro num 2º andar e nao sei como posso pendura lo:huh:
se calhar so mesmo na corda da roupa:huh::huh:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
re: Pluviómetro "caseiro"

Daniel grande ideia, tb vou construir um, tenho la um garrafão de água de 5 litros, ja sei o k fazer com ele, ou acham demais?
é k eu moro num 2º andar e nao sei como posso pendura lo:huh:
se calhar so mesmo na corda da roupa:huh::huh:

Se não tens varanda, acho isso um pouco perigoso, ainda mata alguém... :lmao:
Na minha opinião, nesse caso seria melhor colocares um recipiente mais pequeno.
Já agora, moras muito longe do topo do prédio?
Pergunto isto porque, no caso de estares muito longe do topo, caso a chuva venha da direcção contrária, a parede irá impedir que essa água caia no recipiente, o que não dará muito boas medições.
Felizmente tenho varanda, o que dá muito, mas muito jeito. :)
Concluindo, mesmo que coloques na barra de alumínio do estendal (para não haver muitas agitações da garrafa) não há-de dar valores muito distantes da realidade, mas tenta com um recipiente mais pequeno: é mais fácil pendurar e tem menos probabilidades de cair. :thumbsup:
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
re: Pluviómetro "caseiro"

Daniel grande ideia, tb vou construir um, tenho la um garrafão de água de 5 litros, ja sei o k fazer com ele, ou acham demais?
é k eu moro num 2º andar e nao sei como posso pendura lo:huh:
se calhar so mesmo na corda da roupa:huh::huh:

Eu fiz ontem um com um garrafão de 5 litros:)! Cortei o gargalo, inverti-o para fazer de funil, arranjei uma régua e prendia-a ao garrafão. A régua era da minha mulher mas como era para uma boa causa ela cedeu-ma:lol::lmao:
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
re: Pluviómetro "caseiro"

O pluviometro do daniel só pode ter um problema. A ondulação da garrafa e o fundo. Logo a água não sobe uniformemente pela garrafa.

Encontrei isto no site do IKEA. Modelo UGN 3,99€

É um pluviometro quase feito.

18792_PE103957_S4.jpg