Política e economia internacional 2015

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Entrando um pouco no campo da teoria da conspiração , intriga - me esta saída de cena de Varoufakis , repentina e de madrugada .

Ainda faz lembrar um pouco a saída de Poroshenko na Ucrânia de madrugada e de helicóptero .

Estará a ocorrer algo nos bastidores que ainda só alguns saberão ?

Bom, pode ser que a demissão possa ser a tal porta aberta que será necessária nesta situação. Mas isto começa bem, ele disse que se demitia se o "sim" ganhasse, e demite-se agora? Ele era extremamente popular entre os gregos, que agora acabam de levar a primeira banhada logo pela manhã.

Varoufakis demite-se. Como escrevi ontem, todos no governo grego contavam com a vitória do Sim e não fazem a mínima ideia do que hão-de fazer agora.

Mais um dado surpreendente. A ala mais radical da coligação devia estar a espumar para sair do Euro. Varoufakis ainda assim parecia o mais equilibrado daquele gabinete todo (claro que defendia acordos duros - como é hábito nestas coisas a sua importância igualava ou superava a de Tsipras). Não sei se o substituto será melhor (se for do mesmo partido do ministro da defesa não há volta a dar). Varoufakis era um acérrimo defensor dos interesses gregos (e diga-se a verdade do calote). A demissão pode ser a concessão do governo grego para voltar à mesa das negociações. E a perspetiva do calote no Euro mantém-se.

Ainda faz lembrar um pouco a saída de Poroshenko na Ucrânia de madrugada e de helicóptero .

Poroshenko ou Yanukovich? Não há surpresa nenhuma nisso. A Rússia deve ter um departamento do KGB no vizinho. Ao ter informações do golpe patrocinado pela CIA evacua o aliado.

Poroshenko ou Yanukovich? Não há surpresa nenhuma nisso. A Rússia deve ter um departamento do KGB no vizinho. Ao ter informações do golpe patrocinado pela CIA evacua o aliado.

Enganei - me no nome .

Eu não estava , neste caso , a falar da Rússia nem me parece que eles se metam e nem a cia também .

Mas , se a situação se deteriorar , não me admira que surjam surpresas pouco democráticas .

Quanto à questão da Grécia virar-se para a Rússia (Tsipras reuniu-se novamente com Putin), penso que isso só seria realista se os dracmas estivessem em vigor. Uma Grécia que saísse do Euro não seria salva pelos rublos. Isso e as eventuais sanções económicas que poderiam ser alargadas à Grécia apenas prolongariam o sofrimento. Mas esse é um cenário tão rebuscado que não acredito que venha a acontecer. Pode haver empréstimos e acordos bilaterais como há com os gasodutos. Mas isso não significa, por si só, uma grande influência. Se fosse o caso, a Alemanha já era uma extensão russa na Europa.

Mas , se a situação se deteriorar , não me admira que surjam surpresas pouco democráticas .

Esse é o problema de se coligar com fascistas de meia-tigela (e estalinistas já de vez). Toda a solução passa pelo exército e/ou pela força. Acredito que Tsipras nas reuniões ouça muita opinião a roçar o ridículo. Mas foi quem ele escolheu. Claro que as bases de apoio já não devem ser as mesmas aquando da eleição.

"Pouco depois de serem anunciados os resultados do referendo, fui informado de uma certa preferência de alguns participantes do Eurogrupo, e de vários parceiros, pela minha 'ausência' nas reuniões. Uma ideia que o primeiro-ministro considerou ser potencialmente útil para que conseguisse chegar a um acordo. Por este motivo deixo o Ministério das Finanças hoje [esta segunda-feira]", disse Varoufakis, através do seu blogue, depois de ter feito o anúncio na sua conta de Twitter.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/cm_ao_min...varoufakis_demite_se_apos_vitoria_do_nao.html

Mas isso já era publico a muito tempo ( que o Euro grupo considerava Varoufakis persona non
Grata) , não me parece que alguem com a sua firmeza se preocupe muito com a opinião dos outros .

Para mim , algo se passou , ate arriscaria dizer que a ala mais radical do syrisa , com a vitoria do não , exigiu a saída do euro e provavelmente de Varoufakis .

Também convém não esquecer que , aquando a formação do Governo , AT coligou - se com um partido da direita populista , apoiou a presidente alguem da área do PND e foi buscar Varoufakis , alguem que fez carreira nos EUA e com alguma credibilidade internacional .

AT tentou estabelecer algumas pontes ( e isso tem que se dar algum credito ) , mas com certeza isso enfureceu a ala mais radical , que provavelmente quer a desforra de AT , não o considerando suficientemente radical .

Tambem não tenho duvidas , que se a situação piorasse para níveis impróprios , a solução passaria de imediato por uma intervenção das fag .

Última edição:
Não é isso que toda a gente faz de uma forma ou de outra? Não vejo surpresa nenhuma nisso. Os europeus nunca gostaram dos vizinhos. Não são instituições fictícias que irão mudar séculos de história.

Não é isso que toda a gente faz, de uma forma ou de outra? Isso o quê? Ser preconceituoso, xenófobo, generalizador, racista, etc? Fala lá por ti. Não, não é isso que eu faço. Nem eu nem as pessoas de quem me rodeio. Sou uma pessoa bastante tranquila e tolerante. Menos com a intolerância. Não é por eu ser mulher, Portuguesa, Benfiquista, morena, etc que admito que façam sobre mim juízos de valor e me preguem rótulos. Como não tolero isso, não o faço aos outros. Para mim as pessoas são todas seres humanos individuais e é assim mesmo que lido com elas. Que seja tido como normal dizer que 11 milhões de pessoas são uma coisa qualquer porque partilham uma nacionalidade é ignorante e não devia ser tolerado.

And according to the Wall Street Journal on Monday, Prime Minister Alexis Tsipras had been looking to replace Varoufakis for some time, given his poor relationship with other European finance ministers.

Here's the WSJ:

Mr. Varoufakis’s popularity in Greece has deterred Mr. Tsipras from ousting him until now, these people say. But the premier reacted after Mr. Varoufakis told a U.K. newspaper late Sunday that Greece might introduce a parallel currency and electronic IOUs similar to those issued previously in California. Mr. Varoufakis quickly backtracked on his comments to The Daily Telegraph but his prime minister had had enough, say the people familiar with the matter.

http://www.businessinsider.com/repo...ce-could-introduce-a-parallel-currency-2015-7

Não é isso que toda a gente faz, de uma forma ou de outra? Isso o quê? Ser preconceituoso, xenófobo, generalizador, racista, etc? Fala lá por ti. Não, não é isso que eu faço. Nem eu nem as pessoas de quem me rodeio. Sou uma pessoa bastante tranquila e tolerante. Menos com a intolerância. Não é por eu ser mulher, Portuguesa, Benfiquista, morena, etc que admito que façam sobre mim juízos de valor e me preguem rótulos. Como não tolero isso, não o faço aos outros. Para mim as pessoas são todas seres humanos individuais e é assim mesmo que lido com elas. Que seja tido como normal dizer que 11 milhões de pessoas são uma coisa qualquer porque partilham uma nacionalidade é ignorante e não devia ser tolerado.

Mesmo que sejam alemães ?

Indo buscar a outro tópico um assunto muito menos relevante...

Eu cá por casa chamo-lhe Lopatego, mas não queria ofender nenhum colega do FCP. :) Como Benfiquista, espero que sim, admito.

http://www.meteopt.com/forum/topico/desporto-2014-2015.7762/page-35#post-489537

Podes-me escrever... são coisas diferentes. Eu acho que não. Mesmo brincando o 'mal' já está dito/escrito. Alemães insultam (ou brincam mediante os estereótipos) portugueses e gregos, portugueses insultam alemães e gregos. Gregos fazem o mesmo. Até parece que os britânicos são fãs dos franceses (os primeiros sempre recearam a industrialização dos alemães). O politicamente correto é muito giro na teoria mas na prática nada disso acontece. Política e futebol. Duas áreas onde as emoções muitas vezes se sobrepõem à racionalidade.

Em casa onde não há pão todos discutem e ninguém tem razão. Aplica-se perfeitamente ao estado atual da Europa. E UE é uma utopia. Pretende acabar com inevitabilidades na Europa: Guerras e problemas económicos. Como se vê, tem falhado miseravelmente. Se os discursos 'preconceituoso, xenófobo, generalizador, racista, etc' vão acabar? Nunca. Somos seres generalistas (e é preciso ter cuidado com a influência do politicamente correto na liberdade de expressão). E as sociedades heterogéneas têm sempre muitos problemas. Se sou um nacionalista? Não. Mas na Europa temos o problema dos muçulmanos em França e RU e dos Turcos na Alemanha. O multiculturalismo alemão falhou disse a Merkel. E isto num país/povo que tentou remediar o ódio da II GM. Na generalidade, as pessoas têm uma dificuldade em integrar culturas alheias. Daí os estereótipos e comentários menos próprios. Junta-se a isso indignação/frustração...

Última edição:
Mesmo que sejam alemães ?

Sabes, correu-te muito mal, essa. Sou nascida e criada in Deutschland e tenho nacionalidade Portuguesa por opção minha. Podia ter e posso requerer a qualquer altura (está fora de causa, naturalmente) nacionalidade Alemã . Por isso, obviamente que sim. Os meus valores são intrínsecos. Não dependem da nacionalidade (cor da pele, religião, orientação sexual, género, etc) em causa. Outro erro particularmente estúpido é confundir cidadãos com os seus governantes. É tão injusto e ignorante. Até porque como cidadã Portuguesa correr o risco de ser confundida com a corja que nos representa actualmente, makes my skin crawl...

Indo buscar a outro tópico um assunto muito menos relevante...

http://www.meteopt.com/forum/topico/desporto-2014-2015.7762/page-35#post-489537

Podes-me escrever... são coisas diferentes. Eu acho que não. Mesmo brincando o 'mal' já está dito/escrito. Alemães insultam (ou brincam mediante os estereótipos) portugueses e gregos, portugueses insultam alemães e gregos. Gregos fazem o mesmo. Até parece que os britânicos são fãs dos franceses (os primeiros sempre recearam a industrialização dos alemães). O politicamente correto é muito giro na teoria mas na prática nada disso acontece. Política e futebol. Duas áreas onde as emoções muitas vezes se sobrepõem à racionalidade.

Em casa onde não há pão todos discutem e ninguém tem razão. Aplica-se perfeitamente ao estado atual da Europa. E UE é uma utopia. Pretende acabar com inevitabilidades na Europa: Guerras e problemas económicos. Como se vê, tem falhado miseravelmente. Se os discursos 'preconceituoso, xenófobo, generalizador, racista, etc' vão acabar? Nunca. Somos seres generalistas (e é preciso ter cuidado com a influência do politicamente correto na liberdade de expressão). E as sociedades heterogéneas têm sempre muitos problemas. Se sou um nacionalista? Não. Mas na Europa temos o problema dos muçulmanos em França e RU e dos Turcos na Alemanha. O multiculturalismo alemão falhou disse a Merkel. E isto num país/povo que tentou remediar o ódio da II GM. Na generalidade, as pessoas têm uma dificuldade em integrar culturas alheias. Daí os estereótipos e comentários menos próprios. Junta-se a isso indignação/frustração...

Orion, o exemplo que goste buscar cheira a desespero. Sabes porquê? Porque me referi a UMA pessoa e eu tenho o direito a não gostar de indivíduos. O que até não é o caso porque eu gosto muito do 'Lopatego' e se for como na época transacta poderei mesmo vir a dizer que o adoro. Voltando ao assunto, não me referi a Portistas, nem a Bascos, nem a Espanhóis. Não fiz qualquer generalização nem atribuí a nenhum grupo de pessoas nenhuma característica negativa apenas e só por pertencer a determinado grupo. Se não consegues ver a diferença, tens alguma dificuldade. Ou então é mesmo má vontade. Mas deixo-te um exemplo, que pode ser que ajude. Se eu disser que considero o Pinto da Costa uma figura sinistra, envolvida em esquemas escuros e com um passado muito duvidoso, isso é uma coisa. Se eu disser que todos os adeptos do FCP são figuras sinistras, com passados duvidosos e inclinação para envolvimentos em esquemas sujos, é outra. A primeira é uma opinião baseada, aliás, em dados públicos. A segunda é uma generalização estúpida e ignorante. Mas claro, estamos num mundo mais ou menos livre e as pessoas são livres de serem estúpidas e ignorantes se assim o entenderem. Desde que os outros não sejam impedidos de o observar... Já agora, tu, como ilhéu, também já deves ter tido o prazer de ler a tua parte de generalizações ignorantes...

Já agora, tu, como ilhéu, também já deves ter tido o prazer de ler a tua parte de generalizações ignorantes...

Por acaso... até já me perguntaram se há internet nas ilhas :lol:

Quanto a generalizações, quanto mais alarido se faz mais atenção se dá. Penso até que descontruir a generalização, de forma breve, é mais útil que reações intempestivas ou longas intervenções de condenação.

Orion, o exemplo que goste buscar cheira a desespero. Sabes porquê? Porque me referi a UMA pessoa e eu tenho o direito a não gostar de indivíduos. O que até não é o caso porque eu gosto muito do 'Lopatego' e se for como na época transacta poderei mesmo vir a dizer que o adoro. Voltando ao assunto, não me referi a Portistas, nem a Bascos, nem a Espanhóis. Não fiz qualquer generalização nem atribuí a nenhum grupo de pessoas nenhuma característica negativa apenas e só por pertencer a determinado grupo. Se não consegues ver a diferença, tens alguma dificuldade.

Pelo contrário. As experiências e as situações individuais não são o passo que antecede as generalizações? Excluíndo, claro, a endoutrinação. E outra coisa:

Sou uma pessoa bastante tranquila e tolerante. Menos com a intolerância.

Isto, em si mesmo, é uma contradição.

O problema disto é histórico e situacional. Agora os caloteiros são os gregos. Há 70 anos, foram os alemães. O clube de caloteiros é longo:

IhP7C9O.jpg

http://www.dinheirovivo.pt/Economia/interior.aspx?content_id=4658120

Numa Europa com cada um com as suas moedas, o problema teria sido mais facilmente resolvido. É a vertente negra da globalização. Quando um cai, caem todos.

---//---

Com isto os bancos gregos...

O Governo grego tenciona prolongar o encerramento dos bancos durante pelo menos mais uns dias, segundo indicaram quatro fontes bancárias à agência Reuters, antes da reunião que irão manter esta segunda-feira com o ministro das Finanças grego.

“O fecho dos bancos será prolongado, até sexta-feira ou até à próxima segunda-feira”, afirmou um alto responsável bancário à agência de notícias.

http://expresso.sapo.pt/internacional/2015-07-06-Bancos-gregos-vao-continuar-fechados

O Verão vai ser longo. O grande entrave ao controlo de capitais, o turismo, está mais ou menos assegurado. Os restantes vão sofrer.

Última edição:
Por acaso... até já me perguntaram se há internet nas ilhas :lol:

Quanto a generalizações, quanto mais alarido se faz mais atenção se dá. Penso até que descontruir a generalização, de forma breve, é mais útil que reações intempestivas ou longas intervenções de condenação.

Pelo contrário. As experiências e as situações individuais não são o passo que antecede as generalizações? Excluíndo, claro, a endoutrinação. E outra coisa:

Isto, em si mesmo, é uma contradição.

O problema disto é histórico e situacional. Agora os caloteiros são os gregos. Há 70 anos, foram os alemães. O clube de caloteiros é longo:

IhP7C9O.jpg

http://www.dinheirovivo.pt/Economia/interior.aspx?content_id=4658120

Numa Europa com cada um com as suas moedas, o problema teria sido mais facilmente resolvido. É a vertente negra da globalização. Quando um cai, caem todos.

---//---

Com isto os bancos gregos...

http://expresso.sapo.pt/internacional/2015-07-06-Bancos-gregos-vao-continuar-fechados

O Verão vai ser longo. O grande entrave ao controlo de capitais, o turismo, está mais ou menos assegurado. Os restantes vão sofrer.

Orion, convenhamos, a grande parte das considerações ignorantes sobre os gregos nada têm a ver com esta situação em concreto. Muito provavelmente, quem o faz com base na nacionalidade, fá-lo igualmente com base noutras coisas. Dizer os gregos são todos isto ou aquilo não é diferente de dizer os pretos são todos x e z e os gays são todos raios e coriscos. O facto de ter nascido na Alemanha e ter convivido desde o meu nascimento com gente de toda a parte do mundo deve ter contribuído para o facto de ver pessoas e não nacionalidades, cores, géneros, religiões, orientações sexuais, etc. E, claro, a forma como foi educada, também. Se gosto de racistas, xenófobos, homofóbicos e afins? Não, não gosto. É minha profunda convicção que grande parte dos males do mundo vem dos sentimentos de superioridade. Com base neles e na desvalorização do outro, todos os dias morrem pessoas e foram, ao longo da História, dizimados muitos milhões. Se devia ler algumas coisas e não lhes atribuir importância? Talvez sim. Mas não consigo. E considero que em 'locais' públicos como este, visitados por sei lá quanta gente, é particularmente importante que considerações ignorantes não sejam toleradas. Coisas destas, então, ditas por cidadãos Portugueses é particularmente patético, dada a nossa História e circunstâncias. Até porque há muito pouco tempo, para muito boa gente por essa Europa fora, Gregos, Portugueses e Espanhóis, era tudo farinha do mesmo saco.
Quanto às idiotices sobre os Ilhéus, cada vez que se fala do orçamento de Estado, há sempre pérolas aos montões, com particular incidência nas secções de comentários de jornais online não moderados. E acredita, comparado com o que já li, perguntar se há por aí internet, não é nada...

Estado
Fechado para novas mensagens.