Política e economia internacional 2015

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
A Europa , sendo a região culturalmente mais desenvolvida do
Mundo , tem um dever ético de , em primeiro lugar , acolher os refugiados com cuidados médicos e satisfazer as suas necessidades básicas . Isto tem de ser feito JA .

Depois que se decida o que fazer a médio / longo prazo .

Imagens terríveis como esta não se podem banalizar .

• Gosto
Reactions: ClaudiaRM
Esta situação da vaga de refugiados mostra como a Europa e os EUA tiveram um papel absurdo na falácia das " Primaveras Árabes" , quando as abraçaram entusiasticamente , quando saltava a vista que eram movimentos terroristas que estavam a comandar estas rebeliões .

Hoje temos todos os que diariamente demonizam os Muçulmanos emocionados porque viram uma foto de uma criança muçulmana morta por afogamento como se o mesmo não se repetisse todos os dias ou quase. Tivesse essa criança mais 10 ou 15 anos em cima, muitos dos que hoje se emocionaram, seriam os mesmos a chamar-lhe potencial terrorista apenas com base na fé que professa. O ser humano seria o mesmo, assim como as suas origens e a sua fé. Aylan Kurdi era o seu nome. Este nunca será chamado de terrorista. Morreu com 3 anos e, por isso, escapou às generalizações. Como dizia a minha avó: 'Tudo o que é pequenino tem graça'.

Hoje temos todos os que diariamente demonizam os Muçulmanos emocionados porque viram uma foto de uma criança muçulmana morta por afogamento como se o mesmo não se repetisse todos os dias ou quase. Tivesse essa criança mais 10 ou 15 anos em cima, muitos dos que hoje se emocionaram, seriam os mesmos a chamar-lhe potencial terrorista apenas com base na fé que professa. O ser humano seria o mesmo, assim como as suas origens e a sua fé. Aylan Kurdi era o seu nome. Este nunca será chamado de terrorista. Morreu com 3 anos e, por isso, escapou às generalizações. Como dizia a minha avó: 'Tudo o que é pequenino tem graça'.

Aproveitar uma morte para agarrar nuns poucos e tentar generalizar um assunto de forma fácil tem um nome: demagogia (da mais baixa), típica por exemplo na política feita por partidos extremistas.

Anda por ai um pateta primeiro ministro a sortear 1500 lugares para refugiados...

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, apelou hoje aos Estados-membros da União Europeia (UE) para aceitarem pelo menos 100 mil refugiados, de modo a aliviar a pressão nos países da chamada ‘linha da frente’.

(Lusa)

• Gosto
Reactions: ClaudiaRM
Aproveitar uma morte para agarrar nuns poucos e tentar generalizar um assunto de forma fácil tem um nome: demagogia (da mais baixa), típica por exemplo na política feita por partidos extremistas.

É a sua opinião. Mas é mentira? É mentira que muitos dos que se emocionaram ontem com aquela fotografia são os mesmos que ao verem os pais e os irmãos desta criança a chegarem à Europa os maldizem e alguns ainda desejam que percam a vida antes de pisarem terras 'civilizadas'?? É mentira que muitos são os mesmos que acham que esta criança que morreu, se tivesse sobrevivido, daqui por uns anos andava Europa fora a cortar cabeças e a levar a cabo atentados à bomba? É mentira que muitos são os mesmos que já assinaram uma petição para impedir que Portugal receba 1500 refugidos (número ridículo, aliás, dadas as circunstâncias) ao longo de dois anos? É mentira que muitos são os mesmos que chamam a estes seres humanos que arriscam a sua vida e a dos seus filhos para fugirem à guerra e à fome, parasitas? Cambada de hipócritas que enquanto chora uma criança de 3 anos vítima desta crise humanitária, se pudessem e levassem a sua opinião avante, votavam milhares ao mesmo destino sem perder um minuto de sono.

P.S: se tiver dúvidas leia as caixas de comentários (ou comentários no FB) dos jornais online. Tem às centenas por onde escolher.

Ficam alguns exemplos. Com tempo, paciência e depois de tomar alguns Vomidrine, podia fazer copy paste de centenas, até porque estes foram retirados de uma só notícia e apenas um comentário por autor/grunho. Todos estes comentários que transcrevo têm uma cara associada a eles. Levou dois minutos:

"Fazer igual ao k fizeram a M Hassain. Estes refugiados têm k ir para trás para a sua terra. Mas o plano dos muçulmanos não é esse. A Europa se não tomar agora uma atitude estaremos todos condenados. Ponham os olhos no Japão."

"Eu ajudava era a meter lá uma bomba atómica !"

"Só tenho pena das crianças... O resto não faz muita falta..."

"so tenho pena que os barcos nao afundem no meio dos tubaroes"

Sim talvez tenhas rasao,porque como dizes um dia vamos todos na Europa ser governados pelos Islamicos."

"A mim não me emociona nada. Não fizemos guerra nenhuma e ainda os
Estamos a ajudar. Gente com lata."

"Mais uma notícia para vender jornais, e ganhar audiências. Azar do c@@@@@@@ k não morrem tdos no mar"

Já agora, Vitamos, uma vez que se amofina tanto com generalizações (que foi coisa que nem sequer tentei fazer, alertando apenas para a hipocrisia óbvia de muito boa gente), não o vi intervir com indignação quando, neste fórum, se disse sem pudores que Portugal precisa é de emigrantes cristãos e que o problema da baixa natalidade no país se deve às mulheres que têm problemas na cabeça. Mas terá sido coincidência, certamente...

Ficam alguns exemplos. Com tempo, paciência e depois de tomar alguns Vomidrine, podia fazer copy paste de centenas, até porque estes foram retirados de uma só notícia e apenas um comentário por autor/grunho. Todos estes comentários que transcrevo têm uma cara associada a eles. Levou dois minutos:

"Fazer igual ao k fizeram a M Hassain. Estes refugiados têm k ir para trás para a sua terra. Mas o plano dos muçulmanos não é esse. A Europa se não tomar agora uma atitude estaremos todos condenados. Ponham os olhos no Japão."

Sim talvez tenhas rasao,porque como dizes um dia vamos todos na Europa ser governados pelos Islamicos."

"Mais uma notícia para vender jornais, e ganhar audiências. Azar do c@@@@@@@ k não morrem tdos no mar"

Fiquei sem perceber uma coisa . Foram os mesmos que fizeram estes comentários idiotas , os mesmos que mostraram choque e emoção pela morte de uma criança ?

Alguns, sim. Os comentários que transcrevi não eram da notícia da morte do menino. Eram de outra. Na notícia da morte, a alguns nasceu-lhes um coração. Aliás, está patente na referência de alguns ao facto de 'só terem pena das crianças'... Mas isto foi uma amostra minúscula, pois nem o tempo nem o estômago abundam. Há centenas por onde escolher.

O Facebook não é grande lugar para arranjar opiniões construtivas. Mas não é só nesse assunto. São em (quase) todos.

Já agora, Vitamos, uma vez que se amofina tanto com generalizações (que foi coisa que nem sequer tentei fazer, alertando apenas para a hipocrisia óbvia de muito boa gente), não o vi intervir com indignação quando, neste fórum, se disse sem pudores que Portugal precisa é de emigrantes cristãos e que o problema da baixa natalidade no país se deve às mulheres que têm problemas na cabeça.

É uma grande utopia acreditar que pomos toda a gente em Portugal e tudo correrá ás mil maravilhas. Há algum país europeu onde isso aconteceu? Os anos passam e a emocionalidade perde-se. A dureza da vida depois aparece (arranjar emprego, pobreza, construção de mesquitas, etc). Que eu saiba todos os ditadores e terroristas modernos e passados também foram crianças inocentes. Criticar é fácil. Quando houverem muçulmanos e querem impor a Sharia em Portugal também vais criticar. Há que ser um pouco realista e aprender com os nossos vizinhos. Há que fazer um mínimo de TPC.

Depois que se decida o que fazer a médio / longo prazo .

É preciso ser, novamente, realista. O alojamento não será temporário. Será permanente. Primeiro porque não encontrarão na sua terra os mesmos valores e condições europeias. Segundo, porque as guerras civis tendem a durar muitos e muitos anos, deixando o país completamente destruído. A Síria não tem muito petróleo. E os países do Golfo só darão algum dinheiro quanto tiverem o seu fantoche lá. Como isso não deve acontecer a breve prazo...

Como mandar os refugiados para casa após alguns anos é pouco ético, eles quando se instalarem estão para ficar. E isso é a realidade. E querem um estilo de vida europeu (claro, qualquer um quer isso). Portanto, a Europa será sempre 'pouco ética' nesse campo. É o que dá ir atrás de utopias. Nunca se atingem.

A integração é uma tarefa multi-geracional. Não se faz em poucos anos. E nos nossos vizinhos não está a correr muito bem.

• Gosto
Reactions: Dias Miguel
Mantenho...

Picking de comentários de facebook é um passatempo muito giro... Encontro muitos sobre muitos assuntos... os mais variados.

Usar mortos para tentar generalizar comentários de energúmenos é... DEMAGOGIA...

Ps: Penso que hoje um líder de partido já começou a tentar fazer campanha com este tema... Logo verei melhor as notícias... mas cheira-me que vou ficar chocado.

• Gosto
Reactions: Dias Miguel
Vitamos, que bom que se sente indignado com generalizações e demagogia, ainda que só de forma selectiva. Sempre é melhor que nada.

Estado
Fechado para novas mensagens.