Política e economia internacional 2020

Eu votaria no PS se tivesse gente decente e um bom projecto para refomar o Estado e para a economia do país, mesmo com essas posições.

PS: gente como Francisco Assis, Henrique Neto, António José Seguro, Maria de Belém, Álvaro Beleza.

Quantas vezes na tua vida votaste
em partidos que apoiam o LGBTs, eutanásia ou despenalização das drogas?

As Esquerdas contam com os votos das minorias e com os imigrantes, na realidade querem encher os países de imigrantes para ganharem votos, mas depois a realidade demonstra ser bem mais complexa.

Dou um exemplo. A nova vaga de imigração brasileira em Portugal votou em peso no Bolsonaro, e uma notável percentagem são Evangélicos e fortemente opositores das Esquerdas. Não me admiraria nada que em Portugal, quando ganharem o direito de voto, fossem para a base de apoio do Chega. Outro exemplo está na comunidade asiática no Reino Unido, especialmente na Indiana, que sempre apoiou de forma expressiva o Brexit e a ala mais à Direita do Partido Conservador. E em Portugal, vocês acham que a comunidade muçulmana apoiará no futuro as Esquerdas? No Reino Unido quem apoia sim o Labour são os afro-britânicos, os imigrantes com ascendência africana. Acham que comunidades muçulmanas, evangélicas e hindús, altamente conservadoras no que diz respeito à família, vão votar em partidos que apoiam o LGBTs, eutanásia ou despenalização das drogas?
Sim e não. É um facto que algumas comunidades imigrantes são bastante conservadoras, e nalguns casos isso reflete-se no seu voto. Mas tens que ver que para certas comunidades a promessa de benefícios económicos ou de que podem vir a trazer a família para o país é mais importante que as questões sociais. E também há o facto de que pelo menos nos EUA as comunidades de imigrantes mais ou menos integradas acabam por ser muito mais "picuinhas" e por ter uma atitude de vitimização muito maior que as populações dos países de origem. Já vi duas situações (uma personagem de anime ser interpretada pela Scarlett Johansson numa adaptação, e o Apu dos Simpsons ser supostamente um "mau estereótipo") em que me pareceu que os japoneses e os indianos não viam problema nenhum e até gostavam das personagens, mas alguns americanos de origem japonesa e indiana achavam que aquilo era um escândalo e gravíssimo... Lembro-me mesmo de estarem a entrevistar japoneses no Japão sobre o tal filme e eles acharem muito boa a escolha da atriz, e não imaginarem sequer qual seria o problema mesmo quando lhes disseram que na América estava a haver controvérsia

Algumas. E nunca votei, por exemplo, Cavaco Silva.

Em legislativas? Autárquicas não contam.
Não ter nunca votado Cavaco devia dar direito a comenda. O problema é que agora parece que ninguém votou mas, como sabemos, votaram e muito. Eu, como já se deve ter percebido, sou das que nunca votou mesmo. No Verão de 94 estava a passar férias na Figueira. Tinha praticamente 15 anos. Dificilmente alguma vez na vida votaria Cavaco depois de ter visto o que aconteceu nesse final de Junho, se a memória não me atraiçoa.

• Gosto
Reactions: 4ESTAÇÕES
Em legislativas? Autárquicas não contam.
Não ter nunca votado Cavaco devia dar direito a comenda. O problema é que agora parece que ninguém votou mas, como sabemos, votaram e muito. Eu, como já se deve ter percebido, sou das que nunca votou mesmo. No Verão de 94 estava a passar férias na Figueira. Tinha praticamente 15 anos. Dificilmente alguma vez na vida votaria Cavaco depois de ter visto o que aconteceu nesse final de Junho, se a memória não me atraiçoa.
Se não me engano, o @frederico já disse aqui que cometeu o erro de votar no Sócrates, não sei se é a isso que se refere. E essa história do Cavaco é estranhíssima, ele teve 4 maiorias absolutas, a última nem há 10 anos, mas não conheço praticamente ninguém que admita ter votado nele uma única vez

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Se não me engano, o @frederico já disse aqui que cometeu o erro de votar no Sócrates, não sei se é a isso que se refere. E essa história do Cavaco é estranhíssima, ele teve 4 maiorias absolutas, a última nem há 10 anos, mas não conheço praticamente ninguém que admita ter votado nele uma única vez

Eu já confessei esse 'pecado'. Se ele também confessou, não li. O que é natural porque não consigo ler tudo, claro.
É natural que haja muita gente a ter vergonha de admitir ter votado Cavaco. O mesmo, por outros motivos, se passa com o 44.

• Gosto
Reactions: 4ESTAÇÕES
Eu já confessei esse 'pecado'. Se ele também confessou, não li. O que é natural porque não consigo ler tudo, claro.
É natural que haja muita gente a ter vergonha de admitir ter votado Cavaco. O mesmo, por outros motivos, se passa com o 44.
Não garanto a 100% precisamente porque posso estar a fazer confusão com a tua "confissão", mas tenho ideia de ele ter dito o mesmo. E vejo muito mais gente a admitir que votou no Sócrates que no Cavaco. O Cavaco em 1991 ganhou todos os distritos menos Beja, em 2011 ganhou todos os distritos, não foi só meia dúzia de "laranjinhas" ferrenhos a votar nele

Espero que estas imagens venham a ser mostradas nas escolas quando se ensina a Revolução Industrial.

Só com imagens reais se dá valor ao que se tem hoje, no caso das crianças ás oportunidades, ao conforto, á estabilidade, aos direitos, que as do vídeo não tinham.
Essas imagens são espetaculares, só acho o texto berrante e irritante com esses efeitos...

. E vejo muito mais gente a admitir que votou no Sócrates que no Cavaco.

Por acaso não tenho essa experiência no sentido de não ter noção de quem admite mais ou menos mas o Cavaco teve uma preponderância política alargada que o 44 nunca teve. Mas ganha em tempo de cadeia, sem dúvida! Não sei. Acho bastante normal que se admita que se foi enganado principalmente quando se foi mesmo. Por exemplo, quem votou em Bolsoasno não votou enganado a não ser que tenha estado 3 décadas a viver numa gruta.