Política e economia internacional 2020

Parabéns à polícia sueca. São atingidos com todo o tipo de objetos e não dão muitas bastonadas.

Faz diferença.

De resto, os restantes afetados têm que mandar a conta ao governo. É uma dupla despesa... pagaram do seu bolso os bens destruídos e parte dos impostos que pagam serão utilizados para comprar novos bens que podem eventualmente ser novamente destruídos. É uma alegria.

Fico muito grata por ser citada com um nome tão grande da literatura (e não só) mas, só por acaso, não sou fã de ficção científica em geral e da tua em particular.
Não estamos esclarecidos, de todo. Ainda não me contaste quais são os direitos pelos quais Bolsonojo e os seus acólitos são obrigados a lutar com violência, coitados. Até deixo passar aquela da libertação do fascismo pelos EUA (conseguida com um bonito jantar à luz das velas e um aperto de mão, claro está).

Cláudia, escusas de ir por aí que não vale a pena. Sempre a misturar alhos com bugalhos, que dianho!

O "Bolsonaro e seus sequazes" são apenas um bom exemplo de apelo anti-democrático à violência para fins ideológicos, que é o que a Cláudia defende.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

O treino/cultura e caráter de cada polícia interessa muito. Quem ficaria chocado se houvesse bastonadas para dar e vender?

Cláudia, escusas de ir por aí que não vale a pena. Sempre a misturar alhos com bugalhos, que dianho!

O "Bolsonaro e seus sequazes" são apenas um bom exemplo de apelo anti-democrático à violência para fins ideológicos, que é o que a Cláudia defende.

O que tu achas que eu defendo e o que eu defendo são duas coisas distintas. Mas és livre de pensar e verbalizar o que quiseres. Como dizia o outro, foi para isso que se fez o 25 de Abril.
Portanto, se bem entendi, o Bolsonojo e os seus jagunços não estão privados de nenhum direito de que outros usufruam mas que lhes seja vedado nem estão em protesto (com ou sem elementos violentos pelo meio) pela impunidade perante crimes praticados contra a sua vida ou integridade física, é isso?
É que, cá para nós que ninguém nos lê, o que parece, cada vez mais, é que são eles próprios que ficam impunes de crimes por serem quem são. Mas, shhhh, não espalhes que não está confirmado. Nem deve estar tão cedo...

O que tu achas que eu defendo e o que eu defendo são duas coisas distintas. Mas és livre de pensar e verbalizar o que quiseres. Como dizia o outro, foi para isso que se fez o 25 de Abril.
Portanto, se bem entendi, o Bolsonojo e os seus jagunços não estão privados de nenhum direito de que outros usufruam mas que lhes seja vedado nem estão em protesto (com ou sem elementos violentos pelo meio) pela impunidade perante crimes praticados contra a sua vida ou integridade física, é isso?
É que, cá para nós que ninguém nos lê, o que parece, cada vez mais, é que são eles próprios que ficam impunes de crimes por serem quem são. Mas, shhhh, não espalhes que não está confirmado. Nem deve estar tão cedo...

Antes de eu gastar tempo a responder, precisava de saber o que é que entendes por "anti-democrático".

Há nesta simples expressão alguma coisa pouco clara? Ou algum segundo sentido que eu não esteja a alcançar?

Ou é a típica fuga para a frente? Olha que o Sartre não iria aprovar...

• Gosto
Há os que protestam pacificamente contra a brutalidade policial nos EUA (que apesar de percentualmente atingir mais os negros que os brancos - o dobro - em termos absolutos houve mais brancos vítimas dessa brutalidade do que negros); há os que protestam pacificamente contra a existência de muitos polícias racistas; há os que protestam pacificamente contra a impunidade que gozam alguns polícias que cometeram actos bárbaros e desproporcionados; esses têm todo o direito de se expressar e eu pessoalmente apoio-os totalmente. Até posso compreender, apesar de não concordar, alguns ataques contra a esquadra de polícia a que pertenciam os bárbaros e contra instituições judiciais que colaboraram com a impunidade destas bestas.

Mas isto só tem um nome, roubo:

Recordo a tua intervenção inicial:

Permitindo-me também fazer comparações, a justificação de "violência útil" para uma suposta procura da igualdade racial está ao nível da que utilizam o Bolsonaro e os seus sequazes, portanto haja coerência!

Perguntei, já que comparaste, qual a igualdade que buscam Bolsonaro e sus muchachos e muchachas. Mantenho.

Antes de eu gastar tempo a responder, precisava de saber o que é que entendes por "anti-democrático".

Há nesta simples expressão alguma coisa pouco clara? Ou algum segundo sentido que eu não esteja a alcançar?

Ou é a típica fuga para a frente? Olha que o Sartre não iria aprovar...

Isso podia perguntar eu porque não fui eu a usar o termo. No entanto, não perguntei porque é um termo bastante subjectivo para o qual haverá, certamente, várias opiniões. Eu, por exemplo, acho o PNR anti-democrático (um partido que, num regime democrático, tece loas à ditadura e a um ditador, na minha opinião dificilmente será democrático) mas como até podem ser eleitos para a AR desde que tenham votos para isso, o TC aparenta discordar. Tens, portanto, um caso concreto da democracia a permitir a um partido anti-democrático não só ter voz como até a poder, em teoria, governar um país democrático. Outro exemplo: eu acho anti-democrático jornalistas serem detidos (e feridos) pelas forças da autoridade quando estão no desempenho das suas funções, ou seja, a informar. Não sei se concordas ou não...

Última edição:
Mas isto só tem um nome, roubo:

Ninguém no seu juízo perfeito disputa isso. Mas isso é aproveitamento dos protestos mais do que legítimos. Há sempre bandidos a aproveitar-se em momentos de confusão. Que isso sirva para calar as pessoas que protestam pela justiça, não aceito. Que por haver gatunos e looters as pessoas sejam obrigadas a ir para casa e esquecer, não aceito. A polícia que faça o seu trabalho (ainda é esse, também, o seu trabalho, investigar, certo?) e os leve à justiça que esses, se for possível identificá-los certamente não escaparão impunes ao contrário de outros.
Relativamente aos thugs fardados que distribuem porrada pelo primeiro que lhes aparece à frente e prendem jornalistas no desempenho da sua função, alguma coisa a dizer?

Relativamente aos thugs fardados que distribuem porrada pelo primeiro que lhes aparece à frente e prendem jornalistas no desempenho da sua função, alguma coisa a dizer?

Está dito no meu post. São umas bestas. Os EUA sempre foram um estado policial onde as forças de segurança usam e abusam do seu poder, sem grande controlo por parte das instituições que o deveriam controlar.

Está dito no meu post. São umas bestas. Os EUA sempre foram um estado policial onde as forças de segurança usam e abusam do seu poder, sem grande controlo por parte das instituições que o deveriam controlar.

Obrigada pela honestidade. Haja alguém!

Recordo a tua intervenção inicial:

Perguntei, já que comparaste, qual a igualdade que buscam Bolsonaro e sus muchachos e muchachas. Mantenho.

Isso podia perguntar eu porque não fui eu a usar o termo. No entanto, não perguntei porque é um termo bastante subjectivo para o qual haverá, certamente, várias opiniões. Eu, por exemplo, acho o PNR anti-democrático (um partido que, num regime democrático, tece loas à ditadura e a um ditador, na minha opinião dificilmente será democrático) mas como até podem ser eleitos para a AR desde que tenham votos para isso, o TC aparenta discordar. Tens, portanto, um caso concreto da democracia a permitir a um partido democrático não só ter voz como até a poder, em teoria, governar um país democrático. Outro exemplo: eu acho anti-democrático jornalistas serem detidos (e feridos) pelas forças da autoridade quando estão no desempenho das suas funções, ou seja, a informar. Não sei se concordas ou não...

Não Cláudia não, não é nada subjetivo, aí é que te enganas e provavelmente por isso concordas com violência sectária para fins políticos e ideológicos.

Democracia
1.
sistema político em que a autoridade emana do conjunto dos cidadãos, baseando-se nos princípios de igualdade e liberdade.
https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/democracia

Que liberdade têm as pessoas que viram os seus bens, e o seu modo de sustentação, gratuitamente saqueados e destruídos?

Quanto ao Bolsonaro, minha cara, a única coisa que te garanto é que, na sua deriva anti-democrática, ele (e os seus sinistros sequazes) estão perfeitamente convencidos que estão a fazer o melhor pelo seu país, arrastam consigo milhões e, em última análise, destrui-lo-ão. Uma desgraça.

https://expresso.pt/internacional/2...-Bolsonaro-ameaca-com-golpe-militar-no-Brasil

Não caias na mesma cegueira.

• Gosto

Mas há aí, no caso de HK, uma grande, enorme, nuance:

On Sunday night, a man was caught by protesters after sneaking into a vandalized Xiaomi shop in Mong Kok and stealing three phones, the Sing Tao Daily reported.

People surrounded the man and bound him with cable ties to a lamppost. Police later arrived and untied the man and arrested him for suspected theft.

• Gosto
Que liberdade têm as pessoas que viram os seus bens, e o seu modo de sustentação, gratuitamente saqueados e destruídos?

Respondido no meu post dirigido ao David. De forma bastante clara.

Quanto à tua tentativa de me colocar ao nível do Bolsonojo, não respondo de forma deliberada porque não me merece, sequer, esse respeito.

Não Cláudia não, não é nada subjetivo, aí é que te enganas

Então, se o conceito de anti-democrático não é subjectivo, duas perguntas rápidas. Sim ou não, é suficiente.

1 - o PNR é um partido anti-democrático?
2 - a detenção de jornalistas no desempenho das suas funções por agentes da autoridade é anti-democrático?