Fico muito grata por ser citada com um nome tão grande da literatura (e não só) mas, só por acaso, não sou fã de ficção científica em geral e da tua em particular.
Não estamos esclarecidos, de todo. Ainda não me contaste quais são os direitos pelos quais Bolsonojo e os seus acólitos são obrigados a lutar com violência, coitados. Até deixo passar aquela da libertação do fascismo pelos EUA (conseguida com um bonito jantar à luz das velas e um aperto de mão, claro está).
Cláudia, escusas de ir por aí que não vale a pena. Sempre a misturar alhos com bugalhos, que dianho!
O "Bolsonaro e seus sequazes" são apenas um bom exemplo de apelo anti-democrático à violência para fins ideológicos, que é o que a Cláudia defende.
O que tu achas que eu defendo e o que eu defendo são duas coisas distintas. Mas és livre de pensar e verbalizar o que quiseres. Como dizia o outro, foi para isso que se fez o 25 de Abril.
Portanto, se bem entendi, o Bolsonojo e os seus jagunços não estão privados de nenhum direito de que outros usufruam mas que lhes seja vedado nem estão em protesto (com ou sem elementos violentos pelo meio) pela impunidade perante crimes praticados contra a sua vida ou integridade física, é isso?
É que, cá para nós que ninguém nos lê, o que parece, cada vez mais, é que são eles próprios que ficam impunes de crimes por serem quem são. Mas, shhhh, não espalhes que não está confirmado. Nem deve estar tão cedo...
Permitindo-me também fazer comparações, a justificação de "violência útil" para uma suposta procura da igualdade racial está ao nível da que utilizam o Bolsonaro e os seus sequazes, portanto haja coerência!
Antes de eu gastar tempo a responder, precisava de saber o que é que entendes por "anti-democrático".
Há nesta simples expressão alguma coisa pouco clara? Ou algum segundo sentido que eu não esteja a alcançar?
Ou é a típica fuga para a frente? Olha que o Sartre não iria aprovar...
Mas isto só tem um nome, roubo:
Relativamente aos thugs fardados que distribuem porrada pelo primeiro que lhes aparece à frente e prendem jornalistas no desempenho da sua função, alguma coisa a dizer?
Está dito no meu post. São umas bestas. Os EUA sempre foram um estado policial onde as forças de segurança usam e abusam do seu poder, sem grande controlo por parte das instituições que o deveriam controlar.
Recordo a tua intervenção inicial:
Perguntei, já que comparaste, qual a igualdade que buscam Bolsonaro e sus muchachos e muchachas. Mantenho.
Isso podia perguntar eu porque não fui eu a usar o termo. No entanto, não perguntei porque é um termo bastante subjectivo para o qual haverá, certamente, várias opiniões. Eu, por exemplo, acho o PNR anti-democrático (um partido que, num regime democrático, tece loas à ditadura e a um ditador, na minha opinião dificilmente será democrático) mas como até podem ser eleitos para a AR desde que tenham votos para isso, o TC aparenta discordar. Tens, portanto, um caso concreto da democracia a permitir a um partido democrático não só ter voz como até a poder, em teoria, governar um país democrático. Outro exemplo: eu acho anti-democrático jornalistas serem detidos (e feridos) pelas forças da autoridade quando estão no desempenho das suas funções, ou seja, a informar. Não sei se concordas ou não...
O looting também está muito dependente das circunstâncias. Ou, se calhar, não é só das circunstâncias...
https://www.thestandard.com.hk/sect...ters-cash-in-on-shops-hit-by-vandalism,-arson
https://asiatimes.com/2019/10/more-looting-of-hk-shops-hit-by-vandalism-arson/
On Sunday night, a man was caught by protesters after sneaking into a vandalized Xiaomi shop in Mong Kok and stealing three phones, the Sing Tao Daily reported.
People surrounded the man and bound him with cable ties to a lamppost. Police later arrived and untied the man and arrested him for suspected theft.
Que liberdade têm as pessoas que viram os seus bens, e o seu modo de sustentação, gratuitamente saqueados e destruídos?
Não Cláudia não, não é nada subjetivo, aí é que te enganas