Política e economia internacional 2020

Mas há aí, no caso de HK, uma grande, enorme, nuance:

Essa 'nuance' também já aconteceu nos EUA nesta situação actual. E há imagens da 'nuance'. Para quem quiser ver, claro. Aliás, chegaram mesmo a impedir a destruição/pilhagem.

Respondido no meu post dirigido ao David. De forma bastante clara.

Quanto à tua tentativa de me colocar ao nível do Bolsonojo, não respondo de forma deliberada porque não me merece, sequer, esse respeito.

Então, se o conceito de anti-democrático não é subjectivo, duas perguntas rápidas. Sim ou não, é suficiente.

1 - o PNR é um partido anti-democrático?
2 - a detenção de jornalistas no desempenho das suas funções por agentes da autoridade é anti-democrático?

Tenho a perfeita noção que tu e os bolsonaristas, ou lá o nome que lhes queiras dar, estão em campos ideológicos opostos.

Mas, pelos vistos defendem, ou toleram, a utilização anti-democrática da violência para fins políticos e ideológicos.

Lá está, os extremos tocam-se.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Excerto do link que publiquei sobre Hong Kong.

Hong Kong police recorded more than 80 cases of arson involving shops with alleged links to mainland China since October 1 and some shop owners reported losses of property as well as damage to their premises.

Cheuk Hau-yip, the regional police commander for Kowloon West, said some shops had been looted after being damaged by fire during the protests.

At the police press conference on Monday, Cheuk said one of the vandalized shops lost mobile phones and electronic devices worth a total value of HK$2.5 million (US$318,762).

Since October 1, there were 80 recorded cases of arson, more than 750 criminal damage cases and 28 burglaries, some involving places that had been vandalized or damaged by fire, he said.

O David decidiu destacar o caso de um tipo que actuou aparentemente a solo e roubou 3 telemóveis de uma loja tendo sido imobilizado pelos manifestantes. Estamos assim.
Atenção, não quero com isto dizer, de modo algum, que a luta em HK não é justa. É justíssima. Nada muda isso nem o facto de haver gatunos a aproveitarem-de da luta. Se acho a luta nos EUA muito difícil de vencer, pelo menos a curto prazo, infelizmente em HK temo que seja impossível. Espero estar enganada em ambas as previsões.

Essa 'nuance' também já aconteceu nos EUA nesta situação actual. E há imagens da 'nuance'. Para quem quiser ver, claro. Aliás, chegaram mesmo a impedir a destruição/pilhagem.

Não vi, acredito que sim. Mas em HK não vi prédios a arder nem as pilhagens foram massivas. Aliás, as vítimas das pilhagens foram empresas chinesas, o que embora eu discorde, dá para compreender a razão de ser (da mesma forma que seria compreensível a pilhagem de uma esquadra de polícia nos EUA).

E convém verificar quem passa a informação. O que se passa nos EUA vê-se nas câmaras de TV. Eu posso ter estado distraído, mas não vi nenhum edifício a arder em HK, nem vi imagens de pilhagens. O artigo menciona a versão de uma autoridade policial, que responde directamente a Pequim...

Não vi, acredito que sim. Mas em HK não vi prédios a arder nem as pilhagens foram massivas. Aliás, as vítimas das pilhagens foram empresas chinesas, o que embora eu discorde, dá para compreender a razão de ser (da mesma forma que seria compreensível a pilhagem de uma esquadra de polícia nos EUA).

Não estás a comprar HK com os EUA, pois não? :lol: HK tem 8 milhões de habitantes. Há tumultos um pouco por todo o lado nos EUA (que, relembro, tem mais de 320 milhões de habitantes). Há muitos sítios onde as manifestações têm sido pacíficas.

Tenho a perfeita noção que tu e os bolsonaristas, ou lá o nome que lhes queiras dar, estão em campos ideológicos opostos.

Mas, pelos vistos defendem, ou toleram, a utilização anti-democrática da violência para fins políticos e ideológicos.

Lá está, os extremos tocam-se.

Eh pá, vai ler o que respondi ao David. Se mesmo assim não entenderes, a RTP Memória agora ajuda.
Continuas sem responder a duas perguntas do mais simples que há. Estás no teu direito mas eu também estou no meu ao interpretar a tua falta de resposta.