Política e economia internacional 2020

Teve mais votos nas 'minorias' do que nas 'não minorias'? As 'minorias' votaram mais Trump ou mais Biden?
Sabes perfeitamente a resposta a isso, mas a questão é que não especialmente odiado, é menos mal-visto que candidatos republicanos anteriores. O voto branco vai para os republicanos e o negro para os democratas há décadas, o que importa são as margens de vitória

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Sabes perfeitamente a resposta a isso, mas a questão é que não especialmente odiado, é menos mal-visto que candidatos republicanos anteriores. O voto branco vai para os republicanos e o negro para os democratas há décadas, o que importa são as margens de vitória

Essa conversa do ódio não me faz sentido nenhum. No que me diz respeito, o ódio é um sentimento pessoal. É factual que Trump é mais desprezado pelas 'minorias', como lhes chamaste, do que Biden. Dizer isso não é mentir. É constatar um facto. Isso só não se limita é a ele. Estas últimas eleições dificilmente são comparáveis a quaisquer outras simplesmente porque houve uma mobilização gigante de eleitorado que nunca se havia dado ao trabalho de votar. A diferença de votos para anteriores eleições é abismal. Quando houver resultados finais, é possível que a diferença seja de cerca de 25 ou até 30 milhões de votos relativamente às últimas eleições.

O grande tema das próximas 4 semanas poderá ser o Brexit. A cerca de um mês da saída do mercado único, não há acordo comercial entre ambas as partes.

Recentemente o RU fez alguns acordos com países como o Canadá. No entanto muitos desses acordos replicam os acordos que esses países já têm com a UE. Ou seja, se o RU permanecesse na UE teria acesso a esses mercados com as mesmas ou até melhores condições. Por exemplo, o acordo feito com a Suíça não cobre os serviços, mas dentro da UE os serviços britânicos tinham acesso ao mercado suíço.

Uma vez que não há certamente tempo para fazer um bom acordo, o mais sensato seria adiar a saída do mercado único por 6 a 12 meses. A UE parece disposta a aceitar. O público britânico segundo as sondagens é favorável a esa opção, com receio de uma crise mais profunda. Contudo o partido de Boris está descaracterizado. As elites moderadas e ao centro afastaram-se, e agora domina a ideologia do ERG, um grupo que há 5 anos tinha apenas cerca de 10 a 12 por cento dos deputados do partido. O número de deputados eurocepticos aumentou consideravelmente, à custa da saída de tories moderados. Além disso houve uma entrada maciça de ex-membros do partido de Farage, na tentativa de mudar o partido por dentro. Fala-se até em 50 mil, num partido com pouco mais de 150 mil membros. Em suma, Boris tem boa parte do partido contra qualquer aproximação à UE, mas ele próprio contribuiu e muito para esta alteração dos tories.

Dito tudo isto, independentemente do que suceda até Janeiro, nos próximos anos as pressões económicas de vários sectores da economia britânica serão enormes. E irão forçar a novas negociações. Isto já aconteceu na Suíça nos anos 90, e o país acabou por ter acesso ao mercado único, em troca da livre circulação e de respeito pelas regulamentações europeias.

A novela suíça tem quase 30 anos. O país tem um partido populista que é fortemente euroceptico, muito popular em alguns cantões. Recentemente esse partido propôs um referendo à livre circulação. Se tivesse sido rejeitada, o país perderia acesso ao mercado único. Contudo, consciente das consequências económicas e sociais, o povo suíço preferiu manter tudo como está. Este poderá ser o futuro do Reino Unido. Constantes negociações e acordos e um partido interno, com os acólitos de Farage, a tentar bloquear as relações com Bruxelas

Mas a Suica tem-se tornado progressivamente mais pro UE. Aliás os unicos partidos que tem crescido nos últimos anos tem sido os que defendem maior aproximacao a UE. Também as sondagens na Suica dao conta que a maioria quer mais cooperacao. Penso que as mudancas demográficas, com uma entrada gigante de Europeus nas ultimas décadas tem contribuido para isso. A Gronelandia tambem tem tido nos ultimos 2/3 anos cada vez mais vozes a favor de uma reentrada. A principal associacao da pesca que o inicio contribuiu para o primeiro exit na UE agora defende uma reentrada porque tem sido fortemente afetada pela competicao chinesa e quer beneficiar do 'protecionismo' que a UE oferece ao setor agricola e piscatório. O RU irá muito provavelmente voltar a entrar a UE daqui a uns anos. No entanto, o risco de desintegracao com uma independencia da Escocia é alto. Se calhar daqui a uns anos, já nem RU teremos.

Essa conversa do ódio não me faz sentido nenhum. No que me diz respeito, o ódio é um sentimento pessoal. É factual que Trump é mais desprezado pelas 'minorias', como lhes chamaste, do que Biden. Dizer isso não é mentir. É constatar um facto. Isso só não se limita é a ele. Estas últimas eleições dificilmente são comparáveis a quaisquer outras simplesmente porque houve uma mobilização gigante de eleitorado que nunca se havia dado ao trabalho de votar. A diferença de votos para anteriores eleições é abismal. Quando houver resultados finais, é possível que a diferença seja de cerca de 25 ou até 30 milhões de votos relativamente às últimas eleições.
Eu não estou a comparar o Trump com o Biden, estou a comparar o Trump com outros republicanos (ou, se preferires, o Biden com outros democratas)

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Eu não estou a comparar o Trump com o Biden, estou a comparar o Trump com outros republicanos (ou, se preferires, o Biden com outros democratas)

E eu estou a dizer-te que comparações entre estas eleições e outras anteriores fazem pouco sentido uma vez que o número de votos total será muito pouco comparável devido à mobilização de eleitores sem precedentes. Isso, sim, mérito de Trump.