Política e economia internacional 2020

A crise de 2008 foi notavelmente forte na Europa e EUA mas menos sentida em muitos países em vias de desenvolvimento, uma das razões foi a subida do preço do crude, que ajudou Governos como o do PT no Brasil ou de José Eduardo dos Santos em Angola. Ora agora parece que temos uma situação bem distinta, o que se traduzirá em termos globais numa crise muito mais profunda.

Apertem os cintos, pois o impacto destes preços do petróleo em países pouco democráticos e com instituições fracas virá em breve. Não me admiraria nada que um ou outro Regime venha a cair em breve.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
A Rússia, que de todos é quem está numa situação económica completamente límbica

O pior de todos vai ser a Arábia Saudita, praticamente não têm impostos, e o único imposto que têm só veio quando o preço do petróleo chegou quase aos 20$ à coisa de 4-5 anos atrás. O imposto que têm é o IVA a 5%, todo o restante dinheiro do Estado vem do petróleo.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Apertem os cintos, pois o impacto destes preços do petróleo em países pouco democráticos e com instituições fracas virá em breve. Não me admiraria nada que um ou outro Regime venha a cair em breve.
O Brasil está em vias de se tornar uma ditadura militar. É que nem falta muito! :(
Quando isso acontecer, quero ver os brasileiros a virem para cá, com o nosso país em crise... :huh:

• Gosto
Reactions: N_Fig e frederico
O pior de todos vai ser a Arábia Saudita, praticamente não têm impostos, e o único imposto que têm só veio quando o preço do petróleo chegou quase aos 20$ à coisa de 4-5 anos atrás. O imposto que têm é o IVA a 5%, todo o restante dinheiro do Estado vem do petróleo.
Não têm a estrutura social para sustentar como a Rússia tem, nem a dívida cumulada. O impacto imediato pode ser maior na Arábia Saudita, mas os problemas estruturais acumulados não.