Política e economia internacional 2020

Pois mas então estás a colocar em causa a tua ideia de que a razão da China não ter tido tanto sucesso como a Coreia é por ter uma maior dimensão .

Como se fosse fácil aumentar o nível de vida de >1.300.000.000 pessoas.

Tens que ser mais claro. População ou área do país? E mantenho o que escrevi. O que não faltam por esse mundo fora são países pequenos (em ambas as variáveis) e pobres.

Pesquisa Middle Income Trap. A realidade é bem mais complexa do que delinear fronteiras e assumir que a prosperidade aparecerá.

Tens que ser mais claro. População ou área do país? E mantenho o que escrevi. O que não faltam por esse mundo fora são países pequenos (em ambas as variáveis) e pobres.

Pesquisa Middle Income Trap. A realidade é bem mais complexa do que delinear fronteiras e assumir que a prosperidade aparecerá.

A Coreia do Sul é mais rica que a China por ter menor tamanho (menor população por consequência)?

Se a Coreia do Sul tivesse o tamanho da China teria 4/5 vezes mais população que a China devido á sua densidade populacional...estaria portanto mais pobre? Ou seja quanto maior o tamanho mais difícil enriquecer?

A Coreia do Sul é mais rica que a China por ter menor tamanho (menor população por consequência)?

Arábia Saudita e Rússia produzem mais ou menos a mesma quantidade de petróleo. Em média, o típico saudita é muito mais rico que o típico russo.

Se a Coreia do Sul tivesse o tamanho da China teria 4/5 vezes mais população devido á sua densidade populacional...estaria portanto mais pobre? Ou seja quanto maior o tamanho mais difícil enriquecer?

O Bangladesh é pobre e relativamente pequeno. Devia ser rico?

Não estou muito bem a perceber a insistência no tópico. Novamente, acho que continuas a indevidamente tentar simplificar coisas que até são um pouco complexas.

Arábia Saudita e Rússia produzem mais ou menos a mesma quantidade de petróleo. Em média, o típico saudita é muito mais rico que o típico russo.

O Bangladesh é pobre. Devia ser rico?

Não estou muito bem a perceber a insistência no tópico. Novamente, acho que continuas a indevidamente tentar simplificar coisas que até são um pouco complexas.

Mas tu é que dizes que a Coreia do Sul é mais próspera que a China por ser mais pequena... a não ser que defendas que uns países estão condenados a ser profundamente mais pobres que outros e que portanto a China já não tem hipóteses de crescer muito mais mesmo que o sistema mudasse...

Mas tu é que dizes que a Coreia do Sul é mais próspera que a China por ser mais pequena... a não ser que defendas que uns países estão condenados a ser profundamente mais pobres que outros...

A Coreia do Sul tem uns 50 milhões de pessoas. Querer comparar isso com 1300 milhões...

A Índia é uma democracia e continua muito, muito pobre.

Então a minha teoria de que é mais fácil um governo aumentar o nível de vida num país pequeno do que grande está correta? A China estaria melhor estando dividida?

Tu é que começaste com essa teoria.

Muitas coisas influenciam a prosperidade dos países. Sistema político, liberdades sociais, burocracia, clima, extensão e configuração territorial, recursos naturais...

A Coreia do Sul tem uns 50 milhões de pessoas. Querer comparar isso com 1300 milhões...

A Índia é uma democracia e continua muito, muito pobre.

Tu é que começaste com essa teoria.

Muitas coisas influenciam a prosperidade dos países. Sistema político, liberdades sociais, burocracia, clima, extensão e configuração territorial, recursos naturais...

Ah então afinal influencia, eu nunca disse que era o único fator...