Política e economia internacional 2020

• Gosto
Reactions: 4ESTAÇÕES
  • Gosto
Reactions: ClaudiaRM
Vamos ver até onde vai a "simpatia".

Isto não foi sobre Eurobonds. Contra os ditos também está a Alemanha (mas aparentemente com uma posição menos hermética), a Áustria e a Finlândia. Isto foi sobre uma declaração nojenta de um tipo nojento. Tipo nojento esse que se sentiu obrigado a retractar-se. Coisa que jamais teria acontecido se AC não tivesse tido a coragem que teve para confrontar o nojentinho. Tenho poucas ou nenhumas ilusões sobre a 'simpatia' mas baixar a crista já dá algum gozo.

Até me vieram as lágrimas ao olhos :sad: Dar sem esperar nada em troca. Não era preciso...eu sei que também precisam, opá. Muito obrigado Holanda, do fundo do meu coração!

Bastante tocante. Até chorava mas não quero dar cabo do rímel.

Hoje foi uma avalanche de iniciativas da Administracao Von der Leyen! Finalmente a Comissao Europeia está a agir como deve ser. Seria bom que os lideres Europeus fizessem o mesmo.

A dívida terá de ser parcialmente mutualizada mas tem de se encontrar uma forma de fazer isto usando outras palavras para não dar argumentos ao lixo populista. Há quem proponha que as dívidas dos países em pior situação sejam pagas muitos anos mais tarde, dando assim um alívio nas próximas décadas a Itália, a Portugal ou à Grécia. Parece-me uma boa solução. As dívidas seriam pagas na mesma, mas 20 ou 30 anos mais tarde, de forma mais suave.

Já agora gostaria de frisar que nos EUA os Estados e as cidades também podem ir à falência, mas não é por causa disso que o dólar irá desaparecer. Temos de assumir que na Europa se um Estado falir tal não poderá pôr em causa a existência do euro nem da União. Quando a Califórnia esteve à beira da falência, alguém especulou que o dólar iria acabar ou que a federação iria desagregar-se? Mais um facto. No século XIX havia um fosso enorme entre o Sul dos EUA e o Noroeste. Até houve uma guerra civil. E havia um fosso entre as duas costas, a nível político, económico, social, religioso, mesmo linguístico. A convergência demorou décadas. Para a UE funcionar, os países do Sul terão de assumir um pouco dos valores do Norte da Europa, e o Norte terá de assumir alguns valores do Sul. O Norte terá de ser um pouco menos puritano e exigente, e o Sul terá de ser mais exigente e puritano do que tem sido.

Os EUA conquistaram muita coisa ao México. Repara. Los Angeles, é nome espanhol. Santa Mónica. Santa Barbara. San Francisco...

E também se falavam francês. Louisiana...
Ah, sim, certo, obrigado, estava a pensar em diferentes grupos de imigrantes, já li que os imigrantes alemães eram tão numerosos que tentaram tornar o alemão numa língua oficial do país