Política e economia internacional 2020

Hipoteticamente até podem viver em liberdade, até ao dia em que alguém decida pôr em causa o governo de Pequim. Por exemplo, no dia que exijam democracia nas ruas de Macau. Nesse dia ver-se-á que liberdades têm.

Não queria ser eu a ter de te dizer isto mas isso é verdade em todo o lado. A liberdade e a democracia não são garantidas em lado nenhum. E é bom que nós, do lado 'civilizado e livre' do mundo tenhamos a exacta noção disso. Principalmente porque a UE da qual fazemos parte e que é suposto ser exemplo para o mundo menos evoluído, digamos assim, alberga uma quase ditadura e outra que para lá caminha ao mesmo tempo que criticamos outros. A China não é uma democracia. É uma ditadura comuno-capitalista (funny that, uh?). Os Chineses não são cidadãos livres. Em Macau vive-se em total liberdade. Um dia pode não ser assim? Claro. A Hungria que o diga...

• Gosto
Reactions: hurricane
Quanto à Hungria e ao seu ditador, que só o é porque reuniu cerca de 50% nas últimas eleições, ficou hoje a saber-se que a partir de dia 20 de Junho o estado de emergência será levantado e o ditador deixará de poder governar por decreto.
Infelizmente, e segundo todas as sondagens, se as eleições fossem hoje o ditador reforçava a sua vantagem no parlamento.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Quanto à Hungria e ao seu ditador, que só o é porque reuniu cerca de 50% nas últimas eleições, ficou hoje a saber-se que a partir de dia 20 de Junho o estado de emergência será levantado e o ditador deixará de poder governar por decreto.
Infelizmente, e segundo todas as sondagens, se as eleições fossem hoje o ditador reforçava a sua vantagem no parlamento.

Isso faz da Hungria uma democracia comum, portanto?

Diga-se que quando o meu amigo António me disse que ia exercer para Macau eu lhe perguntei se ele estava maluco. Hoje continuo a achar que ele não bate bem da pinha mas por outros motivos. É que aquela temperatura e aquela humidade, só para quem não bate bem da dita. Uma coisa que ele me disse recentemente (mas antes da pandemia, claro) é que cada vez há mais Chineses em Macau. I wonder why...

Quando fazes o que queres, dizes o que queres, lês e publicas o que queres, criticas quem queres como queres e não sofres represálias, vives em liberdade. Se conheces alguém que lá viva e que sinta que não é livre, gostava muito de ser posta em contacto com essa pessoa porque é a experiência oposta ao que me chega todos os dias.
Se a tua liberdade tem uma data de validade pré-definida, és mesmo livre?

https://www.google.com/amp/s/pontof...ir-liberdade-de-expressao-diz-novo-macau/amp/

https://www.google.com/amp/s/www.dn...-kong-macau-e-china-deteriorouse-5007204.html

https://thediplomat.com/2019/12/while-hong-kong-protests-macau-sleeps-through-erosion-of-freedoms/

https://www.google.com/amp/s/macaud...porters-barred-from-working-in-macau.html/amp

Não faltam exemplos de degradação da pseudo-democracia macaense, ou da erosão regressiva de liberdades na região. Não tenho ninguém lá conhecido, mas não deixa de ser fácil encontrar páginas de redes sociais para acompanhar a situação, que é o que faço. Novamente: ir lá trabalhar e dizer que tem liberdade não é o mesmo que viver lá e ter que se sujeitar a um regime que se imporá contra a sua vontade. De certeza que se viveesses por cá e te dissessem que em 2022 passarias a viver num estado nazi não acharias que vives em liberdade. Eu não acharia, pelo menos.

A legítima preocupação que tens com a Polónia ou a Hungria devia ser entendida a Hong Kong e Macau, até porque estes dois não têm algo que os dois primeiros têm: democracia. Pode ser altamente deficitária para os padrões europeus, mas é anos-luz mais representativo que qualquer coisa que exista nas RAEs. E nesses dois sim, conheço até bastantes pessoas.

Enquanto na Polónia o PiS parece ter começado a sua erosão, e na Hungria partidos como o Momentum começam a marcar passo contra o Fidesz, em HK e Macau as pessoas não têm direito a esvolher. Seja sobre agora ou sobre o que acontece daqui a 30 anos. E lamento, mas isso não é liberdade, é paz, que não são a mesma coisa.

A visão que eu tenho da democracia não é a mesma que os liberais têm.

A democracia não é um fim em si mesmo.

Sofre tanta gente e com tanta intensidade ou mais debaixo da “democracia” dos EUA e de outros países ocidentais, como debaixo da ditadura chinesa e outras odiadas pelos liberais.

Tu não vives neste planeta, certamente. Nem dá para discutir com quem tem uma visão tão distorcida do mundo...

Se o liberdade fosse um valor absoluto viveríamos em anarquia.

A constituição dos EUA é a mais antiga mas a partir do momento em que a forma de a interpretar evolui consoante os tempos para a manter de pé diz tudo. Vale tudo.

O ocidente não é imaculado.

Só deu a revolução industrial ao mundo.

Só é líder na ciência económica.

Se não fosse isso ainda viveríamos no feudalismo.

A liberdade já existiu em muitos cantos do mundo, sem existir a democracia judaico-cristã.

O conforto com que os ocidentais se vangloriam hoje foi montado em cima , de muito, muito sofrimento, exclusão e opressão.

Sofrimento, exclusão e opressão de trabalhadores, negros, mulheres.

É por isso que é tão difícil para tantos povos aceitarem lições vindas de cá.

A liberdade já existiu em muitos cantos do mundo, sem existir a democracia judaico-cristã.

E pode continuar a existir, mas se alguém assemelha a liberdade que se vive nos EUA com a da China, esse alguém é completamente alienado da realidade. O que tu criticas,e bem, nos EUA, como a violência policial, o racismo e a arbitrariedade das instituições governamentais, constitui uma minoria nos EUA, mas é o modo de vida na China.

O conforto com que os ocidentais se vangloriam hoje foi montado em cima , de muito, muito sofrimento, exclusão e opressão.

Sem sombra de dúvidas. Felizmente evoluímos e acabámos com essas barbáries. Na China a Revolução Cultural também matou milhões, logo o conforto em que tu dizes que eles vivem também foi construído em cima de muito sofrimento e barbárie. A diferença é que hoje o Ocidente baniu quase todas as barbáries, enquanto na china elas se mantêm...

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial