Política e economia internacional 2020

https://www.theguardian.com/technol...of-comments-criticising-china-communist-party

Para aqueles que insistem em comparar o incomparável: US vs China.

Do outro lado do Atlântico temos um Presidente a estrebuchar contra o Twitter por estes terem colocado um disclaimer de fake news num tweet seu. Mesmo estranhando o critério do Twitter, que descobre facilmente as tretas do Trump mas tem dificuldades de discernir as tretas de outros políticos, ele apenas pode estrebuchar, uma vez que os EUA são um estado de direito. Algo semelhante na China significaria o bloqueio do Twitter em todo o país.

Por falar em racismo.

Na África do Sul temos políticos que promovem a ocupação das terras dos brancos e que promovem o seu genocídio. Isto também não é racismo? Muiro pior e mais agressivo aliás do que acontece nos EUA.

São realidades um bocado distintas. É mesmo preciso explicar?

Não compreender a gravidade da situação em Hong Kong e do impacte que vai ter a médio e longo prazo nas nossas vidas é estar alheado do mundo.

Internamente, a China poderá perder um centro financeiro (~2.5% PIB global).

Externamente, pouco muda(rá). A diplomacia chinesa também não promovia democracia e direitos humanos pré-HK. Continuará a ameaçar a Formosa e informalmente anexar territórios dos vizinhos.

HK é tipo Crimeia. Muita indignação inicial mas a médio prazo ninguém fará nada (só mesmo os EUA).

Internamente, a China poderá perder um centro financeiro (~2.5% PIB global).

Externamente, pouco muda(rá). A diplomacia chinesa também não promovia democracia e direitos humanos pré-HK.

É tambem a minha opiniao. O que está aqui em jogo é dinheiro. Nao fosse HK, um centro financeiro mundial e extremamente rico, e a China nao estava nem aí.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
É tambem a minha opiniao. O que está aqui em jogo é dinheiro. Nao fosse HK, um centro financeiro mundial e extremamente rico, e a China nao estava nem aí.

O que está em questão é controlo político e social.

A economia chinesa está num estado lastimável. HK é 'rica' mas o que se pretende é abafar qualquer vestígio de dissidência bem-sucedida.

A sombra da URSS está sempre presente.

E acho muito bem não se fazer nada relativamente a Hong Kong.

O imperialismo/colonialismo ocidental acabou. As bombas de democracia também.

Se não nos metermos nos assuntos dos outros, os outros também não se vão meter nos nossos.

Será mesmo verdade?

• Gosto
Reactions: 4ESTAÇÕES
Se calhar há bem menos opções económicas do que pensas.

E para o registo, eu não defendi bombardear Pequim.

Escrevi sim, por outras palavras, que há demasiada gente que defende o isolacionismo sem ter grande noção das consequências.

Mas opções bélicas não há nenhuma.

Por acaso há, mas hoje em dia as prioridades são outras.

Relembro sempre isto: Hoje em dia, a larga maioria das pessoas enaltece e agradece a libertação da Europa. Mas na altura ninguém queria meter-se porque era problema dos outros.

Certas coisas nunca mudarão.