Política e Economia internacional 2026

Os EUA que decidam por eles. Agora, não podem esperar que a Europa embarque cegamente nas alucinações do abusador sexual laranja que elegeram para presidente. Duas vezes.
Claro que os americanos decidam o que quiserem, só estava a dizer que o mesmo se aplica a eles, até de forma mais clara porque estão mais longe

Claro que os americanos decidam o que quiserem, só estava a dizer que o mesmo se aplica a eles, até de forma mais clara porque estão mais longe

Eu percebi. Só quis sublinhar que as decisões Americanas pertencem-lhes a eles. Não é suposto a Europa ser cão de fila dos gringos e, muito menos, de um gringo descompensado. Já bastou a vergonha de 2003.

Eu percebi. Só quis sublinhar que as decisões Americanas pertencem-lhes a eles. Não é suposto a Europa ser cão de fila dos gringos e, muito menos, de um gringo descompensado. Já bastou a vergonha de 2003.
Os EUA sempre foram um aliado para gerir com pinças. Os interesses deles nem sempre coincidem com os interesses dos europeus. Existem aliás facções que odeiam a União Europeia e o euro. A Europa deve com urgência conquistar a sua independência militar e as economias europeias têm de crescer muito mais para não ficar para trás dos EUA. E isto só se consegue aprofundando o mercado único.

Os EUA sempre foram um aliado para gerir com pinças. Os interesses deles nem sempre coincidem com os interesses dos europeus. Existe aliás facções que odeiam a União Europeia e o euro. A Europa deve com urgência conquistar a sua independência militar e as economias europeias têm de crescer muito mais para não ficar para trás dos EUA. E isto só se consegue aprofundando o mercado único.

Os EUA de Trump não só não são um aliado da Europa como são um adversário. Não digo inimigo para não dizerem que estou a exagerar.

a volatilidade diária é perfeitamente normal

É, naturalmente, neste contexto. Não é normal é a volatilidade depender de tweets/comentários de um descompensado que diz tudo e o seu contrário na mesma frase. O 'mercado' já devia ter percebido que, no caso em concreto, convém esperar um pouco para ver. Palavras leva-as o vento. E a palavras loucas, orelhas moucas.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial